Postado por - Newton Duarte

Queijo Suíço, só que Baiano

Peneira tricolor: sistema defensivo não anda em sintonia nas últimas rodadas

Bahia levou 12 gols nas últimas cinco rodadas. Tricolor tem a oitava defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro

Entra ano, sai ano, muda o treinador e o Bahia não muda o estilo de jogar.  São três volantes e um time com uma certa consistência defensiva. O problema é que nas últimas rodadas, o sistema defensivo tricolor tem deixado a desejar.

Foram 12 gols sofridos nas últimas cinco rodadas, média de 2,4 por partida. Números que refletem diretamente na situação do Bahia na tabela. São cinco partidas sem vencer, 14ª colocação e apenas um ponto de distância para a zona de rebaixamento.

A última vez que o tricolor não levou gols foi no triunfo por 2x0 sobre o lanterninha Náutico, 25 de agosto, na Fonte Nova. Também pudera, o time pernambucano só marcou dez gols nas 20 partidas que disputou. Na ocasião, o Bahia ocupava a sétima colocação. Ali foi a última vitória. O time sofreu até agora 28 gols nesta Série A. Tem a oitava  defesa mais vazada. O próximo rival, o Internacional, sofreu um gol a mais. Esperança de mais gols na Fonte Nova, quinta-feira.

Se a defesa não anda correspondendo, o ataque está tentando. Nos últimos dois jogos, foram quatro gols marcados. Contra os gaúchos, é preciso segurar D’Alessandro, Leandro Damião e companhia e seguir no mesmo ritmo no setor ofensivo. E para garantir bola na rede, o tricolor conta com dois reforços. O atacante Fernandão volta ao time após cumprir suspensão. O camisa 20 tem oito gols e é o artilheiro do Bahia no campeonato.

Marquinhos - O técnico Cristóvão Borges ganhou outra boa notícia. O atacante Marquinhos Gabriel está totalmente recuperado de uma lesão na coxa, que o deixou fora das últimas três partidas. Marquinhos era titular absoluto até sair do time e fica como opção para a vaga de William Barbio ou Wallyson contra o Internacional.

William Barbio, que marcou um gol e deu uma assistência no empate em 2x2 com o Coritiba, acredita que o momento do time é bom. “Acho que depois do jogo do Criciúma, o time ganhou uma confiança maior. Está bem melhor do que terminamos o primeiro turno. Agora é treinar esses dias que faltam pra buscar esse resultado, que será muito importante”, comentou.


Fonte: Cecílio Angelico – Ibahia

Foto: Arisson Marinho – Correio*