Postado por - Newton Duarte

Rafael Miranda comemora ‘linha de corte’ menor para degola

Rafael Miranda comemora ‘linha de corte’ menor para degola: ‘Maravilha’

Volante destaca que Bahia vai lutar para fazer o maior número de pontos possível e revela que não assiste a jogos dos adversários: ‘Muito nervoso’

Ao fim de cada rodada do Campeonato Brasileiro, torcedores e comissões técnicas têm lápis e papel a postos para desenhar os próximos passos na competição. De olho na tabela e nos próximos confrontos, é hora de delinear estratégias e calcular riscos de rebaixamento ou chances de objetivos altos no Brasileirão.

No caso do Bahia, a preocupação é com o Z-4. Após a 33ª rodada da Série A, o risco de degola do Tricolor baiano é de 32%. A boa notícia, no entanto, é a diminuição da ‘linha de corte’ para o rebaixamento, devido à fraca pontuação dos times do Z-4. Na rodada anterior, Oswald de Souza havia calculado que, se um time somasse 47 pontos, o risco de cair seria de 1%. Agora ele já não considera a hipótese de queda com essa pontuação. Com 46 pontos o risco é de 3%. Com 45 pontos, então, a possibilidade é praticamente nula.

'Isso são números, teoria', diz volante sobre probabilidade de degola

O Tricolor baiano, que tem 39 pontos, na 15ª posição, almejava três vitórias nas partidas que tem na Arena Fonte Nova até o fim do Brasileirão. Agora, com a possibilidade de deletar o perigo de descenso aos 45 pontos, dois triunfos seriam suficientes para que a equipe respirasse aliviada. Nesta segunda-feira, o volante Rafael Miranda comemorou o novo índice, mas deixou claro que isso não torna os esforços dentro de campo menos intensos.

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Bahia 0 x 0 Atlético-MG - Raio-X - Melhores Momentos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

- Isso são números, é teoria. A gente não pode se preocupar muito com isso. Claro que vamos buscar três vitórias, mas se 45 nos salvar e der a garantia de Primeira Divisão, maravilha! A gente fica feliz com isso. Mas tudo vai depender de a gente fazer o nosso papel e voltar a ganhar. Se com duas vitórias nos livrarmos, ótimo. Mas vamos em busca do maior número de pontos possíveis para atingir 46, 47... O que nos der, matematicamente, a permanência na Primeira Divisão. Mas se 45 consolidar essa permanência, maravilha - afirmou.

- O que a gente tinha conversado, até antes da partida contra o Grêmio, era que teríamos sete finais pela frente. Começou contra o Grêmio, um ponto conquistado fora de casa que foi bom. O empate com o Atlético-MG não era o que a gente esperava... Por ser em casa, a gente esperava a vitória. Mas, pela circunstância e pela equipe que é o Atlético-MG, não foi ruim. O que a gente combinou é pontuar o máximo possível. A gente não pode pensar em duas vitórias, três vitórias... Porque a gente não sabe ainda o que nos garante. É pontuar o máximo possível, se dedicando e tentando vencer todas as partidas para sair logo dessa situação, que incomoda muito - completou.

Mas o jogador não fica de olho apenas na campanha do Bahia no Brasileirão. Em um torneio disputado como a Série A, é preciso ficar de olho no desempenho dos adversários, que podem jogar o Tricolor para baixo na tabela da competição. A única peculiaridade, no entanto, é a forma de acompanhar: Rafael Miranda revela que não consegui assistir às partidas dos rivais no torneio nacional.

- Eu seco. Na verdade, eu não assisto porque fico muito nervoso. Já basta a preocupação que a gente tem com a nossa equipe. Ter que torcer contra os outros... Eu seco de longe, em pensamento só. A minha esposa vai me passando os resultados. Eu seco, futebol é assim. Mas ainda bem que hoje a gente só depende de nossas próprias forças. Mas, se entrarmos na zona de rebaixamento, isso já muda. Então a gente tem que valorizar isso, porque dependemos apenas das nossas vitórias e ainda não precisamos contar com os deslizes dos nossos adversários - finalizou.

Nesta quinta-feira, o Bahia terá o Santos pela frente. A partida contra o 9º colocado da tabela será realizada às 18h30m (horário de Salvador), no Pacaembu, pela 34ª rodada do Brasileirão.


Fonte: GE.COM

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia