Postado por - Newton Duarte

Por novo fôlego no Brasileirão, Bahia e Criciúma duelam em Salvador

Equipes têm algumas das piores marcas do Brasileirão: catarinenses têm ataque menos produtivo, com nove gols, enquanto baianos balançaram redes 11 vezes

Bahia e Criciúma se enfrentam nesta quarta, às 21h (Foto: GloboEsporte.com)

Bahia e Criciúma ostentam algumas das piores marcas do Campeonato Brasileiro. Passadas 15 rodadas, os catarinenses têm o ataque menos produtivo da competição, empatados com o Goiás, com apenas nove gols marcados. Os baianos, por sua vez, balançaram as redes 11 vezes. O Tigre também é referência negativa quando o assunto é gols sofridos: a segunda pior defesa da competição, vazada em 21 oportunidades, enquanto o Tricolor sofreu 16 tentos. Números que explicam por que o Bahia, com apenas três vitórias, e o Criciúma, com quatro, brigam na parte inferior da tabela. O confronto marcado para esta quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, é uma chance para as equipes melhorarem o desempenho e ganharem novo fôlego na luta contra o rebaixamento.

As atenções no Bahia ao longo da semana estiveram divididas entre a Série A e a novela envolvendo Romagnoli. O meia argentino, campeão da Libertadores pelo San Lorenzo, tem pré-contrato assinado, mas ainda não decidiu se vestirá as cores da equipe baiana. Enquanto clube e jogador permanecem negociando, o técnico Gilson Kleina comandará pela primeira vez o time, já que, na partida contra o Corinthians, no último sábado, o ex-interino e agora auxiliar Charles Fabian foi quem passou instruções à beira do campo.

Os cinco jogos sem vencer pressionam o Criciúma. O técnico Wagner Lopes tenta incutir nos jogadores o espírito de final de campeonato não apenas para dar fim ao jejum. O Tigre ainda não venceu fora de casa no Brasileirão. Para tentar melhorar o quadro, o treinador pode fazer alterações táticas na equipe a fim de deixá-la mais ofensiva. Uma mudança é certa, para a vaga de Paulo Baier, que foi poupado da partida e nem viajou para Salvador.

O PremiereFC transmite a partida para todo o Brasil, com Thiago Mastroianni e Darino Sena. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Bahia:a grande novidade na escalação que Gilson Kleina deve mandar a campo é a volta de Uelliton, que deve substituir Fahel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jovem Railan agradou e também deve ganhar uma vaga entre os titulares, mandando Roniery para o banco. O Bahia deve começar a partida com os seguintes jogadores: Marcelo Lomba; Railan, Titi, Demerson e Guilherme Santos; Uelliton, Rafael Miranda e Léo Gago; Marcos Aurélio, Rhayner e Kieza.

Criciúma:o treinador Wagner Lopes deixou dúvidas a fim de surpreender os baianos. Além da ausência de Paulo Baier, poupado, dois jogadores que vinham como titulares podem ir para o banco - o volante Serginho e o atacante Gustavo. Rodrigo Souza e Maurinho ou Danilo Alves poderiam ficar com a vaga no ataque, caso se confirme. O comandante deixa a confirmação para instantes antes da partida. Um possível Criciúma para o confronto na Fonte Nova tem: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni; Serginho, Martinez, João Vitor e Wellington Bruno; Silvinho e Gustavo.

Bahia:o Tricolor tem apenas dois desfalques para esta partida. O volante Fahel está suspenso, e o meia Lincoln segue no DM, recuperando-se de lesão no joelho.

Criciúma:além do poupado Paulo Baier, não atuam o volante Maylson, o meia Rafael Costa e os atacantes Bruno Lopes, Cristiano e Michael, que estão em recuperação de condicionamento físico após lesão. Já os zagueiros Rafael Donato e Heitor seguem em recondicionamento após cirurgias.

Bahia:Demerson, Henrique, Pará, Rafael Miranda e Uelliton.

Criciúma:Lucca, Serginho e Silvinho.