Postado por - Newton Duarte

'Recessão e Copa' derrubam vendas do pay-per-view

Com recessão e Copa, venda de pacotes do Brasileiro decepciona Globo

Em reunião com o clubes, neste semana, a TV Globo mostrou para os clubes uma venda de pacotes de pay-per-view abaixo do esperado para 2014. As explicações dadas pela emissora são de que a Copa-2014, as eleições e a recessão do país afetaram a venda do campeonato. A receita do pay-per-view tem impacto no que ganham os clubes.

Ressalte-se que houve um crescimento na renda com os pacotes em relação a 2013, mas em um patamar menor do que o estimado pela emissora. As receitas com pay-per-view do Brasileiro estão em R$ 280 milhões e não deve haver grande aumento até o final do ano visto que poucas pessoas compram pacotes nesta fase do ano.

Juntamente com os resultados, a Globo apresentou a pesquisa Ibope que mostra a posição de cada clube entre os assinantes da venda, o que determina a fatia de cada um nesta parte do bolo. Pelo que o blog apurou, o Flamengo continua em primeiro lugar, como em 2013, e seguirá com um pedaço maior desses recursos.

Mas fato é que o bolo não cresceu como esperado pela concorrência do Mundial, e principalmente a desaceleração econômica na visão da emissora. Diante deste cenário, que deve se repetir no próximo ano, a Globo estimou que pode atingir R$ 300 milhões em faturamento com o pay-per-view em 2015, o que representaria um crescimento entre 6% e 7%, mais ou menos no patamar da inflação.

A emissora até pensou em alternativas para tentar alavancar as vendas. Uma opção seria um pacote especial voltado para a classe C, em que o torcedor poderia comprar apenas os jogos do seu time. Mas esse plano ainda está em estudo, e é embrionário.

O blog ligou para representantes da Globo para falar sobre a reunião, mas não obteve retorno.