Postado por - Newton Duarte

'Prazo maior de pagamento será o preferido pelos clubes'

COM A PALAVRA: 'Prazo maior de pagamento será o preferido pelos clubes'

A MP do refinanciamento das dívidas possibilita aos clubes optarem por dois prazos distintos. Uma opção é parcelar o débito em 120 parcelas, com redução de 70% das multas, 30% dos juros e 100% dos encargos legais. A outra é estender o prazo para 204 meses, com reduções menores, de 60% das multas, 25% dos juros e 100% dos encargos legais.

Acredito que 100% dos clubes com grandes dívidas fiscais optarão pelo parcelamento em 204 meses. Todos precisarão recolher 36 parcelas mensais, corrigidas pela taxa Selic que hoje é de 12,75% ao ano ou 1,04% ao mês. O percentual da receita à ser comprometido com os pagamentos depende de quanto o montante da dívida fiscal representa do faturamento de cada clube.

Vamos explicar como funciona.

Os clubes com relação “divida fiscal/receita” de até 40% terão que pagar 2% da receita mensal para o programa. Os que têm de 40% a 60% de seu faturamento comprometido com dívidas públicas pagarão 4% e os que deverem à União mais de 60% do que faturam terão um desembolso mensal de 6% de suas receitas.

Os clubes com maiores dívidas fiscais do futebol brasileiro se concentraram nos grupos que pagarão 6% e 4% da receita todos os meses. Como citado anteriormente, para o cálculo foi considerado um desconto de 20% na valor a ser parcelado pelos clubes, e assim foi possível calcular qual seria o valor das parcelas de cada clube para os próximos 36, a partir do mês que vem, já que a lei entra em vigor imediatamente.