Postado por - Newton Duarte

Quem vende mais camisas no Brasil? Entenda

Nas lojas e na internet, Flamengo é líder em vendas em 13 estados brasileiros

Compilados referentes ao primeiro semestre de Centauro e Netshoes evidenciam alcance nacional do clube 

Torcida do Flamengo no Maracanã (Foto: Rodrigo Tolentino / Flamengo)

O Flamengo não é só o time de futebol que mais vende camisas no Brasil. É também o que vende em mais estados. ÉPOCA teve acesso às listas de mais vendidos da Centauro e da Netshoes, ambas de 1º de janeiro a 30 de junho de 2015, para acompanhar o comércio esportivo em lojas físicas e na internet. O rubro-negro carioca lidera em 14 estados na primeira varejista e em 13 estados na segunda.

Na Centauro, portanto em lojas físicas, o Flamengo é o mais vendido em: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e, ufa, Tocantins.

Perceba que muitos desses estados não têm um time de futebol representativo, que jogue primeira ou segunda divisão, mas muitos têm. Goiás tem pelo menos três: Goiás, Atlético-GO e Vila Nova. Santa Catarina tem quatro: Figueirense, Avaí, Criciúma e Joinville. Mas é o Flamengo que fica com o dinheiro de goianos e catarinenses.

Na Netshoes, segure o fôlego, o Flamengo é líder em: Pará, Rondônia, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O fato curioso, no caso da internet, é que até em Minas Gerais, onde há dois times consolidados, o Flamengo fica em segundo lugar nas vendas, atrás do Cruzeiro, à frente do Atlético-MG.

Os compilados das varejistas não revelam volume (número de peças comercializadas), nem receita (dinheiro arrecadado pelos lojistas).

Ranking das camisas

A Centauro lançou site para que torcedores acompanhem, com atualização diária, o ranking de camisas mais vendidas do futebol. Em agosto, mês seguinte ao compilado do primeiro semestre que ÉPOCA teve acesso, o Flamengo já lidera com 30% do total.

Quais os três clubes que mais vendem camisas na Centauro por estado em 2015

Em lojas físicas, Flamengo leva vantagem na maioria das regiões, mas clubes locais também estão entre mais vendidos

Quais os três clubes que mais vendem camisas na Netshoes por estado em 2015

Na internet, Flamengo predomina na maioria das regiões, e já há times estrangeiros entre mais vendidos em alguns locais