Postado por - Newton Duarte

Primeiro Turno: Serão 18 pontos em casa

Diante da torcida: até o fim do turno, Bahia disputará 18 pontos em casa

Tricolor já garantiu três destes pontos. Agora, equipe tem pela frente mais cinco partidas na Arena Fonte Nova e quatro longe da capital baiana

Bahia e Fonte Nova: uma relação que teve início desde os primeiros tijolos do estádio inaugurado em 1951. Uma relação de vitórias e títulos, torcida e paixão, marcada também por uma tragédia, que deixou sete mortos em 2007. Do acidente, porém, não ficaram apenas memórias ruins. Da tragédia, segue-se o recomeço. Dali, o estádio renasceu: mais bonito, mais moderno, mais imponente. E, com ele, renasceu sua relação com o Tricolor baiano. Uma nova relação, que ainda dá seus primeiros passos.

Torcida do Bahia pode fazer a diferença até fim do 1º turno

Este namoro reatado, no entanto, ainda não mostra o brilho da paixão antiga. Nos dez jogos disputados na praça esportiva neste ano, o Bahia teve triunfos em apenas três. Amargou, ainda, duas goleadas para o principal rival, o Vitória. O tempo de relacionamento é curto, é verdade. E ainda há pela frente oportunidades infindáveis para reerguer na Arena o que um dia foi sentido na Velha Fonte. E chances num futuro breve não vão faltar.

Até o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Tricolor terá a torcida ao seu lado em seis partidas, contabilizada aqui a vitória sobre o Goiás, no último domingo. Para melhorar, em duas oportunidades os jogos em casa serão seguidos. Depois de vencer o Esmeraldino, o Bahia terá pela frente o Flamengo, na quarta-feira. Já na 15ª e 16ª rodadas, nova dobradinha da Fonte Nova: no dia 18 de agosto, o Esquadrão pega o Santos; no dia 25, será a vez do Náutico visitar a Arena. A importância de conquistar os pontos disputados em casa em duelos em sequência foi destacada pelo volante Hélder.

RODADA     PARTIDA

10ª - 31/07   BAH x FLA

11ª - 10/07  SAO x BAH

 12ª - 07/08  CAP x BAH

13ª - 11/08  BAH x GRE

14ª - 14/08  CAM x BAH

15ª - 18/08  BAH x SAN

16ª - 25/08  BAH x NAU

17ª - 01/09  POR x BAH

18ª - 04/09  BAH x CRU

19ª - 08/09  FLU x BAH

- Os três pontos foram os mais importantes da rodada e do campeonato para a gente. Com esses dois jogos em casa, a gente tem que respeitar o Goiás e o Flamengo, mas a gente tem que conseguir esses seis pontos, que vão nos manter no G-4 com certeza. O objetivo foi conquistado, mas sabemos que temos que melhorar muito – avaliou o jogador após a vitória sobre o Goiás, no último domingo.

Na 5ª posição da tabela, com 16 pontos – apenas um atrás do 4º colocado, o Coritiba -, o Bahia tem agora em sua torcida a principal arma para entrar no G-4 e por lá ficar até o fim do primeiro turno. Serão 18 pontos em disputa, dos quais 3 já foram conquistados, com os torcedores gritando a plenos pulmões nas arquibancadas da Arena Fonte Nova. Outras quatro partidas ainda serão protagonizadas longe de Salvador: Atlético-PR, Atlético-MG, Portuguesa e Fluminense vão receber o Bahia em suas casas até a 19ª rodada do Brasileirão.

Nova Arena, nova história

Inaugurada em 7 de abril deste ano, a Arena trouxe poucas alegrias ao Bahia até agora. Na temporada, foram dez partidas na Fonte Nova, duas como visitante. Destas, apenas três renderam triunfos. Outras quatro trouxeram o amargo sabor da derrota. Em três destes reveses, o sabor ruim foi realçado pelo adversário: três clássicos contra o Vitória, três derrotas para o Vitória, duas goleadas para o Vitória – 5 a 1 na inauguração, 2 a 1 no segundo Ba-Vi do ano e 7 a 3 no primeiro jogo da final do Baianão. Três empates completam a lista.

Se forem consideradas apenas as partidas em que o Tricolor foi o mandante, o cenário não é muito diferente. Em oito jogos chamando a Arena Fonte Nova de “casa”, o Bahia saiu vitorioso em apenas três. Foi derrotado em três oportunidades (duas contra o Rubro-Negro baiano, pelo estadual, uma pelo Corinthians, já no Brasileirão) e acumulou dois empates.

Confira abaixo o retrospecto do Bahia na Arena Fonte Nova:

07/04/2013 – Bahia 1 x 5 Vitória

Na 4ª rodada da segunda fase do Baianão, a Arena Fonte Nova foi inaugurada - e a festa foi rubro-negra. E com direito a goleada. Diante de quase 40 mil pessoas, Vander, Escudero, Renato Cajá, Michel e Maxi Biancucchi fizeram a festa da torcida do Vitória. Zé Roberto fez o gol de honra do Tricolor baiano.

14/04/2013 – Bahia 1 x 1 Vitória da Conquista

A partida era válida pela 5ª rodada da segunda fase do Baianão e marcava a estreia do técnico Joel Santana. Sob vaias da torcida, o novo treinador assistiu ao empate, que teve gols de Silvio, para o time do interior, e Obina, pelo Tricolor da capital.

24/04/2013 – Bahia 0 x 0 Bahia de Feira

Apesar do empate sem gols, foi com o 0 a 0 com o xará de Feira de Santana que o Bahia garantiu vaga antecipada na semifinal do Campeonato Baiano. A partida foi marcada por um futebol pouco atrativo, muita chuva e vaias da torcida.

28/04/2013 – Vitória 2 x 1 Bahia

Na 8ª rodada da segunda fase do Baianão, o Vitória mandou o clássico na nova Arena. Com gols de Michel e Mansur, o Rubro-Negro voltou a derrotar o Bahia no estádio. Titi marcou o tento tricolor. O confronto marcou ainda o episódio chamada de Revolta da Caxirola, quando os torcedores do Esquadrão atiraram o instrumento musical no campo.

01/05/2013 – Bahia 2 x 0 Juazeiro

Contra o Juazeiro, o Bahia conquistou sua primeira vitória na história da nova Arena. Era a partida de ida da semifinal do Baianão. Com o resultado, o Tricolor poderia perder por um gol de diferença na volta e, ainda assim, iria se classificar para a final do estadual.

12/05/2013 – Bahia 3 x 7 Vitória

Um dia para ser esquecido pela torcida do Bahia. No primeiro jogo da final do Baianão, o Vitória humilhou o Tricolor com a goleada histórica de 7 a 3, imposta na Arena Fonte Nova. Naquele dia, Dinei marcou quatro gols. Fabrício, Gabriel Paulista e Maxi Biancucchi completaram para o Rubro-Negro. Do lado tricolor, Adriano e Fernandão, duas vezes, descontaram.

15/05/2013 – Bahia 1 x 0 Luverdense

Este foi o dia em que o Bahia eliminado da Copa do Brasil, diante de uma Arena Fonte Nova quase vazia. Com a campanha Público Zero levada a sério pela torcida, pouquíssimos torcedores assistiram ao triunfo do Tricolor naquela noite, que, pelo magro placar, deu ao time do Mato Grosso a vaga na 3ª fase da competição. Com a partida, o Bahia teve um prejuízo de quase R$ 42 mil.

07/07/2013 – Bahia 0 x 2 Corinthians

Era a primeira partida que o Bahia mandaria na Arena Fonte Nova pelo Brasileirão. Nas outras duas que disputou “em casa” anteriormente, pelo torneio nacional, uma teve o estádio de Pituaçu como palco, e outra foi realizada no Batistão, em Aracaju. Tudo porque a Arena estava sob domínio da Fifa, que fazia os últimos ajustes para a Copa das Confederações. Naquele domingo, Pato marcou os dois gols do Timão no confronto válido pela 6ª rodada da Série A.

21/07/2013 – Vitória 0 x 0 Bahia

O clássico da 8ª rodada do Brasileirão foi um marco para o Tricolor. Apesar do 0 no placar, foi naquele dia que a equipe mostrou que estava no mesmo nível do Vitória. Em campo, nem sombra do time que havia sido humilhado duas vezes no início da temporada. Quase 40 mil torcedores assistiram àquele Ba-Vi, que teve mando de campo rubro-negro.

28/07/2013 – Bahia 2 x 1 Goiás

Foi a primeira vitória tricolor na Arena Fonte Nova pelo Brasileirão e dia marcante para o meia-atacante Marquinhos, que desencantou e marcou os dois gols do Bahia. Pelo lado da equipe goiana, Thiago Mendes deixou o dele.


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Tamires Fukutani - Globoesporte.com

Foto: Ulisses Dumas / Ag. BAPRESS / Divulgação