Postado por - Heitor Montes

Ignorando férias mais curtas, Ramires comemora convocação para Seleção Sub-20

Na tarde desta quinta-feira (13), o meia Ramires concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O jogador, de 18 anos, falou à imprensa sobre a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Sub-20, que, em janeiro, irá disputar o Sul-Americano da categoria, no Chile.

Já na próxima segunda-feira (17), a preparação se inicia, e terá paradas apenas para Natal e Ano Novo. Por conta disso, Ramires vai ter que interromper suas férias para se apresentar na Granja Comary. Porém, o meia não reclamou da interrupção do seu descanso. O jogador comemorou a convocação e a projeção que ele poderá ganhar atuando pela Seleção:

Graças a Deus, pude ser convocado para a Seleção, uma sensação inexplicável. É o sonho de todo menino chegar à Seleção Brasileira. [...] Desafio muito bom, me coloca em um patamar elevado. Posso ficar nacionalmente conhecido com a Seleção Brasileira. Aqui, a visibilidade na base é pequena. Mas, com Seleção, pode ficar em um patamar mais elevado, tanto para a base quanto para o profissional.

Ramires deixou de morar no alojamento do Fazendão, tendo se mudado com a mãe a irmã para um apartamento perto do CT tricolor. Porém, sua família não estava na hora em que o jogador recebeu a notícia da convocação. Segundo ele, a comemoração foi ouvindo reggae, ritmo favorito do seu pai, falecido há dois anos:

Eu estava no apartamento. Estava vendo o celular tocando, muitas ligações da família avisando. Eu liguei a televisão, estava assistindo à matéria. Foi na hora que falou que tinha sido convocado. Sensação muito boa, fiquei muito alegre, coloquei a música ainda. Fiquei com medo de alguém reclamar [risos]. Botei o reggae lá. Foi uma sensação inexplicável

No início da temporada, Ramires traçou metas para 2018 e a convocação para a Seleção estava entre os objetivos do meia. Além disso, o jogador buscava a titularidade no sub-20 do Bahia. Porém, o meia foi muito mais além, jogando pelo sub-23, estreando no time profissional e se tornando titular absoluto. Além disso, suas boas atuações geraram o interesse de grandes clubes europeus, como Arsenal, Borussia Dortmund e Atlético de Madrid.

Quando era da base, fiz algumas metas. Escrevi no papel as metas que tinha em 2017, que era ser titular na minha categoria e ir para a Seleção. Em 2018, fiz outras metas, que era ser titular no sub-20 e ganhar o Baiano sub-20 e o profissional. Graças a Deus, pude realizar todas elas. E agora é almejar coisas maiores. Vou escrever de novo no papel para conquistar outros objetivos.

Ramires terá ao seu lado na Seleção um jogador que ele já enfrentou algumas vezes: o zagueiro Lucas Ribeiro, do Vitória. O jogador tricolor elogiou o atleta do time rival e espera que esta nova parceria ajude o Brasil a conquistar o título:

Lucas é bom jogador, excelente zagueiro. Joguei contra ele na final do Campeonato Baiano Sub-20. Fora de campo, a amizade continua. Vamos jogar pela Seleção, e que possamos sair de lá campeões do Sul-Americano.

Por conta da convocação, Ramires não irá participar da pré-temporada do Bahia. O elenco tricolor se reapresenta no dia 3 de janeiro. A equipe estreia na próxima temporada no dia 16, enfrentando o CRB, na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste.

Confira o que Ramires declarou em entrevista coletiva

Férias
- Ficar por aqui mesmo com a família. Minha família é daqui a maior parte. Vou ter um tempo curto de férias, mas vai ser uma coisa muito boa na minha vida, que é representar o meu país.

Ausência no início da temporada
- Vai ter um grupo formado no início do campeonato, mas vou ficar tranquilo e com fé em deus vou voltar da seleção com título e conquistar o meu espaço.

Mensagem dos parças
- Passaram mensagem, o pessoal daqui do Bahia. Faz parte, a galera é muito gente boa.