Postado por - Newton Duarte

Quem é quem na disputa da fase de grupos da Champions League

Liga dos Campeões sem sustos na primeira fase

Os gigantes da Europa podem ficar tranquilos. O sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Uefa não deixou ninguém em apuros. Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona, Chelsea, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Manchester City, Atlético de Madrid, Mônaco... salvo uma grande surpresa, nenhum dos favoritos deverá ter problema para avançar ao mata-mata, embora, claro, nem todos em primeiro lugar na sua chave.

GRUPO A - Atlético de Madrid, Juventus, Olympiacos e Malmo

O atual campeão espanhol e vice europeu corria risco de enfrentar rivais muito mais difíceis na primeira fase. Já imaginou se os adversários fossem Manchester City, Bayer Leverkusen e Mônaco? Ou Borussia Dortmund, Liverpool e Roma? Havia essas possibilidades. Não há dúvida, a chave ficou de muito bom tamanho para o Atlético de Madrid. Juventus é o favorito para a outra vaga, e o Olympiacos é o azarão que tentará aprontar.

GRUPO B - Real Madrid, Basel, Liverpool e Ludogorets

O risco que corria o Atlético de Madrid era o mesmo do Real (e também do Barcelona). No fim, os decacampeões europeus já podem incluir as oitavas de final em seu planejamento para a temporada. Liverpool também não pode reclamar: na temporada que marca sua volta à Liga dos Campeões, já tem a classificação encaminhada, provavelmente em segundo na chave. Com alguma sorte, dá até para sonhar com a liderança?

GRUPO C - Benfica, Zenit, Bayer Leverkusen e Mônaco

Tem tudo para ser o grupo mais divertido (para os torcedores neutros, claro). Alguém pode apostar nos classificados? Equilíbrio total numa chave formada por clubes emergentes na Europa que tentam dar o pulo do gato: Benfica já foi bicampeão continental há meio século (1961 e 1962) e é o atual vice da Liga Europa, Bayer Leverkusen (2002) e Mônaco (2004) já foram vice da Liga dos Campeões na década passada e o Zenit ainda busca reviver sua melhor temporada, 2008, quando ganhou a antiga Copa da Uefa (hoje Liga Europa).

GRUPO D - Arsenal, Borussia Dortmund, Galatasaray e Anderlecht

Outra chave com relativo equilíbrio, com ligeiro favoritismo para Borussia Dortmund e Arsenal. Galatasaray e Anderlecht, no entanto, não são adversários que entrarão em campo previamente conformados com a derrota. Especialmente o time turco, que sempre conta com a fanática torcida como aliada. Se bem que os torcedores turcos, cada vez mais, têm extrapolado em comemorações e brigas, o que acaba prejudicando o clube.

GRUPO E - Bayern de Munique, Manchester City, CSKA Moscou e Roma

Francesco Totti, às vésperas de completar 38 anos, Daniele de Rossi, Gervinho e Seydou Keita terão de jogar muito para que a Roma consiga atrapalhar a caminhada aparentemente tranquila de Bayern de Munique e Manchester City rumo à classificação. A disputa entre os dois favoritos, essa sim acirrada, será para garantir a primeira colocação.

GRUPO F - Barcelona, Paris Saint-Germain, Ajax e Apoel

Outro grupo com dois favoritos declarados às vagas, com disputa forte pela liderança. Barcelona e Paris Saint-Germain fizeram um duelo equilibradíssimo há duas temporadas, nas quartas de final (dois empates, e o Barça avançou por ter marcado mais na casa do adversário). Ajax é a terceira força, mas não deve ser ameaça à dupla favorita.

GRUPO G - Chelsea, Schalke, Sporting e Maribor

O time inglês, dirigido por José Mourinho, tem a primeira colocação no bolso. Schalke e Sporting vão disputar a segunda vaga, difícil dizer quem tem mais chances. O mau início na temporada alemã obriga o Schalke a arrumar a casa antes de tentar a sorte na Liga dos Campeões.

GRUPO H - Porto, Shakhtar, Athletic Bilbao e Bate Borisov

Chave equilibrada, Bate Borisov é o único que não almeja classificação. Entre os outros três, não dá para apontar favorito. O Shakhtar pode ser prejudicado pela guerra separatista na Ucrânia, que obrigou o time a jogar fora de casa, na capital Kiev, e pode ter alguma influência também no aspecto emocional dos jogadores. O problema dá a Porto e Athletic Bilbao ligeiro favoritismo.