Postado por - Newton Duarte

Raio-X: Comentaristas 'dissecam' elencos de Bahia e Vicetória

Raio-X: Vitória supera "conjunto" do Bahia e vence duelo com folga

Os comentaristas Darino Sena e Jorge Allan, da TV Bahia, e o editor do jornal Correio* avaliam posição por posição os dois times antes do Ba-Vi: 6 a 3 para o Leão

O primeiro Ba-Vi do ano está marcado para este domingo, mas, no GloboEsporte.com, a disputa entre os dois principais clubes do estado já começou. A dois dias do clássico, reunimos três especialistas do futebol baiano para analisar os jogadores de Vitória e Bahia no tradicional Raio-X. E no duelo posição por posição, deu Rubro-Negro: apesar de viver um momento conturbado, com críticas da imprensa e vaias do torcedor, o time de Ricardo Drubscky venceu o rival com folga, por 6 a 3, com dois empates.

As análises feitas por Darino Sena e Jorge Allan, comentaristas da TV Bahia, e Herbem Gramacho, editor do jornal Correio*, revelam algumas curiosidades. No gol, por exemplo, a experiência foi determinante para que Fernando Miguel superasse Jean de maneira unânime. Peça fundamental em um Vitória que usa a velocidade pelos lados do campo para agredir os adversários, Nino também levou três votos. Na zaga, a experiência de Titi em Ba-Vi's o ajudou a bater Ednei com sobra.

Neste início de temporada, o Bahia alterna bons e maus momentos. É o time de melhor campanha na Copa do Nordeste, mas acumula apresentações abaixo da média no Campeonato Baiano. O Vitória, embora consiga vencer a maior parte dos seus jogos, apresenta um futebol burocrático que irrita o seu torcedor. Por essas e outras, Darino Sena acredita que o primeiro Ba-Vi da temporada será nivelado por baixo. 

- Estou desanimado para esse clássico, para ser sincero. Eu acho que vai ser um clássico de baixo nível. Estou torcendo para que me surpreenda. O Vitória tem problemas na produção ofensiva, o meio não participa do jogo, depende quase que exclusivamente de Vander, o que é muito pouco. O time até está vencendo, mas não mostra evolução, não domina, não funciona dentro de campo. Já o Bahia mostrou bons momentos na temporada, marcação adiantada, troca de passes, mas não mantém uma regularidade, até mesmo dentro das partidas. Contra o Globo FC, venceu no final; contra o CRB, teve que correr atrás do placar; perdeu para a Jacuipense; contra a Catuense, poderia ter feito cinco, mas fez só dois. Eu espero que vença o melhor, não o menos pior. 

Saiba Mais:

Vicetória x Bahia :: Arbitragem definida

Bahia x Vicetória :: A história, os confrontos

Vicetória x Bahia :: Esquema de segurança definido

Vicetória x Bahia :: Tricolor divulga pontos de venda de ingressos

E Também:

Tabela Atualizada do Campeonato Baiano 2015

Troféu UTB - Avaliação dos jogadores Troféu UTB.

A superioridade rubro-negra no Raio-X pode sugerir um favoritismo que, em tese, não existe. Além do popular jargão “clássico é clássico”, o Bahia leva a melhor quando o assunto é coletividade. Essa é a opinião do jornalista Herbem Gramacho.

- No mano a mano, dá 5 a 3 para o Vitória, mas, no sentido coletivo, é o Bahia quem tem mostrado mais desenvoltura como time. Sem falar que vários outros fatores podem decidir um clássico, como o Barradão, uma cobrança de falta, um erro do árbitro, uma expulsão... Sem querer ficar em cima do muro, não ouso apontar um favorito. Palpite? 1 a 1 – afirma.

O primeiro Ba-Vi de 2015, com mando de campo do Vitória, está marcado para este domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Barradão. O Leão, com oito pontos, é o 2º colocado na classificação geral do Campeonato Baiano. O Bahia, com seis, é o 4º.