Postado por - Newton Duarte

Presidência do Bahia, a Posse! Raio-X, Scout, os gols e Ficha Técnica

Com lágrimas, Marcelo Sant’Ana é empossado novo presidente do Bahia

Dirigente anuncia Marcelo Barros como diretor executivo e confirma negociações com Sérgio Soares. Técnico será anunciado após contratação do diretor de futebol

Marcelo Sant'Ana foi empossado presidente do Bahia nesta quarta-feira (Foto: Eric Luis Carvalho)

Fim de uma era, início de outra. Na noite desta quarta-feira, o jornalista Marcelo Sant’Ana foi empossado novo presidente do Bahia. Ele substitui Fernando Roth Schmidt, que assumiu o clube em mandato “tampão” após a intervenção judicial ocorrida no meio do ano passado. Ao receber as chaves do agora ex-presidente, Sant'Ana chorou.

Durante a posse, o novo presidente tricolor anunciou que Marcelo Barros será o novo diretor executivo. Ele será responsável pela parte financeira do Bahia. Marcelo Sant'Ana também confirmou que negocia com Sérgio Soares para assumir o cargo de treinador. O novo técnico, contudo, só deve ser anunciado após a contratação de um diretor de futebol.

- Existe uma conversa avançada com o Sérgio Soares. Inclusive de valores. É um técnico que tem bons trabalhos no Santo André, no Atlético-PR teve um trabalho de regular para bom. No ano passado assumiu o Ceará em situação difícil e quase conseguiu o acesso. Fez boa campanha na Copa do Brasil, eliminando rivais difíceis, como o Inter. Foi finalista da Copa do Nordeste. Na Série B, ficou durante um bom tempo no G-4. Teve alguns problemas e acredito que a parte de gestão do clube interferiu. Mas o técnico só será contratado após o diretor de futebol. Sou presidente, tenho autonomia, mas tenho que ouvir meu diretor. Se tivesse fechado com o diretor, ele seria o técnico. O nome de Sérgio Soares foi aprovado pelo diretor que conversamos - contou o novo presidente, que garantiu Charles Fábian na comissão técnica para 2015.

Marcelo Sant'Ana afirmou que o novo diretor de futebol e o diretor de mercado devem ser anunciados ainda nesta semana.

Sant'Ana chorou ao receber as chaves do clube das mãos de Schmidt (Foto: Eric Luis Carvalho)

- Hoje confirmo o diretor executivo, o Marcelo Barros como novo profissional que vai responder pela área administrativa, financeiro, patrimônio, o Bahia como máquina e estrutura. A contratação de técnico, diretor e diretor de mercado, provavelmente um novo nome amanhã e outro na sexta. Para dar tranquilidade para o torcedor conhecer aos poucos nossa equipe e saber como vamos trabalhar - disse o dirigente.

O presidente também voltou a repetir que planeja executar uma gestão profissional à frente do Bahia.

-É um sonho e um desafio também. O Bahia precisa de uma gestão profissional focado em resultados para que o desempenho do time em campo seja o melhor possível. Um marketing competente, um administrativo eficiente, um financeiro seguro para que o rendimento dos 11 jogadores que estão em campo seja o melhor possível - comentou.

A posse de Marcelo Sant'Ana foi marcada para a noite desta quarta-feira após a desistência da chapa “A Voz do Campeão”, que tinha Olavo Filho como candidato a presidente, de recorrer do resultado das eleições. O novo presidente tricolor assume o clube no triênio 2015-2017.

O presidente ainda se permitiu alfinetar o maior rival, o Vitória, sem citar o nome do Rubro-Negro.

- Para mim, o único clube grande da Bahia é o Esporte Clube Bahia - finalizou.

Confira outros assuntos abordados por Marcelo Sant'Ana

SÉRIE B

- A Série B é passageira. O Bahia é um clube de Série A e a obrigação que tenho com o torcedor é devolver o Bahia para a Série A já em 2016. Para isso, teremos uma reformulação ampla no departamento de futebol. Setor que o Bahia tratou com incompetência. Foram 26 contratações, quatro diretores, três técnicos. Temos que valorizar as divisões de base. Trazer jogadores comprometidos com Bahia. Que tenham o rendimento que o futebol exige. Que possam ser ídolos. Estou presidente, mas sou torcedor do Bahia.

JAEL

- Jael foi um atleta que a gente contatou. Não há uma definição. Precisa ter uma definição com o atleta e com o São Caetano. Entendo que ele se encaixa no perfil que procuramos. Passou duas vezes pelo Bahia e foi decisivo, artilheiro. É atleta que temos interesse, tem identificação com o torcedor. Perguntei ao empresário se tinha amadurecido como homem. Na última passagem dele teve um problema grave. Caso retorne, tem que voltar como ídolo, com responsabilidade maior. Ser parte desse vínculo entre a torcida e clube.

BAHIA ATRASADO?

- O Bahia não está atrasado. A reapresentação é no dia 5 de janeiro. Não adianta reclamar do tempo. Precisava respeitar o processo eleitoral. Os prazos, os recursos (...) A gente tem trabalhado. Eu, enquanto pré-candidato, já fazia contatos. Temos que ter responsabilidade. As nossas decisões vão mostrar o caminho que o Bahia vai percorrer.

PRESSÃO

- A ficha caiu quando o resultado foi consumado, no sábado. Tem sido um prazer estar presidente eleito do Bahia. Acredito que o trabalho, o fardo, é natural. Faz parte a pressão. Trabalhar em um clube de massa sempre será uma honra. O desafio temos que encarar e corresponder com a equipe de trabalho.

BAHIA CAMPEÃO DE TUDO

- Todo torcedor do Bahia é um pouco Binha. Todo mundo quer o Bahia campeão de tudo.

FONTE NOVA

- A Fonte Nova precisa ser reconhecida como a casa do Bahia. E na nossa casa vamos entrar pela porta da frente.

RESPEITO AO BAHIA

- Estou presidente, sou e serei sempre torcedor. Podem falar de mim, de minha vida, mas não desrespeitem o Bahia.

MESMO LADO

- Não entendo como dentro do clube pode ter mais de um lado. Todos estão do lado do Bahia.