Postado por - Newton Duarte

Pra começar: Como o Bahia pode ser escalado em 2015

Veja como podem ficar os titulares da dupla Ba-Vi

Kieza ainda tem contrato e comanda o ataque tricolor; o Leão trouxe como primeiro reforço Neto Baiano – Foto: Eduardo Martins | Ag. A Tarde

Em tempos de especulações e transferências, é normal uma pergunta surgir na mente dos torcedores: e se tivéssemos um Ba-Vi hoje, quem da dupla teria o time mais forte?

Trata-se de um esboço. Um rascunho que terá alterações ao longo da pré-temporada, mas a base não terá grandes mudanças. Tanto o Tricolor quanto o Rubro-Negro prometeram se movimentar bastante para renovar o plantel. Porém escalar os possíveis times, levando em conta apenas os atletas que possuem contrato, pode ser um bom exercício para identificar os pontos fortes e fracos para 2015.

O Bahia, por exemplo, chega ao último dia do ano sem ter contratado ninguém para a próxima temporada. A diretoria, por outro lado, confirmou a saída de 18 atletas, entre os que terminam seus contratos e não renovarão - como o lateral-esquerdo Guilherme Santos, o volante Fahel e o meia Lincoln - e os que anteciparam o fim do vínculo - como o zagueiro Adaílton.

De novidade, apenas o retorno dos que estavam emprestados a outros clubes. É daí que o clube tira os primeiros reforços: para a lateral-esquerda, Raul deve ser aproveitado no ano que vem, assim como Madson na direita. As alas ainda têm Pará e Railan. A defesa, por enquanto setor mais forte, conta com o goleiro Marcelo Lomba - que tem proposta da Ponte Preta, mas por ora continua -, além da manutenção da dupla Lucas Fonseca e Titi.

O meio-campo é o setor que mais precisa de reforços. Pittoni e Helder voltam de empréstimo, mas não devem permanecer. O primeiro tem proposta para continuar no Olimpia, do Paraguai, e o segundo no Coritiba. Fora eles, o Tricolor só conta com revelações das suas categorias de base, como Feijão, Bruno Paulista, Jéferson e Rômulo.

No ataque, a escassez continua. Kieza é o único 'medalhão' garantido. Ele fica por empréstimo até julho. O argentino Maxi Biancucchi pode até começar jogando, mas o Bahia procura um clube para emprestá-lo. Além deles, as opções são os garotos Jeam e Zé Roberto. O setor, no entanto, deve ser o primeiro reforçado, pois o clube tem encaminhado o retorno do ídolo Jael.

Leão

Ao contrário do rival, o Vitória  inicia 2015 com novidade e  um velho conhecido: os atacantes Rogério e Neto Baiano, que completam o primeiro desenho do time. Já acertados com o Vitória, mas sem contrato assinado, o zagueiro Simon, ex-Grêmio, e o volante Amaral, do Flamengo, ainda realizarão exames médicos. Entretanto, ambos terão grandes chances de abocanhar uma vaga.

No gol, o paraguaio Gatito Fernández reina, absoluto. Wilson se recupera de cirurgia no ombro e só retorna aos gramados em março. Na reserva, aparece o prata da casa Gustavo.

Nas laterais, Nino permanece na direita, e a cria Euller pode ter, enfim, sua chance como titular. Mansur corre por fora, enquanto a diretoria tenta rescisão contratual com Juan. Nenhum outro jogador será contratado agora para o lado canhoto.

No centro da defesa, Kadu continua no posto de capitão ao lado de Ednei. Além da chegada de Simon, os zagueiros Vinícius e Maracás serão promovidos para o time profissional.

O meio-campo é o setor mais carente. Para não repetir os fracassos de 2014, o Vitória terá o desafio de encontrar bons atletas de criação. Confiar apenas em Escudero pode ser perigoso. Este ano, o meia argentino se machucou e causou um verdadeiro efeito borboleta no esquema tático do time, que não conseguiu mais acertar no setor. David e Wellington, da equipe sub-20, serão promovidos.

O meia-atacante Willie deve ter nova oportunidade de mostrar seu talento, enquanto o torcedor vai conhecer Rogério, ex-Náutico e Botafogo. Com a tarefa de fazer gols, Neto Baiano retorna ao Leão com status de ídolo. A diretoria ainda tenta a contratação de outro atacante.