Postado por - Newton Duarte

Quem fará o 100º gol da AFN?

Palco do Ba-Vi deste domingo, Fonte Nova já computa 97 gols desde a reabertura

Até hoje, foram 42 duas partidas disputadas no novo estádio, inaugurado no dia 7 de abril de 2013

A abertura da Arena Fonte Nova, por si só, foi um marco histórico para o futebol baiano. Há quase um ano, em 7 de abril de 2013, Salvador (e o Brasil) ganharam um estádio de nível internacional, pronto para abrigar qualquer jogo do esporte mais praticado no mundo. Naquele dia, a goleada de 5x1 do Vitória em cima do Bahia ratificou ainda mais a data histórica.

De lá pra cá, as redes foram bastante balançadas e o gol número 100 da Arena pode vir no Ba-Vi de hoje, às 16h. Até hoje, foram 42 duas partidas disputadas no novo estádio, com 97 gols marcados. Os números ainda mostram que 65 jogadores diferentes fizeram gol na Arena Fonte Nova, com origem em seis países diferentes. Os brasileiros, é claro, são maioria, mas houve argentinos (Escudero e Maxi Biancucchi), uruguaios (Forlán, Cavani, Lugano e Maxi Rodríguez), italianos (Astori, Giacherini, Chielini e Diamanti), um paraguaio (Riveros) e um nigeriano (Mikel). Parte desses goleadores é fruto dos três jogos de seleções disputados na nova Fonte, todos pela Copa das Confederações 2013: Uruguai 2x1 Nigéria, Brasil 4x2 Itália e Uruguai 2x2 Itália.

Artilheiro - Desses 97 gols, nove foram marcados pelo mesmo jogador. O artilheiro da Arena Fonte Nova é o centroavante Fernandão, ex-Bahia e atualmente no Bursaspor (Turquia). Sete destes gols foram feitos pela Série A 2013 e outros dois pelo Baiano do ano passado. Um jogador simbólico neste quase um ano de Arena Fonte Nova é o volante Feijão, emprestado pelo Bahia ao Flamengo. Ele é o mais novo a balançar as redes no estádio e o único a fazer um gol contra. Além disso, marcou na arena o gol 1.000 do Bahia em Campeonatos Brasileiros.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃO e participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

CURIOSIDADES

- 97 gols em 42 jogos: Média de 2,3 gols/jogo

- 65 goleadores

- Artilheiros: Fernandão (9 gols); Dinei (4 gols); Cavani (Uruguai), Obina, Maxi Biancucchi, Rhayner e Marquinhos Gabriel (3 gols)

- Primeiro gol: Renato Cajá (Vitória)

- Gol mais rápido: Branquinho (Bahia)

- 1 gol contra: Feijão (Bahia)

- Placar repetido 0x0 (6 vezes)

- Jogo com mais gols: Bahia 3x7 Vitória

- Goleadores de seis países diferentes: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Itália e Nigéria

- Mais novo a fazer gol: Feijão (Bahia), 19 anos

- Mais velho a fazer gol: Lincoln (Bahia), 35 anos


Fonte: Ivan Dias Marques - IBahia

Foto: Carol Garcia/GovBa