Postado por - Newton Duarte

'Recuperação': Charles volta à 'sala de aula' em Curso na CBF

De férias do Bahia, Charles volta a fazer curso de capacitação de técnico da CBF

Treinador assumiu o tricolor na reta final do Brasileirão, mas não conseguiu levar o clube à primeira divisão

Na linguagem dos boleiros, técnico é sinônimo de professor. No caso de Charles Fabian, não necessariamente. O ex-treinador do Bahia aproveita seu período de férias para voltar a ser aluno e concluir o Programa de Qualificação de Treinadores da CBF.

Essa é a segunda vez que Charles participa do curso. Em dezembro de 2014, ele pagou o programa por conta própria e, como as aulas já haviam iniciado, fez apenas o segundo módulo - ao todo, são três. Agora, ele quer concluir.

Além de orientar quem tem pretensão de se tornar treinador, o curso aborda temáticas como gestão e montagem de elenco, por exemplo. Uma das deficiências apresentadas por Charles quando assumiu o Bahia foi o relacionamento com o elenco.

No rebaixamento do clube em 2014, o técnico fez um desabafo durante a entrevista coletiva e revelou que jogadores  que fingiam lesões para não atuar. As declarações não foram bem aceitas pelos atletas. Neste ano, após as derrotas cruciais na reta final da Série B, foi comum ouvir o técnico criticar os jogadores diante dos microfones.

Técnico tricolor durante parte da Série B, Charles recebeu férias após o fracasso na segundona - (Foto: Felipe Oliveira/ECBahia)

Charles é um eterno aprendiz e não tem vergonha disso. Neste ano, viajou para a Alemanha, onde acompanhou os trabalhos do Bayern de Munique e do Borussia Mönchengladbach e assistiu a jogos do Campeonato Alemão e da Liga dos Campeões da Europa.

A chance de aplicar os conhecimentos chegou no dia 7 de outubro, quando assumiu o comando do Bahia, na 31ª rodada da Série B. Com a missão de levar o clube à primeira divisão, venceu as duas primeiras partidas, contra Oeste e Criciúma, mas depois os resultados negativos apareceram. O tricolor perdeu para Botafogo e Santa Cruz, empatou com o rebaixado ABC e foi goleado por 3x0 pelo também rebaixado Boa.

Quando o acesso foi por água abaixo, Charles foi tirado do cargo antes das duas rodadas finais e ganhou férias. Durante sua passagem, voltou a ter problema de relacionamento com os jogadores. O lateral-esquerdo Ávine chegou a declarar que faltava pulso ao treinador.

Novo treinador

O futuro de Charles no Bahia ainda é incerto, assim como o novo técnico do clube. Levir Culpi e Roberto Carlos foram procurados.