Postado por - Newton Duarte

Peso pesado: Zagueiros disputam a vaga deixada por Robson

Gabriel e Thales brigam por vaga na defesa do Bahia

Gabriel Valongo (E) e Thales tiveram atuação terrível contra o Sport - Foto: Edilson Lima l Ag. A TARDE

Gabriel Valongo (E) e Thales tiveram atuação terrível contra o Sport - Edilson Lima l Ag. A Tarde

Traumatizante. De forma curta e seca, não há palavra mais adequada para descrever a atuação da defesa do Bahia contra o Sport, na quarta-feira, 26. Como se não bastasse ser eliminado da Copa Sul-Americana com a goleada por 4 a 1 em Recife, perder com a expulsão de Thales e a 'pixotada' de Gabriel Valongo deixou o torcedor fora do sério.

Se a galera não aprovou a escalação, saiba que um deles vai continuar. Expulso contra o América-MG, Robson não visita o Mogi Mirim no sábado, 29, às 21h, pela Série B. Sem mais opções no elenco, o parceiro de Jailton será um dos dois zagueiros.

Contratado do Caiçara-PI no último final de semana após um mês de testes no Fazendão, Ewerton, de 23 anos, corre por fora. Outra opção é Everson,  de 19 anos, recém-promovido da base tricolor.

No Recife, Thales atuou como lateral direito, ainda que Hayner, de 19 anos, especialista da posição, estivesse disponível. Após a derrota, o técnico Sérgio Soares explicou o improviso: "Tinha que aumentar a nossa estatura porque a gente sabia que eles iam trabalhar bem a bola aérea. Mesmo assim, tomamos dois gols de bola aérea".

Hayner tem 1,76 m de altura, contra 1,86 m de Thales. O temor também justificou a entrada de Gabriel Valongo, de 1,93 m, depois da expulsão do colega. O lateral esquerdo Marlon, de 1,82 m, que vem sendo reserva na Série B, também foi colocado como titular pelo mesmo motivo.

Os tentos em jogada pelo alto contra o Sport não foram os únicos que o Bahia tomou nos duelos recentes. Contra América-MG e Atlético-GO, o Esquadrão também tomou gols de bola aérea, um em cada partida. Ou seja, dos últimos seis gols sofridos, quatro saíram dessa maneira.

Os recorrentes erros da defesa colocaram em xeque a qualidade técnica da zaga tricolor, sobretudo após a saída do capitão Titi, que foi para a Turquia. Sobre o assunto, Soares reconheceu a irritação, mas não entrou em detalhes sobre as providências. "Isso aí vamos resolver internamente. Quando tem resultados como esse, a gente conversa internamente para resolver", disse.

Em entrevista ao programa de rádio oficial do clube, o diretor de futebol Alexandre Faria criticou a atuação: "A forma como perdemos o jogo ontem (quarta-fera) foi inaceitável. Foi montada toda uma estratégia para o jogo que funcionou até o momento em que erros individuais muito graves jogaram por terra a classificação que estava nas nossas mãos até os dez minutos finais. Fizemos uma cobrança interna após o jogo, e agora precisamos ter cuidado para não perdemos a Série B por conta da Sul-Americana".