Bahia encara a equipe alemã pela Flórida Cup Challenge 2017. Recém-contratados, Gustavo, Zé Rafael, Edson, Armero e Matheus Reis podem estrear pelo time baiano
A temporada 2017 do Bahia começa oficialmente no dia 26 deste mês, na partida contra o Fortaleza, no Castelão, pela primeira rodada da Copa do Nordeste. Antes do regional, contudo, a torcida baiana terá a chance de observar os jogadores comandados por Guto Ferreira em ação. Nesta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília - 21h de Salvador), o Tricolor iniciará a participação na Flórida Cup Challenge, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos.
O primeiro adversário do ano será o Wolfsburg. Campeão alemão na temporada 2008/2009, o clube europeu decidiu mandar aos Estados Unidos uma equipe formada por atletas do grupo “B” e das categorias de base, enquanto o elenco principal realiza intertemporada na Espanha. Desta forma, o Bahia não terá pela frente atletas famosos como o volante brasileiro Luiz Gustavo ou o atacante alemão Mario Gómez. Na estreia da Flórida Cup, Os Lobos bateram o Tampa Bay Rowdies, dos Estados Unidos, pelo placar de 2 a 0.
- Queremos fazer uma despedida positiva para a Flórida e levar algo positivo conosco, mesmo que não haja uma vitória no final para nós, no último jogo. No final, queremos sair daqui com nossas cabeças erguidas, dizendo que demos tudo, implementado exatamente o que planejamos e que nós representamos honradamente o Wolfsburg – disse o técnico Rüdiger Ziehl.
Com pouco mais de uma semana de pré-temporada, o técnico Guto Ferreira adiantou que o planejamento é evitar o desgaste do grupo. Todos os jogadores que embarcaram para os Estados Unidos devem ter a oportunidade de jogar alguns minutos. Recém-contratados, Zé Rafael, Matheus Reis, Armero, Diego Rosa, Edson e Gustavo estreiam pelo Bahia no torneio.
Mesmo reforçada, a equipe base do Bahia deve contar principalmente com remanescentes da campanha da Série B de 2016. Jean, Tiago, Jackson, Tinga, Juninho, Renê Junior, Régis, Edigar Junio e Hernane são favoritos ao posto de titular nesta quinta-feira.
A Flórida Cup Challenge tem formato similar ao da Copa Davis de tênis. Cada time disputará duas partidas e lutará pelos pontos para o país de origem. O triunfo rende três pontos, o empate um ponto, e o triunfo nos pênaltis um ponto extra. O país com maior número de pontos vence.
A Alemanha, com duas partidas realizadas, lidera a tabela de classificação com cinco pontos conquistados, seguida da aliança entre Estados Unidos, com dois jogos e um ponto. O Brasil, ainda sem jogos disputados, ocupa o terceiro lugar. Além do Wolfsburg, o Bahia também enfrenta o Estudiantes. O jogo contra a equipe argentina está marcado para domingo, às 18h45.
Fonte: Globo Esporte