Postado por - Heitor Montes

Perto do fim do Brasileiro, Bahia vive maior jejum de vitórias na competição

O Bahia vive um jejum perigoso a apenas dez rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Na luta contra o rebaixamento, o Tricolor não vence há cinco rodadas, sua maior sequência negativa na competição este ano. Porém, após uma dura sequência de partidas, a equipe enfrenta agora o lanterna da competição: o Paraná, no próximo sábado (13), às 21h, em Pituaçu.

O jejum de triunfos se iniciou no início de agosto, com a derrota para o São Paulo, fora de casa. Depois, empatou com o Palmeiras em casa, perdeu para o Vasco fora, empatou com o Flamengo em casa e empatou com o Grêmio. Tirando o Vasco, adversário direto contra o rebaixamento, as outras quatro equipes estão entre os cinco primeiros na tabela.

Por conta disso, existe uma sensação de que o pior já passou. Os próximos cinco jogos do Bahia são contra times do meio para baixo da classificação: Paraná (casa), Botafogo (fora), Corinthians (fora), Chapecoense (casa) e Vitória (fora). Vencendo apenas um destes cinco jogos, a equipe iguala a pontuação conquistada após os últimos cinco jogos.

Antes deste, o maior jejum do Bahia neste Brasileiro foi entre a 8ª e a 11ª rodada, quando o clube teve um empate e três derrotas. Este foi o momento em que o técnico Guto Ferreira foi demitido, após a equipe perder para o Grêmio, na Arena Fonte Nova.

O Bahia está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Para ultrapassar esta situação complicada, o técnico Enderson Moreira acredita no bom desempenho que o Tricolor já mostrou em alguns momentos na competição. O atacante Élber, em entrevista coletiva nesta terça-feira (9), declarou:

Estamos fazendo bons jogos, mas o triunfo não está saindo. A gente tem que tirar coisas positivas desses jogos. Temos dez rodadas e precisamos do máximo de pontos para terminar numa posição que nos deixe brigando por competições importantes

Um bom parâmetro para os torcedores foi o empate contra o Grêmio, no último sábado, quando a equipe, mesmo fora de casa, abriu 2 a 0 no placar, mas acabou sofrendo o empate após ter sido prejudicada pela arbitragem.