Postado por - Newton Duarte

Raio X: Quem é quem na Champions League

Raio X: Quem é quem na Champions League

Um guia de quem já se classificou para as oitavas, quem está perto da glória e quem está ameaçado de vexame

Neymar, Diego Costa, Robben e Agüero - garantidos na próxima fase

O fim da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões marcou o fim da linha para alguns times, diminuiu as esperanças de outros e já classificou três clubes para as oitavas de final. Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Manchester City foram os grandes vencedores da rodada, e já se garantiram entre os 16 principais times da Europa.

O Barça venceu o Milan por 3 a 1 e se garantiu porque não pode mais ser ultrapassado por dois times, já que Milan e Ajax (segundo e terceiro colocados) ainda se enfrentam e se "matam". Na chave D, City e Bayern se classificaram de uma vez só com vitórias sobre CSKA Moscou e Viktoria Plzen, respectivamente. Finalmente, o Atlético de Madrid se garantiu nas oitavas com vitória de goleada sobre o Austria Viena.

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Marqueteiros, consultores, vipinhos e vipões, atenção: Estádio não é lugar para o 'Rei do Camarote'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Se a maré está boa para esses quatro times, o mesmo não pode se dizer de outras equipes tradicionais, como Borussia Dortmund (finalista da última edição), Porto e Juventus (ambos bicampeões europeus). A Velha Senhora está em quarto no Grupo B, mas segue dependendo apenas de si para se classificar. No Grupo F, o Borussia vive situação parecida, fora da zona de classificação, mas precisando apenas vencer suas duas partidas restantes para passar de fase. Já o Porto não depende de si - precisa de um auxílio do Atlético de Madrid, que teria de tirar pontos do Zenit.

Entre os que não estão garantidos e tampouco ameaçados, os destaques são Real Madrid e Chelsea. Ambas as equipes estão a apenas um empate na próxima rodada de se garantirem na próxima fase.

SITUAÇÃO DOS GRUPOS

Grupo A

Classificados:Nenhum

Quase lá:Manchester United

Brigam por vaga:Leverkusen e Shakhtar

Quase fora:Real Sociedad

Manchester United 0 x 0 Real Sociedad

O Manchester United perdeu grande chance de disparar na liderança do grupo A da Liga dos Campeões nesta terça-feira. Os ingleses viajaram para a Espanha para encarar a Real Sociedad pela 4ª rodada do torneio continental e viram a principal estrela do time, Robin van Persie, viver noite infeliz e ser o grande vilão do empate em 0 a 0.

Shakhtar Donetsk 0 x 0 Leverkusen

Na outra partida do grupo, o Shakhtar Donetsk recebeu o Bayer Leverkusen em duelo pela vice-liderança e também não saiu do 0 a 0. Os ucranianos contaram com a participação de sete brasileiros em campo e sufocaram os alemães na maior parte do tempo. No último minuto, Luiz Adriano completou cruzamento de Srna e por pouco não fez a festa da torcida.

Com os resultados, o Manchester United chega aos oito pontos e se mantém na primeira colocação do grupo A. O Bayer Leverkusen também segue no segundo lugar, agora com sete pontos. O Shakhtar Donetsk é o terceiro com cinco, enquanto a Real Sociedad, que marcou o primeiro ponto na Liga dos Campeões, permanece na lanterna

Grupo B

Classificados:Nenhum

Quase lá:Real Madrid

Brigam por vaga:Galatasaray, Copenhague e Juventus

Juventus 2 x 2 Real Madrid

O Real Madrid perdeu nesta terça-feira seu desempenho perfeito na Liga dos Campeões. Depois de três vitórias, a equipe do técnico Carlo Ancelotti empatou por 2 a 2 com a Juventus em Turim e adiou sua classificação às oitavas de final da competição continental. Vidal e Llorente marcaram para a equipe italiana, enquanto Cristiano Ronaldo e Gareth Bale fizeram os gols visitantes.

Com o resultado, o Real chegou a dez pontos em quatro jogos e só não carimbou a vaga à próxima fase da Liga dos Campeões por conta de derrota do Galatasaray para o Copenhague fora de casa. Já a Juventus está em situação bem ruim, com três pontos, nenhuma vitória e a lanterna do Grupo B.

Grupo C

Classificados:Nenhum

Quase lá:PSG

Brigam por vaga:Olympiacos e Benfica

Quase fora:Aderlecht

PSG 1 X 1 Anderlecht

Na tarde desta terça-feira, o Anderlecht surpreendeu ao arrancar um empate do Paris Saint-Germain no estádio Parque dos Príncipes. A equipe belga saiu na frente, com gol do holandês Demy De Zeeuw, aos 23 minutos da etapa complementar. Porém, no minuto seguinte, Ibrahimovic deixou o placar na igualdade. Com o resultado, os parisienses seguem no topo do Grupo C, com 10 pontos. Por sua vez, a equipe de Bruxelas, que conquistou seu primeiro ponto na competição, segue na lanterna da chave.

Grupo D

Classificados:Bayern de Munique e Manchester City

Fora:CSKA e Viktoria Plzen

Viktoria Plzen 0 x 1 Bayern de Munique

Surpresa? O Bayern de Munique, atual campeão da Europa, está classificado à próxima fase da Champions League com duas rodadas de antecedência! Nesta terça, os alemães visitaram o Viktoria Plzen na República Tcheca e venceram por 1 a 0 em um duelo complicado, de poucas alternativas. O croata Mario Mandzukic foi o único a balançar as redes na noite.

Com 100% de aproveitamento, os bávaros chegam a 12 pontos no Grupo D e praticamente garantem a primeira colocação com uma vitória na próxima rodada. Por outro lado, o Plzen dá adeus à competição sem ainda ter somado pontos, e tentará brigar ao menos pela terceira colocação para seguir na Liga Europa a partir da segunda metade da temporada.

Grupo E

Classificados:Nenhum

Quase lá:Chelsea

Brigam por vaga:Basel e Schalke 04

Quase fora:Steaua Bucareste

Chelsea 3 x 0 Schalke04

Na tarde desta quarta-feira, o Chelsea venceu o Schalke 04, no estádio Stamford Bridge, em Londres, pelo placar de 3 a 0. O destaque da partida foi Samuel Eto’o, que marcou duas vezes. Demba Ba, que substituiu o camaronês na segunda etapa, fechou o placar do triunfo londrino. Com o resultado, os comandados de José Mourinho chegam aos nove pontos e continuam na liderança do Grupo E. Por sua vez, os alemães seguem no segundo posto, com seis somados.

Grupo F

Classificados:Nenhum

Brigam por vaga:Arsenal, Napoli e Dortmund

Fora:Olympique de Marselha

Borussia 0 x 1 Arsenal

Na tarde desta quarta-feira, a música clássica do Arsenal conseguiu abafar o heavy-metal do Borussia Dortmund. Sensação da temporada, o time inglês venceu por 1 a 0, em pleno Signal Iduna Park, e manteve a liderança do Grupo F da Liga dos Campeões da Europa.

O triunfo no interior da Alemanha fez os Gunners segurarem a ponta da chave e chegarem aos nove pontos. No próximo dia 26, os comandados do técnico Arsène Wenger receberão o Olympique de Marselha, em jogo que poderá confirmar a classificação para os mata-matas da competição continental.

Já a equipe de Dortmund, que não conseguiu implantar o grande barulho do heavy-metal pedido pelo técnico Jürgen Klopp, deixou a zona de classificação para as oitavas de final, já que o Napoli venceu os franceses por 3 a 2. Com seis pontos, os comandados de Klopp voltarão a atuar diante da “muralha amarela”, desta vez contra os próprios italianos.

Grupo G

Classificados:Atlético de Madrid

Brigam por vaga:Zenit e Port

Quase fora:Austria Viena

Atlético de Madri 4 X 0 Áustria Viena

Com 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões, o Atlético de Madri confirmou o bom início de temporada e garantiu, nesta quarta-feira, a classificação para a segunda fase da competição continental com duas rodadas de antecedência. Para conquistar o feito, a equipe espanhola derrotou o Áustria Viena, por 4 a 0, no Estádio Vicente Calderón, contando com a boa participação dos brasileiros.

Logo no início do primeiro tempo, o zagueiro Miranda desceu ao ataque para inaugurar o marcador. Mais tarde, o atacante Diego Costa serviu o meia Raúl Garcia, que não desperdiçou a chance de ampliar. Antes ainda do intervalo, Felipe Luís apareceu na área e fez o terceiro. Já na segunda etapa, Diego Costa fechou a goleada espanhola.

A vitória coloca o Atlético de Madri com 12 pontos conquistados, não só com a classificação antecipada, mas também já com a classificação do Grupo G garantida a duas rodadas do fim. O Zenit, que empatou em 1 a 1 com o Porto nesta quarta, é o segundo com 5, enquanto o time português vem na sequência com 4. O Áustria Viena é o lanterna, com apenas um ponto somado.

Grupo H

Classificados:Barcelona

Brigam por vaga: Milan, Ajax e Celtic

Barcelona 3 x 1 Milan

Messi voltou a dar o ar da graça. Após um "Outubro Negro", quando marcou apenas um gol - justamente contra o Milan, no San Siro - o argentino aproveitou o reencontro com os rossoneri para mostrar o brilho que andava apagado. Depois de abrir o placar cobrando pênalti duvidoso, ver o Barcelona ampliar com Busquets e ter a vantagem ameaçada por um gol contra de Piqué, o argentino mostrou fome de gol no 2º tempo e comandou a pressão catalã até fazer o gol que consolidou a vitória. Neymar voltou a ser destaque, ‘cavando’ um pênalti e participando ativamente da partida. Com este 3 a 1, o Barcelona garantiu a classificação para as oitavas-de-final. Já o Milan contou com uma derrota do Celtic diante do Ajax (1 x 0) para manter a segunda posição do Grupo H.


ARTILHEIROS

Cristiano Ronaldo, Real Madrid, 8

Zlatan Ibrahimovic, PSG, 7

Lionel Messi, Barcelona, 6

Sergio Agüero, Manchester City, 5

Roman Shirokov, Zenit, 5


Fonte: LANCEPRESS! – Goal – Gazeta Esportiva - Terra

Fotos: AFP – FoxSports – GE.COM – Galeria CR7 – Veja – Goal – chelseafcnoticias - ESPN