Postado por - Newton Duarte

Regulamento geral: CBF inclui artigo contra manipulação de jogos

Em regulamento geral, CBF inclui artigo contra manipulação de jogos

Entidade fez outras modificações, como a redução do intervalo entre partidas de 66 para 60 horas e a limitação de 60 jogos por temporada para os atletas profissionais

Regras contra manipulação de resultados, limitação de jogos pelos atletas, diminuição no intervalo das partidas e um artigo já prevendo uma possível aprovação de um Fair Play Financeiro. Essas são as principais mudanças do Regulamento Geral de Competições da CBF, que foi divulgado nesta sexta-feira e valerá para 2015, em relação ao que foi adotado em 2014.

Em relação à manipulação de resultados, o Artigo 50 do regulamento foi introduzido com o objetivo de evitar ou dificultar a manipulação de resultados das partidas com base em apostas nos jogos, listando uma série de condutas consideradas ilícitas, como apostar em si mesmo, dar ou receber presentes ou compartilhar informações.

Número de jogos limitado e intervalo menor entre partidas

Outra mudança no Regulamento Geral de Competições é em relação ao número de jogos permitido para cada jogador, que poderá atuar apenas 60 vezes por ano, em partidas que constam no calendário da CBF, de acordo com o Artigo 102. Se receber uma autorização médica, no entanto, o atleta poderá ultrapassar esse número.

O intervalo entre as partidas também sofreu alterações. Antes, era de 66 horas, com possibilidade de se reduzir para 44 horas, no caso de jogos entre clubes da mesma cidade, ou cujas cidades estejam a 150km de distância uma da outra. Este dispositivo não existe mais.

Confira a íntegra dos artigos que trazem as principais mudanças no regulamento geral:

Principais mudanças no Regulamento Geral da CBF (Foto: Reprodução)