Postado por - Heitor Montes

PM define esquema de segurança do Ba-Vi, que terá efetivo de 700 homens

A Polícia Militar definiu, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, no quartel dos Aflitos, o esquema de segurança para a partida entre Vitória e Bahia, que marca a abertura das semifinais da Copa do Nordeste. O clássico está marcado para 20h30 (horário de Brasília), no Barradão, e terá apenas a presença dos torcedores rubro-negros. Serão 700 policiais militares dispostos dentro e fora do estádio, um número aproximadamente 30% superior ao do primeiro clássico, realizado no início do mês.

Enquanto a reunião acontecia com a presença das Polícias Militar e Civil, representantes do Ministério Público, dos clubes e de torcidas organizadas de ambos, o tenente-coronel Costa Ferreira preferiu não revelar o número exato de homens que farão a segurança no dia do jogo, porém destacou que seria superior ao que foi designado para o primeiro Ba-Vi do ano, em que foram registradas brigas e a morte de um torcedor do Bahia.

- O número exato eu gostaria de não realizar por questões técnicas. Mas nós estamos empregando um efetivo maior do que empregamos na Arena Fonte Nova em razão da variação, porque o policiamento externo tem que ser suplementado, porque somente uma torcida está em campo. Mas, por ser uma torcida, não quer dizer que deixaram de existir torcedores contrários, a torcida adversária. Nós temos que mobilizar o efetivo de policiamento em toda a cidade de Salvador para que possamos ter tranquilidade. Nós sabemos que hoje em dia grande parte dos jogos são transmitidos em bares, restaurantes, associações em condomínios. É necessário que nesses locais tenham policiamento externo para garantir a segurança do cidadão – afirmou Costa Ferreira.

O tenente-coronel Costa Ferreira também falou sobre até onde o torcedor do Bahia pode chegar em relação ao Barradão. Segundo ele, haverá uma base móvel montada em São Rafael, outra nas proximidades do estacionamento do estádio, e é até esses pontos que se pode seguir com a camisa tricolor.

- Atualmente, nós estaremos usando o perímetro externo de segurança. Nós teremos uma base móvel em São Rafael e outra base móvel nas proximidades do estacionamento do Barradão. Até ali, ele pode ter acesso. A partir daí não vai passar. Recomendo o seguinte: não pense que vai tirar a camisa ou levar a camisa no bolso. Nós não vamos aceitar. Essa camisa vai ficar retida porque, se nós liberarmos, ele, fatalmente, vai vestir quando passar por nós. Pode ser vítima de um confronto. Nós pedimos para a população que tenha a característica de ter coração aberto, se divertir, não se colocar em risco. Porque você ir para um jogo difícil com uma camisa adversária, sabendo que é proibido, você está querendo algum problema. E nós somos o simplificador do processo. A Polícia Militar está ali para simplificar, não complicar a vida de ninguém – revelou.

Há também uma preocupação em relação aos torcedores que marcam para brigar fora do perímetro do estádio.

- Sem dúvida. A preocupação da PM é bastante abrangente. Nós sabemos que temos uma ferramenta utilizada de maneira efetiva que são as redes sociais. As redes sociais, pessoas que não estão concatenadas com a vida em sociedade, utilizam essas redes sociais para criar conflitos, marcar confrontos. Nós temos nosso sistema de inteligência policial, que nos permite que a gente se antecipe. A nossa intenção é extirpar qualquer forma de possibilidade de um confronto. Nós temos que nos antecipar. Sabemos dos locais que existem a possibilidade, com base em relatos estatísticos a fatos anteriores, e nós vamos nos mobilizando para garantir ao cidadão que quer ver o jogo, cidadão de bem, que paga os seus impostos, que sai com a sua família. Nós estamos ali não com exclusividade para o jogo, mas para o cidadão. A corrente do bem para que todos possam viver bem – contou.

Ba-Vi de domingo

Para o Ba-Vi de domingo, na Arena Fonte Nova, a PM informou que contará com abordagem e busca pessoal na abertura, no fechamento dos portões e no entorno dos estádios.

Serão intensificadas também as rondas policiais com motopatrulhamento nas principais vias de acesso, metrô, pontos de ônibus, estações de transbordo e entorno do estádio. A ação policial contará com policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque, do Esquadrão de Polícia Montada, do Esquadrão de Motociclistas Águia, das companhias independentes de responsabilidade territorial e de Policiamento Tático (Rondesp Atlântico, Central e Baía de Todos dos Santos).

Bahia e Vitória ainda se enfrentam mais duas vezes nos próximos dias, desta vez na final do Campeonato Baiano.

Fonte: Globo Esporte