Postado por - Newton Duarte

Presença do Shakhtar valoriza preparação de times do Brasil

Blogueiro: presença do Shakhtar valoriza preparação de times do Brasil

Equipe ucraniana enfrentará Bahia, Fla, Galo, Inter e Cruzeiro durante o período no Brasil, e David Butter elogia o nível técnico dos jogadores

Um dos principais clubes do futebol ucraniano, o Shakhtar Donetsk aproveitará o período sem jogos no campeonato local para uma inter-temporada de três semanas no Brasil. O time comandado por Mircea Lucescu, que conta com 13 jogadores brasileiros, desembarca no país sexta-feira onde disputará cinco partidas. Os adversários já estão escolhidos e serão Bahia, Flamengo, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro. Blogueiro do GloboEsporte.com, David Butter elogiou o nível técnico do clube europeu e afirmou que os duelos valorizam a preparação das cinco equipes para 2015.

O jornalista lembrou que o time ucraniano precisou mudar de sede nesta temporada por conta de conflitos com grupos de separatistas pró-Rússia. O Shakhtar transferiu seus jogadores para a capital Kiev, onde ocorrem os treinamentos, e passou a mandar seus jogos em Lviv. Mesmo com os problemas, segundo Butter, o clube mantém um time qualificado, que enfrentará o Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões.

- É um teste bom, principalmente, para projetar até onde a sua equipe pode chegar. É interessante testar nesse alto nível, o Shakhtar tem um bom time. Passa por um uma turbulência política, está exilado, não pode jogar em casa e tem jogado longe, mas ainda é um grande time. Para o padrão brasileiro, quem enfrentar vai encontrar muita dificuldade.

Shakhtar Donetsk  (Foto: Reprodução / Site Oficial Shakhtar Donetsk)

Shakhtar Donetsk tem 13 jogadores brasileiros no elenco (Foto: Reprodução / Site Oficial Shakhtar Donetsk)

O primeiro adversário no Brasil será o Bahia, dia 16 de janeiro, em Salvador. Para Thiago Mastroianni, o duelo, além de valorizar a preparação do Tricolor, colocará o futebol baiano na vitrine do futebol mundial.

- A expectativa é legal para o jogo do dia 16, uma sexta-feira, Bahia e Shakhtar Donetsk, na Arena Fonte Nova, saindo um pouco do trivial. Os times da Bahia estão acostumados a enfrentar na pré-temporada times se Sergipe, jogadores que não estão em atividade, times de faculdade e agora será um adversário de respeito, o Shakhtar Donetsk. Isso vai colocar o Bahia na vitrine do futebol brasileiro e do futebol mundial. É um adversário que joga a Liga dos Campeões da Europa.

Os 13 jogadores brasileiros que estão no elenco do Shakhtar Donetsk são: os laterais Ismaily e Márcio Azevedo; os meias Fred, Fernando, Marlos, Ilsinho, Douglas Costa e Alex Teixeira; e os atacantes Bernard, Dentinho, Wellington Nem, Luiz Adriano e Taison.

Confira o calendário do Shakhtar no Brasil:

16/01 - Shakhtar x Bahia - Salvador

18/01 - Shakhtar x Flamengo - Brasília

21/01 - Shakhtar x Atlético-MG - Belo Horizonte

23/01 - Shakhtar x Internacional - Porto Alegre

25/01 - Shakhtar x Cruzeiro - Brasília