Postado por - Newton Duarte

Portuguesa 4 x 2 Bahia - O jogo - Os gols

Atropelado nos minutos iniciais, Esquadrão é derrotado pela Portuguesa no Canindé

Aos 7' do primeiro tempo Tricolor já perdia de 3 a 0


A mesma Portuguesa que foi eliminada pelo Bahia da Copa Sul-Americana aprontou uma "daquelas" para o Tricolor na noite deste sábado (31). A Lusa começou avassaladora no Canindé, se aproveitou de um Esquadrão desorientado, marcou três gols com menos de sete minutos de jogo e terminou vencendo por 4 a 2 no duelo da 17ª rodada.

Moisés Moura e Gilberto, com dois, marcaram os gols dos impressionantes minutos iniciais. Fernandão diminui no início do segundo tempo, de pênalti, Bergson marcou mais um para a Lusa e Wallyson, no belo chute de fora da área, marcou o último tento do confronto.

De imediato, o resultado negativo não se refletiu na classificação e o Tricolor saiu de campo ainda na sétima colocação, com 23 pontos, mas espera o encerramento da rodada no domingo (1º). O Bahia volta para Salvador e na próxima rodada vai tentar se recuperar jogando na Arena Fonte Nova. O Tricolor recebe o Cruzeiro na quarta-feira (4) e o duelo tem início marcado para as 21h50. A Lusa jogará em casa novamente e recebe a Ponte Preta, também na quarta, às 21h.

Bola rolando- Começo de jogo avassalador da Portuguesa sobre o Bahia. Os donos da casa partiram com tudo no ataque e mal completou o primeiro minuto de jogo a Lusa abriu a vantagem no placar. Na bola levantada para a área no escanteio, Moisés Moura subiu praticamente sem marcação e cabeceou certeiro do centro da área. O ímpeto inicial não parou por aí, e menos de dois minutos depois o pesadelo tricolor continuou.

Uma penalidade cometida por Titi sobre Gilberto, aos três minutos, deu origem ao segundo gol da Portuguesa. O próprio Gilberto fez a cobrança, mandou rasteiro no canto esquerdo, Lomba pulou para o outro lado e os donos da casa ampliaram. Totalmente perdido em campo e sem conseguir segurar os ataques, o Bahia assistiu a Lusa marcar o terceiro gol com menos de sete minutos de jogo. No lance de velocidade, Rogério arrancou, passou para Gilberto na pequena área, ele dominou e mandou para o fundo da rede.

Depois do atropelo dos minutos iniciais, o ritmo de jogo diminui, mas os donos da casa continuaram dominando e com mais força no ataque. A Portuguesa também marcava pressão na saída de bola do Bahia e quase não deixou o Tricolor atacar em grande parte da primeira etapa. O técnico Cristóvão Borges fez duas mudanças antes dos 25 minutos, mas a situação do Esquadrão em campo não teve grande alteração.

Na marca dos 27', Lomba conseguiu impedir o quarto gol da Lusa e fez boa defesa depois que Moisés recebeu na entrada da área e chutou forte e cruzado. A melhor chance do Bahia na etapa só apareceu aos 36', quando Hélder fez bom lançamento para Fernandão, ele recebeu, invadiu a área, chutou cruzado e a bola passou raspando o pé da trave de Lauro.

O segundo tempo teve um início mais "calmo" que o primeiro. O Tricolor começou melhor, colocou a bola no chão e com o passe mais acertado conseguia sair jogando para o ataque. O acerto deu resultado e aos dez minutos o Esquadrão conseguiu diminuir o placar esticado. No lançamento para a área, Ferdinando colocou a mão na bola e a penalidade foi marcada. Fernandão foi para a cobrança, encheu o pé e acertou o chute no centro do gol.

Quando o Bahia tentava reagir na partida, depois do diminuir, a Portuguesa encontrou espaço para emplacar o ataque e voltou a abrir vantagem. Na bola levantada para a área por Souza, Bergson sobiu sozinho no meio da defesa tricolor e mandou de cabeça para a rede. O Esquadrão não desistiu e voltou a marcar aos 27', no bonito chute de Wallyson de fora área, que Lauro não conseguiu segurar.


Portuguesa 4 x 2 Bahia - 17ª rodada - Campeonato Brasileiro


FICHA TÉCNICA

Data: 31/8/2013, 18h30 

Local: estádio do Canindé, São Paulo 

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC); Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

Cartões amarelos: Portuguesa: Ferdinando / Bahia: Raul

Gols: Portuguesa: Moisés Moura, Gilberto (2x) e Bergson / Bahia: Fernandão e Wallyson

Portuguesa:Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro, Rogério; Ferdinando; Moisés, Souza (Jean Mota), B. Henrique, Diogo (Cañete); Gilberto (Bergson).

Técnico: Guto Ferreira

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi, Raul; Fahel, Rafael Miranda (Diones), Hélder; Wallyson, Marquinhos (William Barbio); Fernandão.

Técnico: Cristóvão Borges

Header BAHIA (Foto: Infoesporte)

Atuações: Um dia para ser esquecido

MARCELO LOMBA - GOLEIRO - Nota: 5,0

Um lance aos 22 minutos do segundo tempo é um bom exemplo do que foi sua defesa: o goleiro teve de sair na intermediária para jogar como líbero e dar um chutão na bola para evitar um novo ataque da Portuguesa. Não teve responsabilidade no placar, mas também não conseguiu fazer muita coisa.

MADSON - LATERAL DIREITO - Nota: 4,5

O contra-ataque que resultou no segundo gol da Portuguesa saiu pelo seu lado. Na frente tentou uma cobrança de falta que passou perto.

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO - Nota: 4,0

O Bahia acreditou que poderia pressionar a Portuguesa. Colocou pressão, mas deixou um espaço muito grande, a defesa ficou exposta e acabou levando três gols em seis minutos. Mas um gol de escanteio com um minuto de jogo é responsabilidade grande.

TITI - ZAGUEIRO - Nota: 3,5

Além do comentário anterior, ainda errou feio ao dar o bote errado e fazer pênalti em Gilberto com três minutos.

RAUL - LATERAL ESQUERDO - Nota: 4,0

Foi afoito ao dar carrinho em Diogo no segundo tempo e levar um amarelo. Simboliza o que foi a defesa do Bahia na partida.

FAHEL - VOLANTE - Nota: 4,0

Ficou sumido ante a avalanche da Portuguesa principalmente no início do primeiro tempo.

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE - Sem nota

Saiu logo aos 5 minutos de jogo defivo a uma lesão na coxa.

DIONES - VOLANTE - Nota: 4,0

Entrou com cinco minutos de jogo com o time já perdendo por 2 a 0 e nada mudou.

HÉLDER - VOLANTE - Nota: 4,5

Entre a avalanche que a Portuguesa fez no primeiro tempo, fez uma ótimo lançamento para Fernandão desperdiçar a chance.

MARQUINHOS GABRIEL – MEIA - Nota: 4,0

Foi substituído aos 22 minutos com a expectativa de melhorar o ritmo do meio-campo do Bahia. Não adiantou, mas sua lentidão motivou a troca.

WILLIAN BARBIO - MEIA - Nota: 4,0

Sua entrada em campo mudou quase nada na equipe.

WALLYSON - ATACANTE - Nota: 4,5

Teve uma chance após bola no travessão aos 45 minutos, mas o goleiro saiu bem nele e neutralizou a finalização. Aos 27 do segundo tempo, lhe deram espaço e ele fez o segundo gol do Bahia chutando da intermediária.

FERNANDÃO – ATACANTE - Nota: 4,0

Fez um gol de pênalti. Mas sem levar em consideração as graves falhas defensivas do Bahia, desperdiçou as chances que teve para, quem sabe?, levar a equipe ao empate. Chutou na trave ao completar um ótimo lançamento de Hélder aos 35 minutos de jogo. Aos 29 do segundo tempo, teve a chance de fazer o terceiro gol do time ao pegar uma sobra, mas chutou alto para fora. Até pediu desculpas aos torcedores que estavam atrás do gol.


Fonte: GE.COM e IBahia

Foto: Estadão Conteúdo