Postado por - Newton Duarte

A Primeira de 4 finais: Bahia quer o 10º triunfo com apoio total da Torcida Tricolor; Ficha Técnica

Time de Guto Ferreira disputou nove jogos na Fonte Nova com público superior a dez mil pessoas. Venceu todos. Nesta terça, Tricolor enfrenta o Sampaio Corrêa, às 20h30

"Os dois jogos onde começou ter casa cheia, nós conseguimos ter triunfos. Essa parceria não pode parar. Essa parceria, cada vez mais, tem que se inflamar. Nós precisamos desse apoio".

A frase acima foi dita por Guto Ferreira minutos depois de o Bahia derrotar o Vasco, então líder da Série B do Brasileiro, na Fonte Nova, no dia 3 de setembro. Era apenas o segundo jogo que o treinador comandava a equipe com mais de dez mil pessoas no estádio. Tornou-se um hábito. E, também, um amuleto. Na competição, foram nove partidas com mais de dez mil pessoas na Arena. E nove triunfos. Nesta terça-feira, contra o Sampaio Corrêa, pela 35ª rodada, será a décima vez que isto vai acontecer. E, se depender dos números, o G-4 estará garantido por mais alguns dias.

Aquela máxima de que o torcedor é o 12º jogador do time nunca foi tão verdadeira em se tratando da torcida azul, vermelha e branca. O Bahia disputou, até agora, 17 jogos como mandante na Série B e é o time que tem a melhor campanha dentro de casa. São 13 vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe tem, também, a melhor média de público da competição: 14.536 pessoas por jogo. E é aí que entra a mágica.

Em todas as partidas em que teve mais de dez mil pessoas na arquibancada, quem foi ao estádio teve muito o que comemorar. Foram nove vezes. E, destas nove partidas, sete aconteceram com Guto Ferreira no comando da equipe. Exatamente as sete últimas rodadas: Paraná, Vasco, Goiás, Criciúma, Tupi, Brasil de Pelotas e Ceará sentiram a força da torcida tricolor nesta arrancada rumo ao G-4 da Série B. Antes deles, lá no começo da Segunda Divisão, as vítimas foram Avaí e CRB.

Os gritos de incentivo, as vaias ao adversário e aquela força extra em momentos de dificuldades são esperados com ansiedade antes de a bola rolar. Com a sintonia que o time tem alcançado com a torcida, a esperança do treinador é de que o retrospecto seja mantido nesta terça-feira.

- E nesta terça, mais do que nunca, é importante que o torcedor presente não menospreze a equipe do Sampaio. Esqueça do lugar que o Sampaio está na tabela. Respeite o Sampaio como se fosse a melhor equipe e a mais difícil. Porque, a partir da hora que você respeita dessa maneira o adversário, você passa a jogar mais e mais junto. E você, percebendo o grau de dificuldade que pode ocorrer na partida, você costuma apoiar. Quando você menospreza o adversário, você tem um grau de exigência sobre o seu time muito maior. A cada erro que possa acontecer e a cada manifestação nesses erros, você gera uma ansiedade maior em cima do jogador, porque ele quer acertar, mas ele errou. E ele acaba, daqui a pouco, se desequilibrando. Então, mais do que nunca, nós precisamos de 90 minutos com a Fonte Nova como foi contra o Ceará, como foi contra o Vasco, como vem sendo, empurrando a equipe do Bahia. E tenho certeza de que será assim, independente de qual seja o lugar do Sampaio [...]. Para trabalharmos juntos com 12, os 11 que estão dentro de campo mais o torcedor, para fazer um grande jogo e, através dele, um grande triunfo - afirmou o técnico Guto Ferreira em entrevista coletiva concedida nesta segunda.

Caso a escrita continue, o Bahia terá uma boa tranquilidade para as três últimas rodadas da Série B. Com 56 pontos ganhos, o time baiano é o quarto colocado da competição - tem dois a mais que o Náutico, que está em quinto. Sem contar que, no dia 19 de novembro, o torcedor tem um novo encontro na Fonte Nova. E aí, já sabe. Se tiver mais de 10 mil, é só correr para o abraço.

Para a partida desta terça-feira, Guto Ferreira não poderá contar com Régis e Moisés, ambos suspensos pelo terceiro amarelo. A tendência é que Renato Cajá volte ao meio de campo e João Paulo tenha nova chance na lateral esquerda - ainda assim, Tinga pode ser improvisado na ala. Com isso, o time titular do Bahia deve ter: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e João Paulo (Tinga); Renê Júnior, Juninho e Renato Cajá; Victor Rangel, Edigar Junio e Hernane.

ESCALAÇÕES

Bahia: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e João Paulo; Renê Júnior, Juninho e Renato Cajá; Victor Rangel, Edigar Junio e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos; Eder Sciola; Luíz Otávio, Wagner Fogolari e Esquerdinha; Copetti, Diego Lorenzi, Gustavo Marmentini e Hiltinho; Edgar e Thiago Santos. Técnico: Flávio Araújo

DESFALQUES

Bahia: Régis e Moisés estão suspensos.

Sampaio Corrêa: Diogo Orlando, Rayllan e Lucas Sotero estão lesionados.

PENDURADOS

Bahia: Éder, Jackson, Juninho, Muriel, Renato Cajá, Renê Júnior e Tinga.

RELACIONADOS

Goleiros: Anderson, Jean e Muriel;
Laterais: Eduardo, João Paulo Gomes e Tinga;
Zagueiros: Eder, Jackson, Lucas Fonseca e Tiago;
Volantes: Feijão, Juninho, Luiz Antônio, Renê Júnior e Yuri;
Meias: Renato Cajá;
Atacantes: Allano, Edigar Junio, Hernane, Mário, Misael, Victor Rangel e Wesley

FICHA TÉCNICA

4-3-3 BAHIA substituicao SAMPAIO CORRÊA S.CORRÊA 4-4-2
Muriel GOL GOL R. Ramos
Eduardo LAD LAD
ZAD
substituicao Mimica
Heverton
Tiago ZAD ZAD Wágner
cartao-amarelo Jackson ZAE ZAE L. Otávio
J. Paulo LAE LAE Esquerdinha
R. Júnior VOL VOL E. Sciola
Juninho
L. Antonio
substituicao MEC
VOL
VOL
VOL
substituicao D. Lorenzi
Coppetti
clear-card
cartao-vermelho
clear-card
cartao-amarelocartao-vermelho
R. Cajá
Allano
substituicao MEC
ATA
MEC G. Lucena
E. Junio ATA MEC G. Marmentini
Hernane ATA ATA T. Santos cartao-amarelo
V. Rangel
Misael
substituicao ATA
ATA
ATA
ATA
substituicao Edgar
Henrique
G. Ferreira TEC TEC F. Araújo
RESERVAS
 Jean GOL GOL Naylson
 Anderson GOL LAD Ruhan
 Tinga LAD MEC D. Barros
 Éder LAD MEC F. Costa
 L. Fonseca ZAD MEC Hiltinho
Feijão VOL ATA F. Paulista
Yuri VOL
Mário ATA
W. Natã ATA
Campeonato Brasileiro Série B - 35ª Rodada
Local :  Fonte Nova - Salvador
Data :  08/11/2016 Sábado
Horário :  20h30 (de Salvador)
Transmissão :  Premiere FC
Público : 
Árbitro :  Raphael Claus (SP)
Assistentes :  Marcelo Carvalho Van Gasse e Rogerio Pablos Zanardo (SP)

Fonte: Ge.com