Postado por - Heitor Montes

Relembre as principais promessas do Bahia na Copa SP e veja se elas vingaram

Anderson Talisca, Feijão, Fábio Gama, Geovane Itinga... Competição sub-20 reúne jogadores que deram certo e outros que ficaram pelo meio do caminho no Bahia

Considerada uma das principais competições de categorias de base do país, a Copa São Paulo de Futebol Junior reúne boas recordações para o torcedor do Bahia em um passado recente. Em 2011, o Tricolor foi finalista. Dois anos depois, chegou às semifinais. Na temporada passada, com um elenco em idade sub-17, parou nas quartas de final. Neste ano, com a base que foi finalista da Copa do Brasil sub-20 de 2016, o time baiano pretende ir ainda mais longe.

Além de bons resultados, o torneio abre espaço para jovens promessas do clube mostrarem potencial. Nos últimos anos, alguns pratas da casa conseguiram atender às expectativas na equipe profissional. Outros não alcançaram o sucesso com a camisa tricolor. O GloboEsporte.com reuniu alguns jogadores que vingaram, os que ficaram no meio do caminho e as promessas para a Copa São Paulo 2017. Confira tudo na lista a seguir.

APROVEITARAM A OPORTUNIDADE

Ananias

Everson é considerado um zagueiro de grande potencial (Foto: Rafael Santana) Revelado pelo Bahia, Ananias passou por Sport, Palmeiras, Cruzeiro e Chape (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Em 2008, o Bahia foi eliminado na segunda fase da Copa São Paulo após empatar sem gols com a Ponte Preta e perder na disputa de pênaltis. O time não foi longe, mas o atacante Ananias conseguiu chamar a atenção e foi integrado ao elenco profissional para a disputa da Série B. Em 2010, ele foi peça importante na campanha do acesso para a elite do futebol brasileiro. Após deixar o Tricolor, passou por Portuguesa, Cruzeiro, Palmeiras e Sport. Nesta temporada, defendeu a Chapecoense. Ananias foi uma das 71 vítimas da queda do avião da Lamia que levava a delegação do Verdão do Oeste para a Colômbia, para a disputa da final da Copa Sul-Americana.

Anderson Talisca

Talisca atualmente defende o Besiktas, da Turquia (Foto: Divulgação)Talisca atualmente defende o Besiktas, da Turquia (Foto: Divulgação)

Talisca disputou a Copa São Paulo de 2012 na condição de reserva. A expectativa em torno do time era alta, uma vez que o Bahia havia sido finalista do torneio em 2011. No entanto, o Tricolor frustrou as expectativas. Foi eliminado pelo Fluminense na segunda fase, após uma derrota por 1 a 0. Em 2013, com 18 anos, ele ficou fora da competição para treinar com o elenco principal. A decisão rendeu frutos. No mesmo ano, ele estreou como profissional e na temporada seguinte se tornou a grande estrela da equipe. Foi vendido ao Benfica por quatro milhões de euros (R$ 12,04 milhões na cotação do dia). Atualmente defende o Besiktas, da Turquia.

Feijão

Feijão se destacou na Copa São Paulo de 2013 e foi promovido (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)Feijão se destacou na Copa São Paulo de 2013 e foi promovido (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Volante de elevado poder de marcação e muita dedicação em campo. Torcedor declarado do Bahia, autor de declarações engraçadas e às vezes até polêmicas durante entrevistas, Feijão se tornou um ícone do Tricolor baiano e vem de uma temporada na qual disputou 42 partidas com dois gols marcados, um deles de bicicleta, contra o CRB, na Série B. Em 2013, ele chamou a atenção ao marcar o gol que eliminou o Corinthians da Copa São Paulo. Ao fim da competição, Feijão foi promovido ao elenco profissional e atuou como titular em várias partidas sob o comando de Cristóvão Borges.

FRUSTRARAM EXPECTATIVAS

Fábio Gama

Fábio Gama deixou o Bahia sem emplacar como profissional (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)Fábio Gama deixou o Bahia sem emplacar como profissional (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)

Meia baixinho e de muita habilidade, Fábio Gama chamava a atenção nos torneios de base. Era uma grande esperança de categoria e bom futebol para o futuro tricolor. No entanto, o atleta não conseguiu engrenar. Um dos destaques da Copa São Paulo de 2011, edição que o Bahia foi finalista, ele deixou a equipe baiana em 2012 sem uma sequência como profissional e passou a rodar por vários clubes do país. Atualmente, defende o ABC.

Rafael Gladiador

Rafael Gladiador foi um dos destaques da Copinha de 2011 (Foto: Guilherme Gonçalves/Globoesporte.com)Rafael Gladiador foi um dos destaques da Copinha de 2011 (Foto: Guilherme Gonçalves/Globoesporte.com)

A geração da Copa São Paulo de 2011 também contou com o atacante Rafael Gladiador. Autor de seis gols no torneio, ele era visto como um atleta de potencial para o elenco profissional. Foi promovido no mesmo ano, quando disputou nove jogos como profissional e marcou dois gols. Em 2012, contra o Atlético-GO, marcou o gol que garantiu o Bahia na Série A. No entanto, não empolgou e deixou o clube na temporada seguinte, emprestado ao DC United, dos Estados Unidos. Também defendeu o Atlético-GO, Zacatepec, do México, e Xinjiang Tianshan Leopard, da China.

Ítalo Melo

Ítalo Melo era apontado como uma das grandes promessas da base do Bahia (Foto: Thiago Pereira)Ítalo Melo era apontado como uma das grandes promessas da base do Bahia (Foto: Thiago Pereira)

Ítalo Melo era considerado uma das grandes promessas das categorias de base do Bahia. Habilidoso e rápido, atuou como titular na Copa São Paulo de 2012. Na temporada seguinte, foi promovido e iniciou o Campeonato Brasileiro como titular. Entretanto, nunca conseguiu desempenhar na equipe principal o mesmo que havia demonstrado nos torneios juniores. Acabou deixando o Tricolor e seguiu para o Joinville. No ano passado, defendeu o América-RN.

PROMESSAS PARA O FUTURO

Geovane Itinga

Geovane Itinga foi o artilheiro da última edição da Copa São Paulo (Foto: Divulgação/EC Bahia)Geovane Itinga foi o artilheiro da última edição da Copa São Paulo (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Artilheiro da última edição da Copa São Paulo com oito gols marcados, Geovane Itinga está de volta ao torneio para defender o posto de goleador. Mais experiente, o atacante de 18 anos é uma das grandes esperanças da torcida tricolor para o futuro. Com a promoção de Matheus Peixoto e Kaynan, ele deve ganhar mais oportunidades na equipe sub-20 ao longo da temporada.

Everson

Everson é considerado um zagueiro de grande potencial (Foto: Rafael Santana)Everson é considerado um zagueiro de grande potencial (Foto: Rafael Santana)

Zagueiro bom na bola aérea, rápido, eficaz nos desarmes e com convocação para a Seleção Brasileira Sub-20. Titular na campanha que resultou no vice-campeonato da Copa do Brasil da categoria, Everson é considerado uma joia pelos responsáveis pelas categorias de base do Bahia. O jovem atleta deve ser a referência defensiva do Tricolor na Copa São Paulo

Fonte: Globo Esporte