Postado por - Newton Duarte

Planejamento 2014: Bahia possui lista de Sul-Americanos

Com lista de atletas sul-americanos, Bahia inicia planejamento para 2014

Novo treinador do Bahia se reuniu com a diretoria na manhã desta sexta-feira, em Salvador

Avaliação feita pelo técnico Marquinhos Santos servirá como base para busca de reforços. Diretor William Machado diz que técnico terá tempo para montar o elenco


O planejamento do Bahia para 2014 começou, de fato, na manhã desta sexta-feira. O técnico Marquinhos Santos chegou a Salvador e já se reuniu com o presidente, sua equipe e o diretor de futebol, William Machado. Em pauta, estavam os nomes que podem reforçar o Tricolor para a próxima temporada.

Com a autorização de CBF para cada clube utilizar até cinco jogadores estrangeiros, a direção do Esquadrão pretende avançar bastante no mercado sul-americano. Para isso, a diretoria utilizará uma lista já elaborada previamente pelo treinador tricolor.

- A gente vai estar atento a todo o mercado, principalmente o sul-americano, ainda mais com a mudança de contar com cinco estrangeiros. Mas tem que ter critério, não é porque pode contar com cinco que vai contratar um bando. Marquinhos andou monitorando alguns jogadores, tem alguns nomes, e isso nos facilitou. Como a gente não teve tempo, a gente não iria contratar por DVD. Isso é ultrapassado. Ele fez esse acompanhamento que nos dará essa oportunidade de trazer algum sul-americano para 2014 – comentou William Machado.

Sem trabalhar desde setembro, quando foi demitido do Coritiba, Marquinhos Santos passou os últimos meses observando o futebol. O treinador adiantou que já conhece o elenco do Bahia e tem ciência das necessidades do time para o próximo ano.

- Já sei das carências e das virtudes do elenco. Estamos trabalhando arduamente em nomes. Está sendo trabalhado de maneira interna para buscar jogadores dentro das carências e características – afirmou o técnico.

Durante a entrevista coletiva de apresentação, William Machado procurou evitar falar sobre a quantidade de reforços e o número de atletas que o Bahia terá no elenco para o início do ano. O diretor apenas ressaltou que o objetivo é fazer um planejamento anual e não repetir as temporadas anteriores, quando o time precisava ser refeito ao fim do estadual.

O novo diretor de futebol do Bahia ainda elogiou a postura da diretoria. Para ele, o fato de o técnico Cristóvão Borges ter sido mantido até o final da competição comprova uma mudança de mentalidade. Ao comentar o fato, ele adiantou que Marquinhos Santos terá a tranquilidade para trabalhar o time ao longo do ano.

- Essa diretoria mostrou que age com a razão e não com a paixão. Se fosse com a paixão, teria demitido o Cristóvão. A gente pesquisou bastante o técnico, e o técnico que veio sabe que tem a tranquilidade e o tempo para montar o time. A gente sabe que, se os resultados não vierem rápido, a gente vai sofrer algumas críticas, mas estamos conscientes de que esse é o caminho – finalizou o diretor de futebol do Bahia.

Com aposta na juventude, Bahia apresenta diretor de futebol e técnico

William Machado e Marquinhos Santos são apresentados no Fazendão. Tricolor vai apostar na renovação do departamento de futebol para preparar o clube para 2014

O novo departamento de futebol do Bahia foi apresentado na tarde desta sexta-feira. Na mesma semana em que demitiu o técnico Cristóvão Borges e o diretor Anderson Barros, o Tricolor deu início ao planejamento para 2014 com Marquinhos Santos e William Machado para os respectivos cargos. A dupla foi apresentada pelo presidente do clube, Fernando Schimdt, e pelo assessor especial da presidência, Sidônio Palmeira, em uma entrevista coletiva no auditório do Fazendão.

A contratação do diretor de futebol e do treinador segue uma nova linha na diretoria do clube: a aposta na renovação das ideias para a próxima temporada. Marquinhos Santos tem apenas 34 anos. Já William, que será o diretor de futebol, tem três anos a mais que o treinador.

Marquinhos Santos, Sidônio Palmeira, Fernando Schmidt e William Machado em coletiva no Fazendão

Com a chegada dos dois profissionais a Salvador, o Bahia vai iniciar a montagem do elenco. William e Marquinhos Santos irão se reunir com o restante da diretoria para analisar o elenco atual, definir quem fica, quem sai e já indicar nomes para reforçar o elenco.

- Planejamento era palavrão dentro do departamento de futebol do Bahia. O que se fazia era juntar pessoas com interesse em negociar, fazer um catado de atletas e depois chamar um treinador. Esse é um método que não pode dar certo. Não foi por outra razão que levamos três anos penando na Primeira Divisão. Tínhamos que começar buscando um diretor de futebol e um treinador integrados na ideia do novo Bahia – afirmou o presidente do clube.

- A gente quer um time que não fique torcendo para não cair. A gente quer um time que dê prazer de ir para a Fonte Nova. Isso já foi colocado para nosso diretor e nosso treinador. A palavra-chave para isso é fazer diferente – acrescentou Sidônio Palmeira.

O discurso da renovação das ideias foi bem aceito pelos novos profissionais do clube. Após passar um período na Inglaterra, onde estudou o inglês e analisou o funcionamento dos clubes, William garante que o seu diferencial é o pensamento jovem.

- O que é novo para mim é relativo. Tenho mais de 21 anos no futebol. Isso para mim não é ser novo. A experiência liderando eu tive dentro de campo, eu tive no vestiário. Ter uma mentalidade jovem e moderna não quer dizer ser jovem. Já vi muita gente de mais idade ter mentalidade moderna e muita gente jovem ter mentalidade atrasada. O Brasil está atrasado na maneira como enxerga o futebol – opinou o diretor de futebol do Bahia.

Marquinhos Santos, contratado após uma reunião com o vice-presidente, Valton Pessoa, também reforçou o pensamento exposto pelos diretores.

- Primeiro agradeço ao Cristóvão Borges, que fez o trabalho que garantiu o Bahia na Série A, e a também a essa diretoria, que se mostrou idônea e preparada. Tive propostas de outras instituições, tive propostas do exterior. Não era meu perfil. Preferi aguardar o término do Brasileiro para iniciar um projeto. Fui abençoado. Foi em um almoço de no máximo 40 minutos que resolvemos minha vinda. Orgulho de comandar o Bahia nessa revolução. Faremos diferente. Para fazer diferente, precisa haver união de todos – sentenciou o treinador.

A reapresentação do Bahia está marcada para o dia 8 de janeiro de 2014. O Tricolor terá mais três semanas para buscar reforços e definir o elenco para a próxima temporada. 


Fonte e foto: Raphael Carneiro – GE.COM

Foto: Imagens/TV Bahia