Postado por - Newton Duarte

Perfil dos Presidenciáveis

Três candidatos à presidência do Bahia estão inscritos; veja quadro

Antonio Tillemont, Rui Cordeiro e Fernando Schmidt já se inscreveram para as eleições do clube


Sem surpresas, três candidatos inscreveram chapa para disputar a eleição que definirá o presidente do Bahia no próximo dia 7 de setembro: o radialista e empresário Antônio Tillemont, o empresário Rui Cordeiro e o secretário para Assuntos Institucionais do governo do Estado, Fernando Schmidt. Em comum, os três são de oposição ao ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, destituído após intervenção judicial no dia 9 de julho.

Já na eleição para o conselho deliberativo, cuja chapa precisa ter 100 nomes, apenas uma está inscrita. É a "Por um novo Esquadrão", de apoio ao candidato Fernando Schmidt. No entanto, o prazo para inscrições das chapas, que se encerraria na quarta-feira, foi adiado até o meio-dia desta quinta. A alegação do interventor Carlos Rátis para o adiamento é o apagão ocorrido nos nove estados do Nordeste e que, claro, atingiu Salvador.

Com isso, a expectativa é que hoje os candidatos Antônio Tillemont e Rui Cordeiro apresentem outra chapa para a eleição do conselho, formada com 50 nomes indicados por cada um. Vale lembrar que a eleição para o conselho deliberativo será proporcional ao número de votos de cada chapa. As duas eleições serão decididas pelo voto direto dos sócios com a situação regularizada - cerca de 10 mil.

O interventor Carlos Rátis ficou satisfeito com a quantidade de interessados ao cargo de presidente-tampão, que vai administrar o Bahia até dezembro de 2014, quando serão convocadas as novas eleições para mandato de três anos. "É um número bom. Com três candidatos tem concorrência. Você ter 100 pessoas numa chapa não é fácil, não", comenta, abordando tanto a eleição para presidente como a do conselho deliberativo. Pelo estatuto, o próximo presidente não poderá se reeleger.

Entrevista - A partir desta quinta, o Correio* publica entrevistas diárias com os candidatos a presidente, a começar por Antônio Tillemont, por ter sido o  primeiro a oficializar a candidatura. Sexta-feira será a vez de Rui Cordeiro. No sábado, Fernando Schmidt.



Fonte: Herbem Gramacho – Ibahia

Imagem: Jornal Correio*