Postado por - Newton Duarte

Pesquisa indica perda de participação de Paulistas no país

Pesquisa LANCE! Ibope: Paulistas perdem participação no país

Após terem alta nas últimas quatro edições do levantamento, popularidade dos times de São Paulo no cenário nacional teve queda de 2,7 pontos percentuais

Queda de torcedores do São Paulo influenciou na participação dos paulistas no cenário nacional

Depois crescer entre os torcedores de todo o país nas quatro edições anteriores da pesquisa LANCE! Ibope, os paulistas tiveram a primeira queda em participação nacional. No atual levantamento, a soma das torcidas do Corinthians (13,6%), São Paulo (6,8%), Palmeiras (5,3%) e Santos (2,4%) resulta em 28,1% de preferência entre os torcedores de todo o país.

A liderança paulista se mantém em relação aos outros estados, mas o atual índice teve queda de 2,7 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada há quatro anos, quando a predominância de São Paulo atingiu 30,8%.

De 1998 a 2010, espaço de tempo em que ocorreram as quatro primeiras edições da pesquisa LANCE! Ibope, a participação dos clubes paulistas entre os torcedores de futebol do país havia aumentado 5,3 pontos percentuais.

A queda de participação dos paulistas é explicada pelo mau desempenho de três dos grandes times do estado na pesquisa atual. Em relação ao levantamento de 2010, São Paulo, Palmeiras e Santos somaram uma perda de 2,9 pontos percentuais, enquanto que o Corinthians foi o único time da região a crescer no período (alta de 0,2 ponto).

A alteração na parcela correspondente aos times paulistas teve impacto significativo nos 4,6 pontos percentuais de aumento de não-torcedores entre as pesquisas de 2010 e a atual.

Liderança mantida

Apesar da perda de participação, São Paulo ainda é o estado que concentra o maior número de torcedores de futebol em todo o país, até por ser a região mais populosa do Brasil com 43,6 milhões de pessoas. Na vice-liderança está o Rio de Janeiro, com participação de 23,3% entre os amantes da bola. Nos últimos quatro anos, a vantagem paulista caiu 0,5 ponto percentual.