Postado por - Newton Duarte

Pré-candidatos comentam assembleia

Pré-candidatos a presidência do Bahia comentam assembleia

Apesar de as chapas à presidência do Bahia não terem sido lançadas, ainda, já existem alguns pré-candidatos ao cargo máximo da diretoria executiva da equipe. Todos estiveram na Arena Fonte Nova neste sábado para votar o novo estatuto e comentaram a assembleia geral.

Pré-candidatos ao cargo de presidente do clube, Antonio Tillemont, Fernando Schmidt e Rui Cordeiro foram bem recebidos pela torcida. Enquanto isso, Euvaldo Jorge passou praticamente em branco e Binha de São Caetano não parecia ter popularidade entre os torcedores que compareceram ao estádio.

Causou surpresa a declaração de Virgílio Elisio, diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), liderava uma enquete com possíveis candidatos a presidência, feita pelo jornal A Tarde, mas declarou que não irá concorrer à presidência. "Refleti muito quando começaram a falar sobre o assunto. Apoio Fernando Schmidt para esse possível mandato heroico, curtíssimo", afirmou Elisio, que teve 37% da preferência dos 3.103 participantes da enquete.

Fernando Schmidt, pré-candidato apoiado por Elisio, aparecia em segundo lugar na enquete realizada pelo diário, com 29%, e já foi presidente do Bahia na década de 70. Durante a assembleia, o atual secretário de Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia do governo estadual foi visto no estádio juntamente ao presidente da OAB-BA, Saul Quadros, e a Bobô, ex-jogador do Bahia e ex-responsável pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. Eespecula-se que uma chapa envolverá os três nomes.

"Hoje é em dia histórico. Os torcedores estão preocupados em participar com a vida do clube", disse. Sobre sua possível candidatura, Schmidt foi cauteloso. "Eu jamais voltaria para o clube com eleição indireta, onde conselho elege presidente. Ou até assembleia vazias. Em um novo cenário, novo contexto, é possível avaliar a candidatura", afirmou Schmidt.

O empresário de jogadores e radialista Antonio Tillemont, por sua vez, confirmou candidatura à presidência do clube. Em terceiro lugar na enquete realizada pelo A Tarde, com 15% da preferência, Tillemont comemorou a realização da assembleia. "Tenho 53 anos, e desde os 11 frequento estádio. Peguei vários presidentes à frente do clube e em momento algum se falou em eleição direta. Isso é inédito", afirmou.

Parte do grupo de oposição à gestão dos Guimarães desde o início, o engenheiro civil e ex-conselheiro do clube, Rui Cordeiro, confirmou sua candidatura à presidência e se disse emocionado pela realização da assembleia, um resultado das lutas de diversos grupos contrários às antigas gestões. "Me sinto um vencedor neste momento. Lutei por anos contra essa gestão que estava destruindo o Bahia", comemorou Cordeiro.

Outro que confirmou candidatura foi o vereador Euvaldo Jorge, eleito para a Câmara em 2012. Caso seja eleito para a presidência do clube, Jorge terá de abdicar do seu mandato como vereador, uma vez que as alterações no estatuto preveem dedicação exclusiva para os cargos executivos do clube. Sobre a assembleia, Jorge seguiu o tom dos demais pré-candidatos. "É uma coisa que a torcida sempre pediu. Agora o torcedor terá voz ativa. Vai saber dos problemas, soluções e dificuldades", afirmou.

O nome mais controverso entre os pré-candidatos é o do folclórico torcedor Binha de São Caetano. Acusado por grupos da torcida de, por muitos anos, apoiar as gestões da família Guimarães à frente do Bahia e até de receber ingressos de graça, Binha chegou a ser expulso da Fonte Nova durante um evento do grupo Bahia da Torcida, de oposição à antiga gestão.

Nos últimos dias, Binha foi alvo de nova polêmica, quando divulgou um vídeo no YouTube em que lançava candidatura. A gravação, que foi retirada da rede social em poucas horas e, depois, postada por outros usuários, teria sido realizada na sede administrativa do Bahia.

Na Fonte Nova, durante a assembleia, Binha voltou a ser hostilizado por torcedores, que o acusavam de "peru"e "puxa-saco" dos Guimarães. Porém, ele permaneceu no estádio e votou a favor do novo estatuto. Ainda convidou o pré-candidato Fernando Schmidt para ser vice em sua chapa. "Todo mundo tem direito de se manifestar. Só rico pode ser presidente do Bahia? Eu também tenho direito de ser", disse o controverso candidato.


Nelson Oliveira – Terra

Fotos: Facebook e Caroline Gois - Leonardo Santana - Felipe Santana