Postado por - Newton Duarte

'Pequenos Times, Grandes Negócios': Após saída de Titi, Bahia só não sofreu gols em uma partida

Sem Titi, Bahia só não sofreu gols em uma partida

O jogo contra o ABC, em Natal, foi o único sem sofrer gols – Foto: Felipe Oliveira

Para os que não acreditam em meras coincidências, a estatística a seguir será um prato cheio: o Tricolor completou na sexta-feira, 4, na derrota por 1 a 0 para o Paraná, dez jogos na Série B sem o zagueiro e ex-capitão Titi. Nesse meio tempo, a defesa só não sofreu gols em uma partida - e isso aconteceu há sete rodadas.

Foi contra o ABC, quando venceu por 3 a 0, em Natal. O jogo é quase um ponto fora da curva: naquele momento, o time potiguar já era o pior mandante da competição, e continua sem vencer em casa.

O último duelo com Titi, que se transferiu para o futebol turco, foi contra o Criciúma, pela 23ª rodada, quando o Bahia perdeu por 2 a 1. Depois disso, empatou cinco partidas, todas por  1 a 1; venceu ABC (3 x 0), Boa (4 x 1) e CRB (3 x 2); e perdeu para Santa Cruz (3 x 1) e Paraná (1 x 0).

Antes da saída do zagueiro, as estatísticas da defesa eram outras. Para comparação, nas mesmas dez rodadas antes de pegar o Criciúma, o Tricolor só havia sofrido gols em duas: no Ba-Vi, quando perdeu por 4 a 1, e contra o Bragantino, quando sofreu um 2 a 0, ambas as partidas fora de casa.

Na mesma sequência, o Esquadrão havia vencido todas na Fonte Nova: Paysandu (2 x 0), Oeste, Luverdense, Ceará e Paraná (todos por 1 x 0). Fora, ainda venceu CRB (3 x 0) e  empatou com Sampaio Correa e Macaé (ambos 0 x 0).

Analisando todos os 23 jogos até agora na Série B, enquanto Titi esteve no elenco o Tricolor teve 61,5% de aproveitamento. Sem o zagueiro, caiu para 46,6%. Com ele, o time sofreu 10 gols em 13 jogos (0,7 por duelo). Depois que o capitão foi para a Turquia, a situação se inverteu: 12 tentos em 10 partidas (média de 1,2 por confronto).

Gabriel Valongo, que estava no primeiro semestre no Campinense, foi contratado para repor a saída do ex-titular. A zaga, no entanto, tem sido formada por Robson e Jailton.

Bronca no time

Após a 5ª derrota na Série B, o técnico Sérgio Soares decidiu fechar o elenco no vestiário e reclamar da postura deles contra o Paraná. "Quando você tem um jogo decisivo, mesmo na casa do adversário, e sabe que um triunfo te leva para a primeira colocação, nossa atitude tinha que ser outra", explicou ele, sobre o que tinha sido conversado. Graças ao empate, mais cedo, do Sampaio Correa com o Náutico, o Tricolor poderia ter acordado ontem na liderança.

"Mesmo que a competição fique mais difícil no segundo turno, quem quer chegar na ponta precisa ter mais vontade do que isso", completou. "Eu entendo que precisa caprichar, isso que fez a diferença para nós. Não conseguimos trocar nem três passes", concluiu.

Nota Luis Peres @BahiaClub: "Não me arrependo de ter negociado Titi, Pará e Bruno Paulista. Julgamos as propostas interessantes e o fizemos." (Sant'Ana, MARCELO).