Postado por - Newton Duarte

Rafael Miranda fala de treino pesado e carnaval: 'Tentando acertar o time'

Após treino com pausas, volante explica: ‘Tentando acertar o time’

'Ele tem que nos orientar', diz volante sobre treinador

Atividade da manhã desta quinta foi marcada pelas interrupções de Marquinhos Santos, que aproveita a semana de treinos para organizar equipe do Bahia

No Bahia, a semana tem sido de treino. Treino pesado e conversa, muita conversa. Na manhã desta quinta-feira, foi justamente a conversa que chamou mais atenção. Em meio ao trabalho tático realizado pelo técnico Marquinhos Santos, o destaque foi a grande quantidade de pausas para que o treinador orientasse os jogadores na atividade.  

Após o treinamento, o volante Rafael Miranda explicou o motivo de tanto bate-papo durante a manhã. Para ele, a iniciativa de orientar os atletas é o caminho certo para acertar a equipe tricolor.  

- As conversas eram para tentar organizar o time. A gente está tentando aproveitar essa semana longa, e o Marquinhos está tentando acertar o time da melhor maneira possível. E quando as coisas, dentro do treino, não acontecem como ele espera, ele para e orienta. Eu acho que essa é a melhor forma mesmo. Ele mostra o que está errado, o que se deve fazer. Por isso, o treino foi tão pausado e parado, para ele poder nos orientar durante o treino - afirmou.  

Rafael Miranda ainda revelou que o papel dos jogadores não é apenas de ouvir. Segundo ele, os atletas se manifestam quando necessário e trocam ideias com o treinador, no intuito de melhorar o rendimento do time.  

- Ajuda, claro! Às vezes quem está de fora tem uma percepção melhor do que está acontecendo. Às vezes a gente também expõe a nossa opinião, que é uma visão diferente de quem está fora. Mas isso é fundamental. O treinador está ali para isso mesmo. Ele tem que nos orientar. E, quando tivermos dúvida ou não estivermos entendendo, temos que questionar, perguntar e expor a nossa ideia também - disse.  

Com essa filosofia, o Bahia ainda terá alguns dias para se acertar na base da conversa e do trabalho forte. Ao todo, serão cerca de 10 dias entre o último jogo e o próximo compromisso oficial, que está marcado para a quarta-feira, dia 5 de março, quando o Tricolor vai enfrentar o Galícia, pela 5ª rodada da 2ª fase do Campeonato Baiano.

Com treinos no carnaval, Rafael Miranda não se incomoda: ‘Natural’

'A gente lida com isso numa boa', garante Rafael Miranda

Com quase dez dias entre jogos, Bahia tem programação de atividades até no fim de semana de carnaval. Volante tricolor destaca profissionalismo do elenco

Entre 27 de fevereiro e 5 de março, a Bahia respira carnaval. Em cada canto do estado e, principalmente, de Salvador, a energia da festa popular se faz presente. Na capital, trânsito modificado, troca de abadás e movimento frenético horas antes do início oficial da festa. No entanto, em outro ponto da cidade, o cenário segue inalterado: no Fazendão, os jogadores do Bahia treinam, alheios ao rebuliço típico desta época do ano.  

E não é apenas no início do carnaval que os atletas devem trabalhar. De acordo com a programação oficial do clube, a sexta-feira e o sábado terão treinos pela manhã. No domingo, atividade no fim da tarde. Mas o que poderia ser encarado com tristeza pela maioria dos soteropolitanos é apenas ‘natural’ para o plantel tricolor. É o que explica o volante Rafael Miranda.  

- Cabe à gente trabalhar, e isso acaba sendo natural. Quem vem de fora pode achar até estranho, que a gente não pode curtir uma festa popular... Mas isso, para a gente, é normal. Claro que, se a gente pudesse escolher, a gente quer se divertir, cada um na sua forma. Mas, na nossa profissão, isso é mais um detalhe. As pessoas gostam de ver os prós, e isso é um dos contras. A gente lida com isso numa boa. Somos profissionais, então não vejo grandes problemas nisso, não – disse o jogador, nesta quinta-feira.  

Rafael Miranda destaca que está habituado à rotina do esporte. Segundo ele, curtir os feriados é um dos planos para a aposentadoria.  

- Estou no futebol há muito tempo, iniciei cedo nas categorias de base. E não me lembro do último feriado que eu pude curtir com a minha família normalmente. Até brinco com a minha esposa que, quando eu parar, quero curtir e programar alguma coisa para o primeiro feriado que vier. Porque não tem isso no futebol - finalizou.  

O Bahia se prepara para enfrentar o Galícia. A partida da 5ª rodada da 2ª fase do Campeonato Baiano está marcada para o dia 5 de março, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio de Pituaçu.


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

O Bahia agoniza! Socorram...

Tillemon insinua 'acordão antilista' em rede social


Fonte: GE.COM

Foto: Rafael Santana e Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia