Postado por - Newton Duarte

Primeiro triunfo na AFN no Brasileirão

Marquinhos desencanta e dá ao Bahia 1ª vitória na Fonte Nova no Brasileirão

Meia-atacante marca pela primeira vez pelo Tricolor e faz os dois gols da equipe diante do Goiás, que desconta com Thiago Mendes


O Goiás tinha Walter, que aterrorizou o Vitória no Serra Dourada, e uma sequência de três jogos sem perder. O Bahia tinha uma crise política em sua administração, dois empates sem gols e uma derrota nos últimos jogos, e uma casa que ainda não era chamada de lar. Mas deu Bahia. Na noite deste domingo, o Tricolor venceu o Esmeraldino por 2 a 1 em seu primeiro triunfo na Arena Fonte Nova no Campeonato Brasileiro.

E se o dia era de primeiras vezes, Marquinhos viveu a sua: o meia-atacante do time baiano desencantou. De quebra, balançou a rede duas vezes, ambas no primeiro tempo. Foi também nos primeiros 45 minutos que Thiago Mendes descontou para o Goiás. Foram 45 minutos em que o Esmeraldino correu atrás da vitória, deu trabalho ao Bahia, mas viu o adversário ser mais feliz nas oportunidades de gol. A segunda etapa, em contrapartida, foi morna. Os treinadores das duas equipes lançaram mão de suas substituições e seguraram o ritmo do confronto.

- Foi com dificuldade, mas o Campeonato Brasileiro é assim. Mas isso não era uma preocupação nossa. O importante foi ter conseguido a vitória, e a gente andar na tabela - avaliou o técnico Cristóvão Borges, ao deixar o gramado.

- Acho que tivemos bom volume de jogo, mas falhamos no primeiro tempo, e foi onde o Bahia conseguiu fazer os dois gols - disse Renan Oliveira.

Com o resultado, o Bahia ficou na 5ª posição da tabela, com 16 pontos. Já o Goias é o 10º colocado, com 12 pontos. Na próxima quarta-feira, o Tricolor recebe o Flamengo na Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada do Brasileirão. O Esmeraldino duela com o Vasco, no Serra Dourada, na quinta-feira.

Jogadores comemoram gol de Marquinhos Gabriel, primeiro pelo Bahia

Marquinhos Gabriel gol bahia (Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado)

Jogo franco: Goiás domina área tricolor, mas Bahia aproveita oportunidades

A partida começou com ares de vitória tricolor. Nem bem o cronômetro começou a rodar, e já tinha gol do Bahia na Arena Fonte Nova. Logo no primeiro minuto, Anderson Talisca subiu para a linha de fundo, se livrou de dois e mandou de bandeja para Marquinhos, na cara do gol, só completar. Mas o Goiás não se intimidou com a desvantagem precoce no placar.

Sem tomar conhecimento do 1 a 0 que levava em Salvador, o Esmeraldino foi para cima com Walter, que perdeu boas chances - com direito até a giro na entrada da área e bola raspando na trave de Marcelo Lomba -, e William Matheus, que proporcionou ao goleiro do time baiano uma grande defesa aos 28 minutos. De fato, Lomba trabalhou mais que Renan durante o primeiro tempo, mas era do Bahia a maior eficiência nas finalizações.

Era, na verdade, de Marquinhos a competência nos chutes a gol. Era tempo dele. Aos 32, após lançamento longo de Raul, Fernando escorou de cabeça. Marquinhos arrancou com velocidade para receber a bola, deixou Clayton Sales para trás, e fez o segundo do Tricolor baiano. Um minuto depois, Thiago Mendes descontou: Araújo tocou para Ramon, que ajeitou no peito e mandou para o volante, que não perdoou a falha da defesa do Bahia.

Da energia à cautela: com susbtituições, treinadores freiam ritmo do jogo

O segundo tempo começou com chances perdidas por falta potência das duas equipes. Marquinhos e Renan Oliveira, cada um por seu time, tentaram balançar as redes, mas pecaram na falta de força de seus chutes. Walter ainda tentou por cobertura, e Marquinhos quase marcou de perna esquerda, mas parou nas mãos do goleiro Renan. E por aí parou a emoção.

Do meio para o fim da segunda etapa, os treinadores efetuaram suas substituições e transformaram o que era um jogo franco em uma disputa morna. Do lado do Bahia, Cristóvão resolveu segurar o placar: tirou a velocidade de Talisca para a entrada do volante Rafael Miranda, enquanto Marquinhos deu lugar a outro cão de guarda, Fahel. Obina completou as substituições no lugar de Fernandão. Do lado esmeraldino, Dudu Cearense tomou a vaga de Clayton Sales, o que acabou deixando Thiago Mendes responsável pela marcação. Tartá ainda entrou para saída de Ramon.

Em vez de grandes ataques e grandes defesas – ou golaços – o que se viu no fim do jogo da Arena Fonte Nova foi cautela. Marcação mais apertada dos dois lados e poucas oportunidades emocionantes nas áreas de Bahia e Goiás. No finalzinho do duelo, Hélder ainda tirou o fôlego da torcida com um chute que foi por cima do travessão. Mas não podia dar outra: 2 a 1 mantido no placar eletrônico do estádio baiano.


Nome do jogo

Marquinhos

O jejum acabou. Nesta noite, o meia-atacante fez seu primeiro gol pelo Bahia e ainda deixou o segundo. Podia ter feito mais, não fossem as mãos de Renan.

Deu errado

substituições

As modificações dos dois times podem ter surtido efeito para os técnicos. Mas, para a torcida, foram frustrantes: o jogo caiu na retranca e perdeu a emoção.

A decepção

Wallyson

O atacante fez sua segunda partida como titular do Bahia. Depois de encantar no último jogo, pouco fez na Fonte Nova e passou despercebido.


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado