Postado por - Newton Duarte

Pressionada, CBF dará início ao calendário em fevereiro

Pressionada, CBF marca para fevereiro início do futebol brasileiro em 2015

Entidade atende clubes, atletas e TV e decide começar temporada nos dias 7 e 8

A pressão vinha de todos os lados: clubes, Globo, treinadores e jogadores. E a CBF deve ratificar, em reunião nesta quarta-feira na sede da entidade, o início dos jogos no futebol brasileiro em 2015 apenas em fevereiro. Provavelmente a rodada de abertura dos Estaduais será nos dias 7 e 8, primeiro final de semana do mês.

A mudança atende a uma exigência feita pelos atletas desde o ano passado, com a articulação do movimento Bom Senso FC. Os jogadores querem ter 30 dias de férias e outros 30 dias para a realização da pré-temporada. Assim, argumentam, terão melhores condições para se preparar para a temporada.

O projeto foi respaldado também pelos clubes e pela Globo. O mês de janeiro é um dos que tem os piores índices de audiência nos Estaduais e também na receita de bilheteria.

O diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo, não foi localizado para falar sobre as mudanças. Além dela, outras novidades devem ser anunciadas até o fim da semana pela entidade.

Elas são resultados de uma série de reuniões que acontecem na sede da CBF nesta semana, com a participação da TV Globo e dos clubes. Na segunda-feira, os encontros foram com representantes dos clubes das Séries B. Na terça, com times das Séries C e D. Na quinta, será a vez de os 20 clubes da Série A participarem do encontro.

O debate entre os principais participantes da cadeia produtiva do futebol partiu de um pedido da Globo, que é hoje a maior investidora da modalidade, aportando cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano nos direitos de TV de diferentes competições. Na visão da entidade, o produto a ser exibido para o torcedor precisa ser aprimorado. Do contrário, o futebol tende a perder espaço até mesmo na TV aberta.

Procurada, a entidade não comentou também as mudanças.


Fonte: Erich Beting – Máquina do Esporte

Foto: Reprodução