Postado por - Newton Duarte

Quando o futebol parou Grande Guerra no Natal e virou música de Paul McCartney

Jogo de futebol parou Grande Guerra no Natal e virou música de 'sir' Paul

Armistice Day football match at Dale Barracks between german soldiers and Royal Welsh fusiliers to remember the famous Christmas Day truce between germany and Britain    PCH

Há cem anos, no dia 25 de dezembro de 1914, algo totalmente inesperado aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. E o esporte, mais uma vez, teve papel importante. Uma confraternização entre inimigos terminou em uma "pelada" de futebol em pleno campo de batalha, numa trégua que ficou famosa e virou até música de Paul McCartney.

Ingleses e alemães passaram a noite do dia 24 em combate na Bélgica, na região de Comines-Warneton, próxima à fronteira com a França. Segundo relatos da época, fazia muito frio e os soldados estavam em suas trincheiras, com água até a altura dos tornozelos.

Depois de uma madrugada barulhenta, às 6h do dia 25 tudo ficou em silêncio. E cinco horas mais tarde, de acordo com reportagem do The Times, a torre de comando inglesa recebeu um estranho recado: todas suas trincheiras estavam vazias e os ingleses confraternizavam com os alemães.

A história diz que tudo começou quando um alemão disse ao inimigo: "Inglês, por que você não vem aqui". Um soldado britânico deixou a arma para trás e começou a caminhada no campo de batalha. Aos poucos, mais integrantes dos dois lados fizeram o mesmo e logo estavam se cumprimentando.

Trocaram cigarros e a comida que tinham, além de rum e água quente, e beberam vinho. Foi quando um inglês teve a ideia de organizar um jogo ali mesmo. A vitória foi da Inglaterra, por 3 a 2. Os dois lados cantaram músicas de Natal, mesclando canções em inglês e alemão. Até oficiais se juntaram aos soldados, ainda incrédulos diante do que viam.

Ao fim do dia, as tropas voltaram para suas respectivas trincheiras e fizeram um acordo: nenhum tiro seria disparado até a meia-noite. A batalha só recomeçaria no primeiro minuto do dia 26.

A história inspirou a música e o videoclipe de Pipes of Peace, de McCartney. No vídeo, o ex-Beatle interpreta dois personagens: um soldado inglês e um alemão. A história também foi lembrada pela Uefa, que no início do mês inaugurou um monumento na região onde aconteceu a famosa trégua, em um dos jogos mais inusitados do futebol.