Postado por - Newton Duarte

Racismo é o destaque negativo do futebol em 2014

Racismo é o destaque negativo do futebol em 2014, dizem comentaristas

Jornalista José Roberto Burnier e Marco Antônio Rodrigues afirmam que episódio de ofensas a Aranha em Porto Alegre virou caso exemplar

Qual o destaque negativo de 2014 no futebol brasileiro? Na opinião de comentaristas do “Arena SporTV”, os episódios de preconceito racial foram a marca negativa do esporte no ano. O jornalista José Roberto Burnier lembrou o caso mais emblemático, o do goleiro Aranha, do Santos, que foi chamado de macaco durante um duelo contra o Grêmio, na Copa do Brasil, no estádio do rival. O repórter da TV Globo defendeu que atos de discriminação racial sejam punidos, como aconteceu com torcedores do Tricolor gaúcho vistos ofendendo o jogador.

- São o destaque negativo do ano esses eventos de discriminação que aconteceram, o caso do Aranha. Fiquei muito aborrecido depois com o técnico que achou que o Aranha estava fazendo onda. É o tipo da coisa com o qual devemos ter muito cuidado. Nesse momento, o Luiz Felipe não tomou cuidado. Talvez tenha dito de forma impensada. Mas de maneira nenhuma o Aranha iria parar o jogo e inventar uma história dessa. A moça está pagando caro pelo que fez. Acho que não tem que ter pena. Tem que ter pena das pessoas que são esculhambadas pela discriminação racial.

Além de Aranha, outros episódios de racismo marcaram negativamente o futebol e jogadores brasileiros. Na Espanha, o lateral Daniel Alves, do Barcelona, comeu uma banana jogada em campo como forma de protesto. Tinga, do Cruzeiro, e Arouca, do Santos, também foram ofendidos verbalmente em partidas de futebol. Na visão do comentarista Marco Antônio Rodrigues, Aranha se destacou por sua atitude exemplar no gramado da Arena do Grêmio.

- Queria fazer minha homenagem ao Aranha pelo comportamento dele, por sua clareza como colocou o problema. Fiquei um admirador do Aranha pelas atitudes que tomou durante este episódio.

Aranha foi alvo de racismo e levantou a discussão dentro do futebol (Foto: Marcos Ribolli)