Postado por - Newton Duarte

Refinanciamento das Dívidas: Bahia esteve presente na assinatura da Medida Provisória

MP do Futebol

Bahia participa de evento em Brasília

dilmamodernizacaofutebol

O sub-presidente Pedro Henriques representou o Esquadrão de Aço na solenidade de assinatura da chamada MP do Futebol, nesta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília.

A Medida Provisória visa modernizar a gestão e a responsabilidade fiscal dos clubes e prevê uma série de requisitos para que as entidades consigam renegociar suas dívidas, estimadas em mais de R$ 3,5 bilhões.

“É o primeiro passo para transformar o futebol brasileiro, obrigando os clubes a implantar uma gestão profissional. Felizmente, o Bahia já vem trilhando esse caminho e, por isso, acredito que conseguiremos cumprir as contrapartidas exigidas”, diz Pedro.

A MP permite aos clubes refinanciar suas dívidas em até 240 meses (20 anos) desde que adotem práticas de boa governança como a publicação anual do balanço contábil e pagamento em dia dos salários e das contribuições previdenciárias e trabalhistas. Além disso, deverão gastar um máximo de 70% de sua receita bruta com o futebol profissional e INVESTIR permanentemente nas categorias de base e no futebol feminino.

O descumprimento das regras pode implicar até no rebaixamento de divisão da equipe.

Segundo a presidente Dilma Rousseff, o texto foi construído por meio do diálogo entre os mais diversos setores ligados ao tema. “Essas propostas vão ao encontro das demandas dos clubes, dos profissionais da cadeia produtiva do futebol, das entidades representativas do segmento e do Bom Senso Futebol Clube. Também tiveram a participação muito efetiva dos cronistas esportivos do país”, destacou.

Agora, a MP será submetida à aprovação do Congresso Nacional.

Nota Luis Peres @BahiaClub: A velha conhecida “Bancada da Bola” já se movimenta, aproveitando a fragilidade política da Presidente Dilma, para transformar a Medida Provisória num “Frankenstein” próximo da projeto que eles iriam votar como “LRFE”.

Obviamente que, objetivando não perder apoios neste momento político complicado, após aprovação da Medida Provisória completamente descaracterizada, não ocorram vetos posteriores.

Em nossa modestíssima opinião, essa MP foi como um drible maravilhoso, concluído com um recuo para o goleiro. Ou seja...