Postado por - Newton Duarte

Rali Dakar 2015; Conheça os vencedores

Espanhol é penta nas motos, e príncipe do Qatar fatura bi nos carros no Dacar

Após quase 10 mil quilômetros, Marc Coma e Al-Attiyah confirmam favoritismo na prova mais perigosa do mundo. Russo leva a melhor sobre companheiros e é campeão nos caminhões

Após 14 dias, foram conhecidos neste sábado os vencedores do Rali Dacar 2015. E as expectativas acerca de alguns dos principais favoritos foram confirmadas. O espanhol Marc Coma, que sobrou durante a disputa, conquistou seu quinto título na prova off-road considerada a mais perigosa do mundo. O príncipe do Qatar Nasser Al-Attiyah dobrou seu número de triunfos. Quatro anos depois de vencer a prova a bordo de um Volkswagen Touareg, ele brilhou agora com um Mini Cooper.

[**ADS**]

O brasileiro Jean Azevedo, de São José dos Campos, terminou o último trecho cronometrado deste ano em 24º lugar. O piloto da Honda South America Rally Rally Team ficou em 22ª na classificação geral.

Ainda em quatro rodas, mas nos quadris, o polonês Rafal Sonik não deu chance aos adversários para vencer o Dacar pela primeira vez. Assim como Ariat Mardeev, que faturou sua primeira conquista, ao liderar a trifeta da equipe Kamaz no pódio.

Após travar uma intensa disputa com o compatriota Joan Barreda na primeira metade da prova, Coma foi favorecido por um problema mecânico do adversário no oitavo estágio para assumir a liderança da folha de tempos e não mais perdê-la. Este foi o quinto título do espanhol nos últimos sete anos, igualando-se ao francês Cyril Despres, que fez sua estreia nos carros, em 2015.

Al-Attiyah teve durante boa parte do rali a sombra de Giniel De Villiers. Ex-companheiros nos tempos de Volkswagen, os dois se mantiveram na ponta desde o segundo dia e, mesmo com um ritmo forte do sul-africano, o catari conseguiu ampliar a vantagem nos últimos dias para ser bicampeão.

A disputa entre os caminhões foi a que sofreu mais alterações, com os três primeiros trocando de posições constantemente, até que, no sétimo dia, Mardeev assumiu a ponta para não mais largar. Com uma margem de menos de pouco mais de dez minutos para Eduard Nikolaev, ele manteve a hegemonia russa da Kamaz na prova.

Mulher faz história

A espanhola Laia Sanz, da Honda, entrou para história da categoria ao ser a primeira mulher a completar o Rally Dakar na nona colocação do acumulado. Ela superou o feito da francesa Christine Martin, também da Honda, que em 1981 terminou o trajeto disputado entre Europa e África na 10ª posição.

Confira a classificação final do Rali Dacar 2015:

Motos

Marc Coma (ESP) - Crédito: Francois Flamand

1. Marc Coma (ESP) 46h03m49s

2. Paulo Gonçalves (POR) a 16m53s

3. Toby Price (AUS) a 23m14s

Quadris

Rafal Sonik (POL) - Foto: PennoBarro

1. Rafal Sonik (POL) - 57h18m39s

2. Jeremias Gonzalez Ferioli (ARG) a 2h54m50s

3. Walter Nosiglia (BOL) a 3h42m56s

Carros

Nasser Al-Attiyah faturou o bi nos carros com um Mini ALL4 Racing (Foto: Divulgação)

1. Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA) - 40h32m25s

2. Giniel De Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE) a 35m34s

3. Krzysztof Holowczyc (POL) / Xavier Panseri (FRA) a 1h32m01s

Caminhões

Airat Mardeev (RUS) - Foto: Vipcomm

1. Airat Mardeev (RUS) / Aydar Belyaev (RUS) / Dmitriy Svistunov (RUS) - 42h22m01s

2. Eduard Nikolaev (RUS) / Evgeny Yakovlev (RUS) / Ruslan Akhmadeev (RUS) a 13m52s

3. Andrey Karginov (RUS) / Andrey Mokeev (RUS) / Igor Leonov (RUS) a 51m00s