Postado por - Newton Duarte

Quem é quem no Baianão 2016; Os clubes e o Regulamento

Guia do Baianão: estadual tem clube estreante, busca por tri e recuperação

Competição tem início neste fim de semana, com cinco partidas. Vitória joga no sábado, contra o Jacuipense. Bahia entra em campo no domingo, contra Juazeirense

Após dois meses de hiato, entre férias e pré-temporada, a bola voltará a rolar na Bahia. Neste fim de semana, tem início o Campeonato Baiano 2016, que nesta temporada chega a sua 112ª edição. Os moldes da competição serão os mesmos de 2015. Doze equipes divididas em dois grupos, em que cada time enfrenta rivais da outra chave. Os oito melhores classificados no geral avançam para a segunda fase. Os quatro últimos se enfrentam em partidas de ida e volta na luta contra o rebaixamento.

O Bahia foi campeão da última edição do Campeonato Baiano (Foto: Thiago Pereira)

O Baianão deste ano é encorpado com objetivos individuais de cada clube. O Bahia briga pela conquista da terceira taça consecutiva, feito que não alcança há 28 anos - o último tricampeonato tricolor foi no fim da década de 1980. O Vitória, que está fora da Copa do Nordeste e, portanto, se dedica exclusivamente ao estadual, tem planos de recuperação. Em 2015, o Rubro-Negro foi eliminado nas quartas de final pelo Colo Colo. O elenco comandado por Vagner Mancini sabe que não pode repetir o vexame e promete entrar forte na briga pelo título. 

Além da dupla Ba-Vi, a competição contará com um estreante. Fundado em 2009, o Flamengo de Guanambi subiu de divisão na temporada passada e disputa pela primeira vez o Campeonato Baiano. Outros velhos conhecidos também estão na disputa. Terceiro representante de Salvador, o Galícia tenta reviver glórias do passado. Feirense, Bahia de Feira e Fluminense de Feira defendem as cores de Feira de Santana. Jacuipense será o nome de Riachão do Jacuípe dentro do campeonato.

Do cento-norte do estado, o Jacobina se prepara para disputar o estadual pelo segundo ano seguido. O time que vem do norte da Bahia, da cidade de Juazeiro, é a Juazeirense. A região sul tem como representante o Colo Colo, de Ilhéus. O Baianão 2016 conta ainda com o Vitória da Conquista, clube que nos últimos anos se firmou como terceira força do estado e chegou na final do Baianão de 2015. Conheça abaixo todos os participantes:

A falha na tentativa de subir para a Série A do Campeonato Brasileiro em 2015 promoveu uma reformulação no departamento de futebol do Bahia. Nei Pandolfo assumiu o setor no fim da última temporada e anunciou sete reforços, entre eles o atacante Hernane Brocador, que teve passagem destacada pelo Flamengo em 2013. Doriva será o responsável por comandar o time na busca pelo tricampeonato, feito que o clube não consegue desde 1988.

Hernane marcou os dois gols do Bahia no amistoso contra o Santos (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

A baixa do elenco fica por conta de Kieza. O Bahia tentou renovar o contrato do atleta, que tinha passe vinculado ao Shanghai Shenxin, da China. Foram feitas quatro propostas, sendo três de aquisição em definitivo e uma de empréstimo. Nenhuma delas foi aceita pelo clube chinês, que negociou o atacante para o São Paulo por US$ 1 milhão (R$ 4 milhões). 

A pré-temporada tricolor foi iniciada no dia 4 de janeiro e o grupo realizou um jogo-treino contra o Fluminense de Feira, vencido por 4 a 0, no Fazendão, e um amistoso contra o Santos no último dia 23, na Arena Fonte Nova. A partida terminou em 2 a 2, com dois gols de Hernane para o Bahia.

Sem encontrar locais adequados para treinar e manter o elenco durante a pré-temporada, a diretoria do Bahia de Feira decidiu deixar Feira de Santana em 2016 e migrar para Senhor do Bonfim. Mesmo longe da cidade natal, o Tremendão mantém metas altas. O objetivo é o de repetir o feito de 2011, quando conquistou o primeiro título estadual da sua história.

A principal aposta do elenco comandado pelo técnico Quintino Barbosa é o meia Bruninho. Destaque na campanha de 2011, o atleta, que reúne passagens por Bahia, Vitória, Ceará e Cruzeiro, voltou ao Bahia de Feira para tentar reencontrar o bom futebol após rodar por várias equipes de baixa expressão nos últimos anos.

O Campeonato Baiano 2016 será a primeira competição do clube após a eleição que definiu Raimundo Borges presidente para o quadriênio 2016- 2020. Uma das primeiras ações do novo mandatário foi trazer de volta ao Tigre o técnico Fernando Dourado, que levou o clube a conquista da segunda divisão estadual em 2014.

Elenco do Colo Colo para o Campeonato Baiano 2016 (Foto: Divulgação)

A equipe conta com apostas como Iaguito, lateral-direito de 20 anos formado pelas categorias de base do Cruzeiro, e jogadores experientes, a exemplo de Julio Zabotto, de 32 anos, que atuou por Palmeiras, Grêmio Barueri, Treze e Juventude.

Após quase ser rebaixado na temporada passada, o Feirense optou pela mudança. Para reformular o clube, o presidente Dilson Carneiro Gamela firmou uma parceria com um empresário do ramo de educação e contratou Raimundo Queiroz, ex-presidente do Goiás e ex-diretor de futebol do Vitória, para montar o elenco para a disputa do Campeonato Baiano 2016.

O goiano Henry Lauar foi contratado para comandar o time na disputa do estadual. No elenco da Águia do Sertão, destacam-se dois paraguaios. O lateral-esquerdo Efren Paredes e o meia Eduardo Echeverría defenderão as cores do time de Feira de Santana no Baianão.

Caçula da competição, o Flamengo de Guanambi, fundado em 2009, se prepara para disputar sua primeira edição do Campeonato Baiano. A equipe de Guanambi, município localizado no Centro Sul do estado, será comandada por Edson de Souza Nogueira, o Mazola, que trabalhou no clube na temporada passada.

O Beija-flor do Sertão contará ainda com a experiência do goleiro Rodrigues, de 38 anos, e do meia Peixoto, que atuou por várias equipes baianas, como Feirense, Colo Colo e Bahia de Feira.

Campeão da Copa Governador do Estado de 2015, o Fluminense de Feira chega ao Campeonato Baiano com moral. A esperança é a de reviver glórias antigas, dos tempos em que o Touro do Sertão rivalizava com as equipes da capital e brigava pelo título estadual.

Para alcançar a meta e mostrar força no torneio, a diretoria do Tricolor de Feira de Santana manteve peças que tiveram sucesso na temporada passada. O atacante Dadai, que se destacou com a camisa do Flu, se recuperou de uma tendinite no joelho que o afastou dos gramados no segundo semestre da temporada passada e será opção para o Baianão. O Touro é treinado por Arnaldo Lira.

O Galícia garantiu participação no Campeonato Baiano 2016 em cima da hora. A diretoria granadeira não conseguiu as Certidões Negativas de Débito (CNDs) - exigidas pelo Profut -, e só teve a confirmação de que disputaria o estadual no início da semana, quando a Federação Bahiana de Futebol (FBF) emitiu nota para comunicar que adiaria a exigência do documento.

A preparação da equipe sofreu atraso. O técnico Carlos Rabello foi anunciado uma semana antes do início da competição. O atacante Paulo Roberto, revelado pelo Bahia, foi contratado na última terça-feira. Em compensação, o Galícia estreia somente no dia 11 de fevereiro, após o carnaval.

O Jacobina se prepara para disputar o Campeonato Baiano pela segunda temporada consecutiva. Em 2015, o Jegue da Chapada brigou contra o rebaixamento. Para não repetir o desempenho do último ano, a equipe treinada pelo técnico Edson Ferreira realizou testes e venceu o Campinense por 2 a 0.

Jacobina aposta velhos conhecidos do futebol baiano e promessas do futebol amador (Foto: Divulgação)

A diretoria do Jegue da Chapada apostou em nomes conhecidos no futebol baiano, como o atacante João Neto, que já defendeu as cores do Bahia de Feira e do Bahia, além de promessas do futebol amador, caso de Tony Galego e Vitinho.

Com o estádio Eliel Martins reformado, o Jacuipense mandará as partidas em Riachão do Jacuípe, diferentemente do ano passado, quando teve como casa o Joia da Princesa, em Feira de Santana. Além do estádio, o Leão do Sisal tem a permanência do técnico Clebson Beleza como trunfo para o estadual.

O elenco da equipe foi completamente reformulado para o estadual. O meia Meidson, que na temporada passada agrediu o árbitro Arilson Bispo da Anunciação nas quartas de final do Campeonato Baiano, permanece no grupo de atletas do Leão do Sisal.

Envolvida na disputa da Copa do Nordeste, a Juazeirense sonha alto no Campeonato Baiano. O Cancão de Fogo contratou o técnico Sérgio Araújo, que reúne passagens por clubes do interior do estado e pelas divisões de base de Bahia e Vitória.

Sérgio Araújo é o técnico da Juazeirense para o Baianão e a Copa do Nordeste (Foto: Divulgação)

O elenco da equipe de Juazeiro conta com atletas experientes. O goleiro Tigre, de 30 anos, que já defendeu Galícia, Jacobina, Fluminense de Feira e Camaçari, é um dos pilares da equipe, assim como os atacantes Nino Guerreiro e Sassá.

As lições do primeiro semestre catastrófico de 2015 estão marcadas na Toca do Leão. A eliminação para o Colo Colo nas quartas de final do último Campeonato Baiano provocam efeitos até hoje no Vitória. O Rubro-Negro está fora da Copa do Nordeste 2016 e se dedica exclusivamente ao estadual no início deste ano.

Willian Farias e Leandro Domingues foram contratados pelo Vitória (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória)

A equipe que conquistou o acesso em 2015 foi bastante modificada. Elton, Escudero, Rhayner, Kanu, Pedro Ken, Diogo Mateus e Roberto Fernández, titulares na última Série B, deixaram o Rubro-Negro. Contratações foram feitas para repor os desfalques, a última delas foi o atacante Marinho, que chega ao clube por empréstimo junto ao Cruzeiro.

A pré-temporada da equipe treinada por Vagner Mancini foi iniciada no dia 5 de fevereiro. Desde então, o técnico tenta implantar uma nova formação tática, sem centroavante e com movimentação constante no ataque. Na última terça-feira, o Vitória disputou um amistoso com o Tianjin Quanjian, na Arena Fonte Nova, e venceu por 5 a 1.

O Vitória da Conquista tem se especializado em atormentar a vida dos principais times do estado. Na temporada passada, o Bode chegou até a final do estadual, venceu o Bahia na primeira partida, mas perdeu o jogo de volta, na Arena Fonte Nova, e ficou com a segunda posição.

O técnico Evandro Guimarães, que comandou o time na campanha do ano passado, segue à frente do Bode. No elenco, ele terá velhos conhecidos. O zagueiro Silvio, de 34 anos e longa trajetória no futebol baiano, está no grupo alviverde. Mas o destaque do Vitória da Conquista fica por conta do meia Rafael Granja, que teve grande passagem pela equipe em 2014.

REGULAMENTO

Os dois principais clubes do estado, Bahia e Vitória, serão cabeças de chave na disputa que tem 12 times divididos em dois grupos: o 1 tem Vitória, Bahia de Feira, Colo Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia e Juazeirense; e o 2, Bahia, Feirense, Jacobina, Jacuipense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista.

Na primeira fase, serão realizados apenas jogos de ida, com times de um grupo contra os do outro. Ao término desta etapa, os oito melhores times, independentemente do grupo em que estejam, garantem vaga na fase seguinte. A partir daí, o campeonato entra no formato de mata-mata: quartas, semi e final, sempre com jogos de ida e volta.  O mando de campo da etapa decisiva da competição será definido com base na classificação geral do campeonato.

A equipe que ficar em terceiro lugar no Baianão poderá escolher se quer uma vaga na Copa do Nordeste ou no Brasileirão da Série D. O quarto colocado vai herdar a outra vaga. Com a nova fórmula, o campeonato terá 50 jogos.

A briga contra o rebaixamento também terá mata-mata. Os quatro times com menos pontos na primeira fase se enfrentam: o nono pega o 12º, e o 10º enfrenta o 11º, em partidas de ida e volta. Os dois derrotados caem para a segunda divisão.