Postado por - Heitor Montes

Jogo contra o Botafogo-PB marca reestreia de Guto Ferreira no comando do Bahia

Campeão da Copa do Nordeste com o Bahia em 2017, Guto Ferreira deixou o clube logo após a conquista para comandar o Internacional na disputa da Série B. Porém, ele acabou sendo demitido do clube gaúcho pouco antes da conquista do acesso e está de volta ao Bahia para 2018. Nesta quinta-feira (18), o treinador faz a sua reestreia no Tricolor disputando o torneio que ele conquistou no ano passado. O Esquadrão enfrenta o Botafogo-PB pelo Nordestão, às 21h15, na Arena Fonte Nova.

Guto Ferreira tem sido bastante perguntado sobre a questão da confiança da torcida nele. O treinador sempre diz prezar pelo trabalho duro para conquistar os resultados em campo e, a partir daí, reconquistar a confiança dos torcedores. Nesta quarta-feira (17), em entrevista coletiva antes do jogo contra o Botafogo-PB, Guto declarou que dificilmente tomaria a decisão que tomou na temporada passada, de deixar o clube com a temporada em andamento.

A única maneira de reverter é trabalhando. Se tiver uma temporada de qualidade, isso vai se passando, e a gente aprende também com as situações. Na vida da gente, o tempo todo tem que tomar decisões. Uso o jargão: você toma suas decisões, e as atitudes definem você, definem seu futuro. Você tem que ser muito consciente. Posso estar arrependido por algumas coisas, mas no todo, era uma oportunidade que eu podia estar hoje lamentando uma oportunidade perdida. E só quem está aqui sabe como a gente batalha. Hoje, por exemplo, eu prezaria mais e dificilmente tomaria uma decisão como tomei. Às vezes você aprende no amor, às vezes na dor

Para esta temporada, Guto Ferreira contará com uma base da temporada passada. Entre os conhecidos do treinador, o clube conta com jogadores importantes, como Tiago, Régis, Zé Rafael e Edigar Junio. Porém, o clube também teve perdas importantes, como o goleiro Jean, o lateral Juninho Capixaba e o volante Renê Júnior.

Para tentar compensar essas perdas, o Bahia já anunciou as contratações de: Douglas, Douglas Grolli, João Pedro, Nino, Mena, Léo, Nilton, Elton e Élber. Além deles, o Bahia está perto de anunciar os nomes de Gregore e Kayke. Nos primeiros treinos, o time titular de Guto foi: Anderson; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca, Léo; Edson, Nilton, Élber, Régis, Zé Rafael; Edigar Junio.

O treinador deverá implantar o seu já tradicional 4-2-3-1 na equipe, contando com Élber pela esquerda, Zé Rafael pela direita e Régis centralizado. O treinador montou um 4-1-4-1 para a equipe se posicionar no momento defensivo.

Na sua primeira passagem pelo Bahia, o treinador conseguiu criar um jogo de transição forte e muita movimentação e aproximação entre os meias. Outra característica do trabalho de treinador é a imposição dentro de casa e a consistência defensiva.