Postado por - Newton Duarte

Pós-BaxVice, pressão diminui sobre Marquinhos Santos

Triunfo no clássico diminui pressão sobre técnico tricolor

Marquinhos Santos vem superando a desconfiança com vitórias

A máxima do futebol de que 'treinador vive de resultados' nunca foi tão pertinente quanto para descrever a situação de Marquinhos Santos.

Se há cerca de um mês se falava que o empate no primeiro Ba-Vi do ano tinha mantido o comandante no cargo, ainda que na corda-bamba, o triunfo no clássico do último domingo representou uma virada no status do técnico, que agora terá tranquilidade para trabalhar.

Marquinhos, porém, prefere o discurso da humildade. "Não classifico desta forma... O trabalho continua, não muda em nada minha maneira de pensar. Sigo minhas convicções de que ainda podemos evoluir como equipe", rebate ele.

Mas os números mostram que a situação é bem mais confortável. A série invicta do Tricolor já chega a oito jogos, incluindo cinco triunfos nessa sequência.

O treinador acredita que a boa fase não traz tranquilidade: "Num time com a tradição do Bahia, a pressão é constante. Não podemos relaxar, e os atletas sabem disso. Foi falado para eles logo após o clássico".

Em meio ao bom momento, Marquinhos viu surgir a especulação de que sairia para o futebol árabe após o Baiano. Ele desmente qualquer hipótese. "Antes da minha vinda para cá, houve sim propostas deles, mas a que aceitei foi a do Bahia. Estou muito feliz aqui, focado em ajudar o Bahia a ter um grande ano", afirma.

Torcida gostou

O triunfo sobre o rival foi amplamente comemorado, mas a maioria dos tricolores continua em cima do muro em relação a Marquinhos Santos.

Participe e ganhe:

Para receber informações do Tricolor e participar dos prêmios, cadastre-se em: torcidabahia

Em enquete realizada ontem no portal de “A Tarde”, 42% dos internautas disseram que qualquer avaliação sobre o trabalho dele é prematura (veja detalhes na peça acima). Em relação à enquete lançada após o primeiro Ba-Vi, a quantidade de descrentes caiu: 73% diziam na época que Marquinhos ainda precisava mostrar serviço.

Por outro lado, o número de tricolores satisfeitos aumentou. Na atual enquete, 31% disseram que o treinador merece confiança. Na anterior, apenas 18% acreditavam que o empate mostrava uma evolução do time.

Marquinhos conta que ainda não teve como 'medir' sua popularidade. "Sempre fico em casa após um jogo, então não tenho contato com a torcida na rua", diz. "Mas o torcedor é apaixonado e fico feliz por termos proporcionado esse momento de felicidade a eles", vibra.

Ele conta que já esperava um tipo de 'reprovação' inicial. "Eu sabia que a expectativa seria muito grande e que eles se manifestariam meio desconfiados no início. Mas isso é normal. Ainda temos muita coisa para ajustar até o Brasileiro", diz.


Fonte: Vitor Villar – A Tarde

Foto: Eduardo Martins | Ag. A Tarde