Postado por - Newton Duarte

Presidente da FPF ironiza Bom Senso; Atletas prometem manifestação

Presidente da FPF diz que Bom Senso FC é para jogadores veteranos

Hélio Cury diz que Bom Senso FC é formado por atletas no final de carreira

Dirigente paranaense diz que movimento é formado por atletas em fim de carreira. Ele ainda acha que, se diminuir jogos, precisa baixar o salário


O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, aproveitou a entrevista coletiva do arbitral do Campeonato Paranaense, na segunda-feira, para cutucar o movimento Bom Senso FC - montado por vários atletas do país, em busca de melhorias no futebol nacional, e encabeçado pelo meia do Coritiba, Alex.

Cury tentou usar um tom diplomático, mas disse que o Bom Senso é formado por atletas em final de carreira. O dirigente contestou o principal ponto reinvindicado pelo grupo de um calendário menor. Segundo ele, a mudança acaba tendo impacto nos estaduais, principal interesse da FPF. Além disso, o Bom Senso FC defende a manutenção de férias de 30 dias para todos os jogadores.

Vamos votar:

Bahia x Ceará A BELA TRICOLOR Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Bahia 0 x 0 Atlético-MG - Raio-X - Melhores Momentos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

- Eu não discordo do Bom Senso, mas é muito fácil falar. A maioria dos jogadores que estão falando é formada por aqueles que estão próximos de encerrar a carreira. Mas por que não falaram isso dez anos atrás? Quando está mais cômoda a situação, é mais fácil fazer a defesa. Acho bacana, mas tem que falar com aqueles que ganham um, dois, três mil reais.

Como defesa, o presidente da FPF lembrou que um calendário mais enxuto deve impactar no próprio salários dos atletas, já que eles vão trabalhar menos.

"A maioria dos jogadores é formada por aqueles próximos de encerrar a carreira. Por que não falaram isso antes?"

Hélio Cury, presidente da FPF

Eu respeito os atletas em relação aos seus direitos de férias. Mas eles são muito bem-pagos. Então, se diminuir o número de jogos, tem que diminuir o salário também. O jogador tem que ser pago, custa caro e o time busca dinheiro com o quê? Com renda, jogos, sócios, propaganda. Diminuindo os jogos, diminui também sua condição de pagamento e aí tem um grande problema para o atleta - completou.

Em defesa dos estaduais, Hélio Cury disse que o torneio é o principal revelador de jogadores, que dá mais chance para garotos do interior ou da periferia das capitais.

- Não conheço jogador da Rua XV ou do Batel (regiões nobres de Curitiba). Conheço grandes jogadores das vilas de Curitiba. Nós temos que analisar bem esses aspectos.

Além disso, o dirigente ressaltou que o Campeonato Paranaense é o emprego fixo de muitos jogadores, por isso faz questão de manter três divisões disputadas em momentos diferentes.

- No Paraná, nós temos três divisões disputadas em sequência. De janeiro a maio (primeiro divisão), de maio até agosto (segundona), e de agosto até dezembro (terceira). O atleta que não consegue ascensão para a Série A ou B continue jogando e esperando uma oportunidade. Tem jogador que não dá certo hoje, mas dá certo amanhã.

Hélio Cury (à esquerda) defende a disputa dos estaduais

Bom Senso FC fará nova manifestação na 34ª rodada do Brasileirão Série A

Assim como ocorreu na 30ª rodada do campeonato, jogadores de todas as equipes devem se reunir em campo antes das partidas em ato do movimento

O Bom Senso FC anunciou nesta terça-feira que se manifestará novamente na 34ª rodada do Brasileirão Série A, "para demonstrar o descontentamento e a preocupação com o desinteresse da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com as questões que envolvem um calendário mais equilibrado para o futebol". O fato já havia acontecido na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando em todos as partidas, jogadores das equipes envolvidas se reuniram em campo em ato do movimento.

Ciente das dificuldades em se realizar as mudanças em 2014, por conta da Copa do Mundo, o Bom Senso FC foca em 2015, e "cobra mudanças importantes e profundas para todos os clubes do país, não apenas os da elite do futebol brasileiro". Segundo o movimento, enquanto não houver um retorno oficial da CBF, as manifestações aumentarão a cada rodada.


Fonte: GE.COM

Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba