Postado por - Newton Duarte

Rádio tem crescimento recorde de publicidade

Companheiro do torcedor, rádio tem crescimento recorde de publicidade

Segundo pesquisa, veículo teve crescimento maior que o da internet em 2012 e ouvintes podem se dividir em até quatro emissoras diferentes

Assim como nos veículos impressos de comunicação, ou mesmo nas emissoras de televisão, o rádio também tem suas dificuldades financeiras, mas segundo o publicitário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Antônio Jorge Pinheiro, as rádios dos grandes centros convivem com uma realidade muito melhor, como em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Os investimentos publicitários são crescentes historicamente, e o rádio, fiel escudeiro dos torcedores nos estádios brasileiros, fica com uma boa fatia deles.

- O investimento publicitário nunca caiu. Se a gente considerar historicamente, ele vem crescendo ano a ano. Independente das correções da tabela de preço, a cada ano que passa o investimento cresce. Em 2012, no projeto Inter-Meios, parceria da consultoria Price waterhouseCoopers e o grupo Meio & Mensagem, que audita o investimento em publicidade, esse número foi de R$ 44,8 bilhões, mais de 1% do PIB brasileiro é investimento em publicidade. O rádio, nos últimos dez anos, tem em torno de 4% desse bolo - informou o publicitário, no “SporTV Repórter”.

Ainda segundo o professor Antônio Jorge Pinheiro, o público consumidor escolhe uma determinada rádio por uma programação específica e o mercado publicitário acompanha essa tendência, como no espaço destinado ao esporte nas emissoras.

BELAS DA TORCIDA:

A Bela Tricolor Katiely Kathissumi conta com seu voto

Não deixe de ler:

'Não prometemos contratar nenhum jogador', garante Sidônio

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

- Não dá para você programar o meio "rádio" programando uma emissora, como dizer que "o rádio é importante para essa marca e elegemos essa emissora". As próprias emissoras sabem que não existe essa exclusividade. Na hora do esporte você vai ter até quatro emissoras, por exemplo, que normalmente você tem o hábito de ouvir, o que distribui o investimento.

A última análise dos investimentos, feita pelo mesmo projeto Inter-Meios, revelou que, em 2012, o rádio teve um crescimento em investimento publicitário maior até mesmo que a internet.

SporTV Reporter - Nas ondas do rádio (Foto: Reprodução / SporTV)

Principais rádios do país concentram os maiores investimentos publicitários


Fonte: SporTV Repórter

Foto: Reprodução / SporTV