Postado por - Newton Duarte

Pressão funciona e Nike exclui Vasco de competição Sub-15 por aliciamento

Boicote de clubes funciona, e Nike exclui Vasco de competição na base por aliciamento

E-mail obtido pelo ESPN.com.br

Nascido em 24 de junho de 1999, o meia-atacante é motivo de discórdia entre Vasco e Flu - Divulgação

O boicote ao Vasco nas categorias de base teve o seu primeiro resultado. Em e-mail encaminhado no fim da tarde desta quinta-feira, a organização da Copa Nike (veja abaixo), competição sub-15, comunicou aos clubes que voltou atrás no convite ao time de São Januário. A diretoria cruzmaltina é acusada pelo Fluminense de aliciar o meia-atacante Paulo Vitor, de 15 anos, e de contar até mesmo com o apoio da CBF na ação.

O campeonato começa no próximo dia 14 de abril.

Ainda não ficou definido o substituto dos cariocas, mas, por efeito de logística, a tendência é que o escolhido seja uma equipe paulista.

Na última terça-feira, a partir de troca de e-mails, os dirigentes combinaram o envio de uma notificação em comum para a Nike de que não participariam do torneio em caso de presença do Vasco.

Desde então, o clima esquentou entre os executivos.

Em um grupo mantido por eles no aplicativo Whatsapp, o coordenador da base cruzmaltina e filho do presidente Eurico Miranda, Álvaro Miranda, passou a cobrar de seus colegas um documento assinado e carimbado por seus respectivos mandatários de que contavam com a anuência para o boicote.

Álvaro teve seu pedido rebatido na discussão.

Anteriormente, em reunião no mês passado, na sede do Palmeiras, em São Paulo, o gerente do Vasco, Isaías Tinoco, foi cobrado a esclarecer o assunto, mas afirmou na ocasião desconhecer o paradeiro de Paulo Vitor. A direção do clube diz não respeitar o código de ética firmado ainda em sua gestão anterior.

E-mail obtido pelo ESPN.com.br

E-mail obtido pelo ESPN.com.br - ESPN

O imbróglio respinga também na CBF e na federação carioca.

No último dia 31 de março, mesmo com a denúncia de sumiço do atleta e sem o consentimento do Flu - que negou a liberação em e-mail -, a Ferj realizou a inscrição do jovem jogador pelo Vasco no BIRA, o seu boletim informativo de registros. A CBF cumpriu o mesmo procedimento em seu espaço, no BID, minutos depois.

Os dirigentes suspeitam de uma ação combinada como represália por todo o conflito que envolve atualmente o Fluminense e a entidade estadual no Carioca.

Mais do que isso: dizem que a CBF "rasgou" a sua própria Norma de Conduta Ética, anunciada em agosto do ano passado, ao encaminhar o nome de Paulo Vitor em seu sistema.

Segundo o documento, um atleta com contrato amador não pode concluir transferência sem a anuência de seu clube de origem. A sanção nesse caso é de suspensão por dois anos das competições de base.

São Paulo e Atlético-PR foram outros que sofreram boicote na base em anos anteriores.