Postado por - Newton Duarte

¿Por qué no te callas?: Cartola nordestino inicia lobby pela volta do mata-mata ao Brasileirão

Cartola nordestino inicia lobby pela volta do mata-mata ao Brasileirão

Ednaldo Rodrigues colocou em pauta uma sugestão de mudança na fórmula do Campeonato Brasileiro

Presidente da Federação Bahiana de Futebol colocou em pauta na CBF uma sugestão de mudança na fórmula do Brasileirão (Ricardo Stuckert/CBF)

Presidente da Federação Bahiana de Futebol colocou em pauta na CBF uma sugestão de mudança na fórmula do Brasileirão (Ricardo Stuckert/CBF)

Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol, colocou em pauta na sede da Confederação Brasileira de Futebol uma sugestão de mudança na fórmula do Campeonato Brasileiro. A principal é a volta do sistema mata-mata, com a definição inclusive dos times que iriam à Copa Libertadores.

Segundo a proposta de Ednaldo, as equipes se dividiram em dois grupos de 10 times cada, e iriam se classificar os quatro primeiros de cada grupo. Assim, iria se formar um grupo com 8 times, que jogariam entre si partidas de ida e volta. No final, os quatro primeiros se classificariam para o mata-mata da semifinal e final. Ainda assim, haveria uma decisão de terceiro e quarto para definir o representante direto na fase de grupos da Libertadores.

O encontro de Ednaldo contou com a presença do presidente da CBF, José Maria Marin, e do vice, Marco Polo Del Nero. “Foi um diálogo aberto. Analisamos e discutimos a fórmula do campeonato. De imediato, tudo foi encaminhado para o departamento de competições. Mas isso precisa ser amplamente discutido entre clubes, federações e televisão”, afirmou o mandatário. Ednaldo garantiu que as ideias agradaram a cúpula da entidade.

O principal argumento para a mudança sugerida para ele é acabar com a especulação de ‘entregada’ de jogos da reta final do Brasileiro, como aconteceu esse ano. “Não teria mais essa história de mala branca. Além disso, como essa fórmula nova, o calendário ficaria mais enxuto e prejudicaria menos os clubes”, justificou Ednaldo.

Entretando, essa não foi a única pauta debatida entre os mandatários. O presidente da FBF também discutiu questões relacionadas ao futebol baiano, além de ter acompanhado o sorteio que definiciu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil.

“Foi uma visita muito proveitosa. Ainda pude ver o sorteio da Copa do Brasil e conversar de questões relacionadas ao calendário e o regulamento geral de competições. Sempre somos muito bem recebidos na CBF, pois eles também sabem que, quando colocamos algo, é sempre com a esperança de fazer o futebol melhor”, encerrou Ednaldo.