Postado por - Newton Duarte

Preto elogiou e muito a atuação de Mendonza: Muito Inteligente e Rápido

O Bahia voltou a vencer em casa após quase dois meses de jejum no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, o Tricolor bateu o São Paulo por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela rodada de encerramento do primeiro turno da Série A. O time baiano marcou duas vezes no fim do primeiro tempo, sofreu um gol em cobrança de pênalti, convertida por Hernanes, e foi pressionado durante boa parte da segunda etapa. E foi justamente a organização defensiva da equipe que virou tema da entrevista de Preto Casagrande após a partida.

Se a gente tiver essa consciência tática, que tivemos também contra a Chapecoense... Claro que não vamos ganhar todos os jogos, mas vamos vender caro, porque a equipe foi muito disciplinada. A equipe em nenhum momento entrou em desespero. Erramos passes em contra-ataques, tivemos gol anulado, Mendoza teve chance de deixar alguém na cara do gol, que é aquele último passe... As chances foram claras. A gente teve muita facilidade, muito espaço para jogar, mas acabamos errando no último passe. Com mais tranquilidade, faríamos 3 a 1 e mataríamos o jogo – disse o técnico interino do Bahia.

O atacante Mendoza também recebeu elogios de Preto Casagrande. O jogador marcou o primeiro gol com a camisa do Bahia e ajudou o time defensivamente, com recomposições nas laterais, e ofensivamente, com contra-ataques.

Mendoza é muito inteligente e muito rápido. Conversei com ele essa semana que eu não gostaria que ele viesse muito buscar a bola com os volantes. Ele é jogador de velocidade, tem que jogar no último terço do campo. Erramos muitos passes, que irritaram o torcedor. Quando começamos a acerta e a bola chegou nele, ele foi fundamental. A gente acabou com aquele setor, que era muito perigoso. São Paulo teve muita posse, mas tocavam para trás. Não conseguiam infiltrar, porque estávamos com as linhas de quatro balanceadas. Renê e Edson foram perfeitos. Acho que merecemos.

O Bahia terá uma semana de preparação até a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O clube ainda convive com a indefinição sobre o nome do novo técnico, que substituirá Jorginho, demitido no início da última semana. Preto se esquivou ao falar da chance de ser efetivado.

Eu não gosto de responder com hipóteses. Não tem nada definido, então não tem porque dar minha opinião.

O Bahia encara o Atlético-PR no próximo domingo, às 19h, na Arena da Baixada. No primeiro turno, o Tricolor goleou a equipe paranaense por 6 a2.

Confira outras declarações de Preto Casagrande

Avaliação do jogo

- Acho que você não consegue avaliar o trabalho em um jogo. O jogo em si envolve tanta coisa, tanta preparação, que a análise tem que ser feita de como o time foi para campo. Existe um processo, que é melhor analisar dessa forma. Acho que a equipe não começou bem, estava ansiosa, errando passes... A chance que eles tiveram, foram bolas que estavam em nossa posse, e eles contra-atacaram em cima do nosso ataque. Tentamos corrigir isso no segundo tempo. Era natural que eles se lançassem para frente. Eles terminaram o jogo sem um volante. Mas nós não tomamos sufoco. Eles tiveram chance com bolas cruzadas. Acho que podíamos ter mais um pouco de posse de bola, por isso eu coloquei o Juninho. Mais do que jogar bem, a gente precisava vencer. Essa era a ideia para o jogo de hoje.

Disciplina tática

- Falei com os jogadores que se tivermos essa disciplina, essa disposição, essa transição rápida, nosso time dificilmente vai ser batido. Essa disciplina, um correndo pelo outro... Nós não podemos ficar tanto tempo sem ganhar em casa. Quando tiver essa consciência tática, temos tudo para fazer uma pontuação melhor no segundo turno.

Trabalhar como técnico

- Emoção grande. Fazia muitos anos que eu não vivia isso. Você entra na adrenalina do jogo, mas tem que ter tranquilidade, porque ali sou comandante, então os jogadores têm que me ver como comandante. Estava conversando com meu filho essa uma semana. Parece que estou há um mês [como treinador]. É tanta coisa, tanta ideia que você tem, você assiste vídeo, assiste jogo. Mas a adrenalina que se vive no futebol, é indescritível. Pena que não vou fazer gol nunca mais. É a coisa que mais sinto falta na vida. Mas o que os jogadores correram hoje, não tem preço. É indescritível. Só essa experiência, me mostra que Deus falou: “Black, você merecia vivenciar isso novamente”. E eu estou muito feliz.

O que mudou de técnico para jogador

- O que mudou está ali, Rafael Casagrande [o filho]. Como vou passar vergonha na frente dele? A gente tem que amadurecer. Inteligência emocional no comandante é indispensável. Quando ambularam o gol, já fiquei louco. Quando deram pênalti, achei um lance interpretativo interpretativo, então vou interpretar que não foi. Não pode deixar transparecer para os atletas que você está com algum desequilíbrio. Hoje sou um cara realizado na minha vida pessoal. E você tem que levar alguma coisa do pessoal para o profissional. Acho que hoje eu sou um cara muito mais tranquilo.

Via Ge.com