Postado por - Newton Duarte

Problema em 2015, defesa segue como dor de cabeça do Bahia em 2016


Retaguarda do Bahia sofreu 17 gols nesta temporada e passou nove de 22 partidas sem ser vazada. Diretoria da equipe busca reforços para compor o setor no Brasileiro

Não era segredo para ninguém. Muito pelo contrário. De tão evidentes, os problemas defensivos do Bahia em 2015 foram reconhecidos até por Sérgio Soares, treinador do time durante a maior parte da temporada passada. A bola aérea era um pesadelo. E assim, entre falhas individuais e coletivas, 41 gols foram sofridos durante a Série B – 75 durante o ano inteiro. O desempenho provocou mudanças. Jailton e Gabriel Valongo passaram a treinar separados dos demais atletas. O volante Éder concordou em recuar para encorpar o setor e Lucas Fonseca foi contratado. O roteiro, contudo, seguiu sem grandes mudanças. Assim como em 2016, a defesa é um setor crítico.

Volante de origem, Éder foi recuado para atuar como zagueiro DIVULGAÇÃO/EC BAHIA Mapa de gols sofridos pelo Bahia em 2016 ARTE/GLOBOESPORTE.COM

Em quatro meses da atual temporada, o Bahia disputou 22 jogos oficiais e sofreu 17 gols, média de 0,77 gol por partida. A defesa tricolor não foi vazada em nove jogos, o que corresponde a 40,9% do total. Os números mostram que, em mais da metade dos jogos, o time treinado por Doriva foi obrigado a buscar a bola no fundo das redes. No entanto, o desempenho é superior quando comparado ao Bahia de 2015. Na temporada passada, a equipe de Sérgio Soares chegou ao fim de abril com 25 partidas disputadas e 26 gols sofridos, média de 1,04 gol por jogo.

Se os amistosos disputados em 2016 forem colocados na balança, o quadro da defesa fica ainda pior. Contra o Santos, o time empatou em 2 a 2. Contra o Orlando City, o cenário foi desolador. O time americano goleou o Tricolor por 6 a 1. A bola aérea voltou a se mostrar uma grande ameaça. Na partida, disputada no estádio Citrus Bowl, em Orlando, o zagueiro Seb Hines marcou nada menos do que quatro gols de cabeça.

Em partidas oficiais, a bola aérea não foi uma ameaça real. Apenas um gol foi sofrido pelo alto, contra o Colo Colo. As falhas individuais e coletivas, contudo, se proliferaram. Dos 17 gols sofridos em 2016, ao menos nove surgiram de erros dos defensores. Contra o Juazeirense, na estreia do Campeonato Baiano, o lado esquerdo sofreu dois apagões. No clássico contra o Vitória, Hayner errou ao tentar cortar um passe para Vander e o jogador rubro-negro ficou livre para empurrar a bola para o fundo das redes. No mesmo jogo, a retaguarda tricolor se equivocou na saída de bola e Tiago Real ampliou.

A falha mais grave ocorreu na Copa do Nordeste. Contra o Santa Cruz, pelas semifinais do regional, Robson errou ao receber passe de Paulo Roberto e foi desarmado por Grafite, lance que resultou no gol solitário da partida e que eliminou o Tricolor da competição.

Dois dias após o jogo contra o Cobra Coral, o goleiro Marcelo Lomba saiu em defesa do setor, que segue em 2016 com críticas semelhantes às de 2015.
- Não é justo. Eu sei que há uma pressão que vem do ano passado. Justo, não acho. Vejo várias pessoas criticando a nossa bola aérea. Vou tirar o jogo dos EUA [contra o Orlando City, quando o Bahia perdeu por 6 a 1] que foi horrível, mas que a gente foi sem condições de jogar em alto nível. A gente pagou por isso. Ninguém queria errar, e acabamos errando várias vezes. Vou descontar esse jogo. A gente tomou um gol de bola área. Sabe qual foi? Em Ilhéus, impedido. É o que eu me recordo. Aí eu fico ouvindo as pessoas baterem que a gente não tem bola aérea o tempo todo. A gente tomou um gol esse ano, impedido. A gente se cobrou muito no sistema defensivo. No início, a gente demorou um pouco, porque o Doriva veio com uma metodologia diferente. A gente demorou um pouco a entender. Correu riscos? Correu riscos. Mas acho que, a partir de um certo momento, o sistema defensivo começou a dar respostas. No último jogo, a gente tomou um gol que não queria ter tomado. Acabou esse gol sendo decisivo. Mas eu acho que os meninos, Robson e Éder, acabaram levando a melhor em 90% dos lances, ou mais. Acabamos pagando caro pelo gol sofrido. Durante os 90 minutos, acreditei muito que a gente fosse fazer o gol, porque tivemos chances, mas a gente não conseguiu. A gente sai triste. Doeu um pouco pela nossa campanha, pela nossa forma de jogar, pelo time que a gente tem. A gente queria muito a Copa do Nordeste, mas agora tem o Campeonato Baiano, e, graças a Deus, a gente pode disputar o tricampeonato, porque é uma motivação maior - disse Lomba.

Problema Zaga BahiaDefesa do Bahia é alvo de críticas desde a última temporada FRANKIE MARCONE

A diretoria tricolor não esconde que a busca de reforços para a zaga é uma prioridade. Até o momento, 12 jogadores foram contratados em 2016 para integrar o elenco comandado por Doriva. Lucas Fonseca foi o único zagueiro que desembarcou no Fazendão desde janeiro. Os nomes de Ronaldo Alves, do Náutico, Nathan, do Palmeiras, Werley, do Grêmio, e Léo, do Cruzeiro, foram especulados, mas as negociações não vingaram. Com opções escassas, um jogador formado no clube ganhou espaço mesmo sem atuar em sua posição de origem. Durante a pré-temporada, o treinador pediu ao volante Éder para atuar como zagueiro. O atleta aceitou e atualmente é titular do time.

- A questão do zagueiro, foi o Doriva realmente [o responsável] porque eu fiz alguns treinos no início da temporada meio que completando o time e fui treinando bem, fazendo o que ele queria. E ele foi me passando confiança. Disse que eu poderia jogar ali tranquilamente se eu mantivesse o trabalho. [...] Teve um treino, acho que já na terceira ou quarta semana [de treinamento], que estavam o Doriva e o Eduardo [Souza], auxiliar técnico, e aí o Eduardo falou: 'Éder, pensa na floresta e não na árvore'. E isso eu fui para casa refletindo e eu comecei a pensar no meu futuro, realmente. E eu abracei a causa. Não sei o que pode acontecer. Pode chegar um outro treinador ou eu ir para um outro clube e jogar de volante, de lateral ou que seja, mas, o meu momento, já pensando no meu futuro, eu acho que estou bem encaixado de zagueiro e se for para ser, será - comentou o jovem de 21 anos.

Volante de origem, Éder foi recuado para atuar como zagueiro DIVULGAÇÃO/EC BAHIAVolante de origem, Éder foi recuado para atuar como zagueiro DIVULGAÇÃO/EC BAHIA

Éder é uma das quatro alternativas que Doriva possui para formar a defesa do Bahia. Destes, três são jovens revelados pelo clube e possuem menos de 23 anos. O atleta mais experiente à disposição do técnico é Lucas Fonseca, com 30 anos, uma vez que Gustavo, de 34, anos, sofreu uma lesão no joelho e só voltará a jogar no segundo semestre. Doriva também pode contar com Rodrigo, que atua no time sub-20, e o clube possui ainda Ewerton, que está emprestado ao Santa Rita de Alagoas.
Para a Série B, a meta é dar novas opções ao técnico. A competição terá início em maio e o Bahia estreia conta o Avaí. Chance para a diretoria tricolor devolver a estabilidade perdida desde a saída de Titi. O defensor deixou o clube baiano com destino ao futebol turco em julho do ano passado e desde então a defesa passou a demonstrar instabilidade. O cargo de xerife está em aberto. Quem será o responsável por ocupá-lo?

Leia mais:
Sócios do Bahia começam a chegar para Assembleia Geral na Fonte Nova
Doriva pede atenção especial com Marinho: “Neutralizar o jogo dele”
Para revista inglesa, Ba-Vi está em 42º como maior clássico do mundo
Sem Rômulo, Bahia faz treino tático no Fazendão
Terceira opção no Bahia, lateral vai reforçar rival do Esquadrão na Série B
Hayner volta aos treinos, e Doriva comanda trabalho tático no Fazendão

Fonte: Ge.com