Postado por - Newton Duarte

Presidente do Bahia fala sobre Lucas Fonseca, Ávine e Penalty

Sant’Ana admite contato com zagueiro e descarta renovar contrato de Ávine

Presidente tricolor pede paciência com atletas revelados nas categorias de base, fala de relação com a Arena Fonte Nova e sobre possibilidade de romper com a Penalty

Lucas Fonseca está em negociações para voltar ao Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

A negociação entre Bahia e o zagueiro Lucas Fonseca já não possui qualquer caráter sigiloso. No entanto, até o momento não havia um pronunciamento oficial do clube sobre o assunto. O cenário mudou nesta quarta-feira. Em entrevista ao Programa do Esquadrão, programa de rádio oficial veiculado no site do clube, o presidente tricolor Marcelo Sant’Ana admitiu contatos com o defensor, que na última terça-feira conseguiu a rescisão contratual com o Tianjin Teda, da China, e retornou para o Brasil.

- É uma possibilidade. Tive um desgaste com ele, achei que não foi correta a maneira de deixar o Bahia. Todo atleta tem direito a não querer ficar no clube, mas tem que ser transparente. O Titi, por exemplo, expôs a situação dele. Oferecemos dois anos de contrato, ele tinha uma proposta de três anos e tinha o sonho de jogar na Europa. Terminamos fazendo a negociação. O Lucas teve uma postura diferente, há pouco tempo se posicionou sobre o ocorrido em uma rede social, admitiu que errou, que tinha um desgaste com o Bahia por conta de gestões anteriores. Estou no Bahia para fazer o melhor pela instituição. Não vou ficar brigando com jogador. O que cobro é postura de homem dos jogadores. Ele teve ao admitir o erro. É uma possibilidade. Não está contratado ainda. Se a gente concluir, trará qualificação ao setor defensivo – declarou Sant’Ana durante o programa de rádio do Bahia.

A busca por zagueiros é antiga. Desde o início da temporada, o departamento de futebol tricolor tenta reforçar o sistema defensivo. Recentemente, as laterais ganharam novas peças, com as contratações de Tinga e Moisés. A zaga é o único setor que ainda não ganhou reforços.

- O sistema defensivo precisa de peças. O Gustavo é mais experiente e os outros três atletas são jovens. O Robson tem experiência internacional, disputou mais de 40 anos na temporada passada, mas tem apenas 21 anos. O Eder e o Dedé têm 20 anos. A gente entende também que precisa de jogador que dê velocidade e dinâmica pelos lados. Os reforços virão. Mas estamos tendo cuidado. Não adianta trazer reforço pensando só no Baiano e Copa do Nordeste. Temos que ter como foco a Série B. (...) Queremos dois zagueiros, um jogador de velocidade e um meia – declarou.

ÁVINE

Além de assumir conversas com Lucas Fonseca, Marcelo Sant’ana confirmou que Ávine não permanecerá no clube. O lateral-esquerdo tem contrato válido até o fim deste mês. Segundo o presidente, houve uma conversa com o jogador na qual foi dito que o vínculo não seria estendido.

Segundo Sant'Ana, Ávine não terá o contrato renovado (Foto: Felipe Oliveira)

- Tive uma conversa de mais de 40 minutos com Ávine. O Bahia não vai renovar o contrato do atleta. Reconhecemos a trajetória dele no Bahia, mas temos que tomar decisões técnicas. Não são decisões simpáticas, mas é preciso sempre ter o critério técnico. O torcedor quer resultado dentro de campo. Temos que privilegiar a parte técnica, claro que se importando com o lado humano. A gente entende isso e expos ao atleta que não faremos a renovação – comunicou Sant’Ana.

Confira outros assuntos abordados pelo presidente do Bahia:

ATRASOS DE PAGAMENTOS DA PENALTY

- O Bahia recebeu oferta de outras empresas para assumir o fornecimento de material esportivo, como recebe constantemente para mudar patrocinadores e para negociar atletas. Não significa que vá mudar. Só vai mudar se a oferta for tentadora e a empresa esteja disposta a assumir a multa com a Penalty. A curto prazo, não vejo mudança. 

KIEZA

- Converso com regularidade com o Kieza. Falei come ele anteontem. Ele é atleta do São Paulo, tem sido relacionado, disputou jogos da Libertadores e do Paulista. O São Paulo sabe que caso tenha interesse em negociar o atleta, em definitivo ou por empréstimo, o Bahia tem interesse. Hoje essa possibilidade não existe.

PACIÊNCIA COM ATLETAS DA BASE

- A gente passa tranquilidade para a divisão de base. Objetivo principal é formar atleta. Claro que formar atleta campeão é melhor, porque ele cresce com a filosofia vencedora do Bahia. Mas torcida tem que ser parceira. Não adianta torcida querer que jogador de 17 ou 20 anos seja salvação do Bahia. Pode até vir a ser, mas não é provável. É preciso um pouco de calma com esses jogadores. Às vezes sinto que a torcida tem mais paciência com quem vem de fora do que com quem vem da base. 

RELAÇÃO COM A ARENA FONTE NOVA

- O Pedro Henriques tem tocado a parte do relacionamento coma a Arena. Da minha parte, teve muito desgaste. Vou esperar dar um respiro para voltar a tratar com a Arena Fonte Nova. Não é um problema com uma pessoa específica da administração. Na minha opinião, quando os estádios foram reformados para a Copa do Mundo, houve um grande erro. Em muitas das sedes, nenhum clube foi chamado para ser parceiro. Se é estádio de futebol, o futebol é importantíssimo. Se pega aqui no Brasil, diversas praças têm problemas de não terem equipes ou com equipes com dificuldades de relacionamento. (...) Aqui na Fonte Nova a relação não é tranquila com o Bahia e com o Vitória tem uma relação pontual. Isso é um problema de origem. Cada um tem sua visão, e na minha os clubes tinham que ser chamados para serem operadores ou sócios desses empreendimentos. Algumas dificuldades da relação vêm dessa origem. A Arena é quem explora o equipamento e o Bahia é um dos parceiros que ela tem. Temos buscado mudar esse posicionamento, até então sem sucesso.