Postado por - Newton Duarte

'Rei do programa de sócio-torcedor': Avancini conta segredo e projeta sucesso no Bahia

'Mentor' do sócio, Avancini conta segredo e projeta sucesso no Bahia

Após levar o Internacional à marca de 100 mil associados, novo dirigente do Tricolor baiano ressalta as dificuldades e enaltece o pacote de benefícios do Movimento por um Futebol Melhor

Jorge Avancini é o diretor de mercado do Bahia (foto: Divulgação)

Ele não é o “rei do programa de sócio-torcedor”. Prefere passar o “reinado” a todos os associados. Mas, Jorge Avancini é um dos profissionais mais respeitados no âmbito de adesões a um projeto aos associados. Após o sucesso à frente do Internacional, quando superou a marca de 100 mil afiliados, assumiu o cargo de diretor de mercado do Bahia nesta temporada com a missão de gerar receita e mobilizar a torcida.

Avancini, em 2002, ao lado de diretores, organizou o sócio-torcedor do Internacional. À época, um projeto ousado. Atualmente, o programa é espelho para o restante do Brasil. De acordo com o Movimento por um Futebol Melhor, idealizado pela Brahma, o Colorado possui 136.980 mil afiliados e é o líder do “Torcedômetro”. Em relação aos clubes mundiais, a agremiação gaúcha figura na sexta colocação.

- Primeiramente, o segredo foi ter apostado na força de torcida, na marca e na paixão. Depois, ter identificado aspectos do torcedor para aproximar cada vez mais a relação com ele. A concorrência do clube é com o próprio clube. Torcedor dificilmente muda de clube – afirma Avancini.

À frente do Bahia, Avancini enfrenta desafios culturais e climáticos, que são bem diferentes dos encontrados no sul do país, para aumentar a quantidade de sócios-torcedores do Bahia. Segundo o Torcedômetro, a agremiação possui 24.021 afiliados. E o crescimento do número de associados, em todos os clubes, anima o dirigente.

- Os clubes acordaram para o programa de sócio-torcedor. Alguns foram mais cedo, como o Internacional e o Grêmio, mas outros acordaram mais tarde. Para esse futebol que está sendo praticado, o chamado “futebol business”, os clubes não podem ficar reféns de publicidade e televisão. Alguns perceberam que a grande fonte de receita é o plano de sócio – declara.

Nesta temporada, o Movimento por um Futebol Melhor contabilizou quase 200 mil novos afiliados. O projeto, que oferece descontos em centenas de produtos e serviços de Ambev, Unilever, Pepsico, SKY/Premiere, TIM, BIC, Shell, Multiplus, Editora Abril, Opte+, Centauro.com e Easy Taxi é enaltecido por Avancini.

- Com a força da marca e a capacidade de mobilização, a Brahma coordenou e ordenou a implantação de benefícios ao sócio-torcedor. O grande mérito é ter ordenado e utilizado a sua força em prol do futebol. Em questão de contrapartidas, a mensalidade do sócio-torcedor pode sair de graça ou você até ganha mais. Com uma grande parceria, nós geramos volume, atraímos associados e temos renda.

Em uma compra comum, o associado da categoria “Sócio do Bahia” pode ter os R$ 40, equivalente ao valor da mensalidade, sendo revertido em desconto. Por exemplo, na aquisição de Brahma 350ml, 355ml, 473ml, 550ml, 600ml e 1l, com R$ 0,20 de desconto, em todos os dias.

Além de respirar o dia a dia do Bahia, Avancini também é um dos palestrantes mais cobiçados sobre o programa de sócio-torcedor. Motivado por desafios, agora quer alcançar bons número também no Tricolor de Salvador.

- A história do Bahia bonita, é a maior marca de clube do Nordeste e temos uma torcida apaixonada. Agora, precisamos mostrar para a torcida a importância de se engajar – conclui.