Postado por - Newton Duarte

Planejamento 2014: Quem fica? Quem sai?

Valton Pessoa abre jogo: Marquinhos fora e Lucas Fonseca quase fechado

Marquinhos Gabriel não quis renovar, diz Valton Pessoa

Vice-presidente do Bahia revela andamento de negociações para renovar com jogadores: Wallyson dificilmente fica, mas zagueiro só precisa assinar o contrato


Fim de Campeonato Brasileiro e início da correria por renovações, rescisões e contratações. Após a derrota para o Fluminense, na tarde deste domingo, o vice-presidente do Bahia, Valton Pessoa, conversou com a equipe do GloboEsporte.com e revelou como estão as negociações com alguns jogadores do atual elenco do Tricolor baiano.

Segundo Pessoa, o meia-atacante Marquinhos Gabriel não vai permanecer no Bahia. O jogador já havia demonstrado interesse em defender o Corinthians há alguns meses e não quis renovar contrato com o clube baiano.

- Marquinhos vai sair. Ele não quis ficar – afirmou ao GE.

Valton Pessoa ainda revelou que Wallyson é outro que não deve ficar no Fazendão. De acordo com o dirigente, o Tricolor procurou o procurador do atacante para tratar da renovação, mas não recebeu resposta do agente. Por outro lado, o zagueiro Lucas Fonseca tem permanência praticamente certa.

Largo Tudo - Lucas Fonseca - Bahia - 480 (Foto: Divulgação)

Zagueiro só precisa assinar a renovação, afirma o vice-presidente

- Está tudo acertado. Ele tem contrato um na mão [para renovar] e só falta assinar. [De acordo com o contrato] Se ele for titular em mais de 70 das partidas em 2014, o vínculo será renovado automaticamente para 2015 - revelou, para, então, acrescentar que o atacante Wiliam Barbio interessa para a próxima temporada.

Mas o dirigente não esquece de atletas oriundos das divisões de base. Valton Pessoa afirmou ao GE que tem interesse em manter os laterais Jussandro e Madson no elenco tricolor. No entanto, para o vice-presidente, os jogadores podem ser moeda de troca num futuro breve, já que, no Bahia, eles têm sofrido fortes cobranças por parte da torcida.

- Acho Madson e Jussandro ótimos jogadores. Pode ser bom para eles passarem um ano fora, em um clube grande. Para diminuir a pressão da torcida e pegar experiência. Há interesse [em mantê-los] – avaliou.

O vice-presidente ainda comentou outros aspectos relacionados ao planejamento para 2014. Segundo ele, haverá uma entrevista coletiva no dia 19 de dezembro, na qual serão apresentados reforços e cortes serão anunciados.  

Confira abaixo outros trechos da entrevista:

DISPENSAS DE JOGADORES QUE FORAM POUCO APROVEITADOS

- Não podemos mandar o jogador embora. Se fizermos isso, vamos ter que pagar o salário até o final do contrato, mas isso depende do treinador de 2014. Queremos o Cristóvão, mas vai depender se ele vai querer ficar no Bahia.  

- O Bahia tem 51 jogadores, no total. Precisamos reduzir a folha. Se o jogador quiser ficar no clube, estamos pensando em fazer um Bahia B, é uma das alternativas. Vamos levar o time para o interior do estado para fazer partidas de exibição.  

NÚMEROS PARA 2014

- Não posso falar de jogadores que interessam, porque isso dificulta o negócio. Só posso falar dos jogadores que estão no clube. É uma costura difícil de fazer. São muitos atletas que interessam.  

CRISTÓVÃO BORGES E ANDERSON BARROS

- Bahia comunicou à Nação Tricolor que o técnico Cristóvão Borges e o gestor de futebol Anderson Barros não fazem mais parte do departamento de futebol do Esquadrão de Aço

ORÇAMENTO PARA 2014

- Agora vamos poder enxergar o clube como um todo. Fazer cortes, já que o Bahia tem uma folha de funcionários muito grande. Todos os funcionários, assim como Roberto Passos [supervisor de futebol], serão avaliados com tranquilidade.


Fonte: Tamires Fukutani e Thiago Pereira – GE.COM (adaptado e atualizado)

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia e Divulgação