Postado por - Newton Duarte

Projeto de Bobô pode trazer reconhecimento de 'Patrimônio Imaterial' para a Torcida do Bahia

Bobô apresenta projeto para transformar torcida do Bahia em Patrimônio Cultural Imaterial

Deputado foi um dos líderes da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 do Bahia

Reconnhecida nacionalmente por mostrar força e garantia de grandes públicos no estádio, a torcida do Bahia está prestes a se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O projeto será apresentado na Assembleia Legislativa na próxima semana e tem autoria do deputado Bobô (PCdoB), ídolo Tricolor e campeão brasileiro pelo time em 1988, e co-autoria do deputado Sandro Régis (DEM).

“A ideia partiu de um grupo grande de torcedores e acontece em momento muito oportuno. Recentemente a torcida do Bahia deu um exemplo de democracia para o país, quando usou sua força para implantar eleições diretas para a presidência do clube”, revelou o parlamentar em entrevista ao VN.

“O juiz Moro é um tucano de toga”, diz deputada do PT após investigações da Operação Acarajé

No último dia 19, o bicampeonato brasileiro de 88, que teve Bobô como um dos líderes da conquista, completou 27 anos. “Eu e os demais jogadores recebemos diversas homenagens e as cobranças aumentaram. Todos sabem a importância e o tamanho da torcida do Bahia. É algo que se tornou cultural mesmo. Tanto o torcedor quanto o clube se transformaram em parte da história do estado”, disse.

Sobre os problemas que o título pode causar com a torcida do rival Vitória, o parlamentar não se mostrou preocupado. “O Bahia é um grande clube, de muita tradição. Apesar da rivalidade, os torcedores do Vitória não podem ficar chateados com a homenagem”, ponderou.

Por não se tratar de projeto que necessite passar por comissões, Bobô acredita que no mês de março aconteça a votação no plenário. “O rito deve ser bem mais rápido que de outro projetos. Vamos apresentar ao presidente Marcelo Nilo e então é só aguardar a votação. Já existe precedente nos estados do Rio de Janeiro e do Pará”, concluiu.