Postado por - Newton Duarte

Quem quer brincar de 'mata-mata'? É assim: 'Eu mato, você morre'!

Quem quer brincar de ‘mata-mata’? É assim: ‘Eu mato, você morre’!

Mais uma vez assistimos estarrecidos a mais um golpe aplicado ao já combalido futebol Brasileiro. O dito ‘mata-mata’ só interessa à emissora detentora dos direitos de transmissão e aos clubes que são proprietários dos estádios onde jogam e recebem os valores arrecadados na bilheteria.

A TV quer alavancar a audiência que, ano após ano, vem despencando. Fala-se numa queda de até 28%. Os ‘grandes’ clubes do Sul/Sudeste projetam aumentar seus faturamentos com o público nos estádios e venda de publicidade.

A TV, em busca de audiência, continuará escolhendo os jogos para a transmissão em horário nobre. Com certeza, os horários alternativos, ficarão para os clubes fora do eixo. Nem exposição da marca terá algum acréscimo. Vivemos numa região pobre. Se quisermos ver nossos clubes, ainda teremos que pagar pay-per-view. É cruel! É desrespeitoso!

Contudo, ainda vemos alguns ‘incautos’ alegarem que os clubes com menor investimento terão chance com este formato de disputa. Só não enxergam o óbvio: a TV desejando recuperar os índices perdidos, fará de tudo para criar na fase final do campeonato Brasileiro pequenos Torneios RJ/SP, com participações especiais de MG e RS. Exatamente os estados onde é medida a audiência e interessa ao mercado publicitário. São as 4 maiores economias do país, Seus ‘PIBs’ mostram isso.

Enquanto isso, aqueloutros que sobrevivem como meros participantes do Brasileirão, continuarão a receber migalhas como cota de TV, e disputando como reles coadjuvantes dos torneios, sempre lutando para não cair.

Para a inserção do mata-mata, seria necessário disponibilizar seis datas. Qual campeonato perderia estas datas? E os clubes que não estivessem nas finais, ficariam parados? Nada justifica.

Não bastou a CBF abrir vagas privilegiadas para os “sempre mesmos” participantes da Copa Libertadores das Américas na Copa do Brasil? Entram na 3ª fase, “pegando o filé” do torneio.

Conseguimos ter um modelo pior que o da Espanha, já questionado em todo o mundo.

Acredito que seria o momento de barganhar os modelos. Se querem o ‘mata-mata’, diminuam então o abismo econômico existente. Contratos podem ser alterados. A Rede Globo elevou a cota de Corinthians e Flamengo. E daí? Não mudou o contrato?

É apenas uma utopia, eu sei.

Resumindo: Os ricos ficarão mais ricos. Os pobres ficarão mais pobres, Nem um aumento da exibição da marca, já citada acima, está sendo discutida.

Melhorar o espetáculo ninguém fala.

Tudo pela vontade da TV.

Ao final veremos os clubes menores, aceitando tudo como cordeirinhos.

Em troca, seus dirigentes receberão “mimos” secretos do tipo: Agendas, canetas, e afins. Ficarão ricos (de agendas, canetas, e afins) enquanto “seus” clubes, cada dia mais pobres.

Para que se preocupar com clube de futebol quando você está rico de “Agendas, canetas, e afins”, e ainda poderá ser convidado para aparecer num programa esportivo em Rede Nacional? Tudo oferecido secretamente pela TV e pela CBF.

É para que o Corinthians, Flamengo e seus comparsas “não saibam”.

Um bem bolado!

A foto acima, diz tudo!

Me deixe!!